PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade Vetorial

2 participantes

Ir para baixo

Velocidade Vetorial Empty Velocidade Vetorial

Mensagem por magnusmanrik Sáb 02 Nov 2019, 15:36

Olá, pessoal. Embora eu esteja estudando esse conteúdo, e venho acertando um número considerável de questões; eu, mesmo assim, não fui capaz de entender essa resolução do "theblackmamba". Alguém poderia me ajudar, com outra resolução ou alguma dica?
P.S.: Vi um resolução em outro site, eu entendi a matemática da coisa. Um pouquinho de trigonometria. Mas o que está me encucando e a lógica da questão, que não estou conseguindo compreender.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão:

Pardal é a denominação popular do dispositivo óptico-eletrônico utilizada para fotografar veículos que superam um determinado limite estabelecido de velocidade V.

Em um trecho retilíneo de uma estrada, um pardal é colocado formando um ângulo \Theta com a direção da velocidade do carro, como indica a figura abaixo.

Suponha que o pardal tenha sido calibrado para registrar velocidade superiores a V, quando o ângulo \Theta  = 0º (zero grau).

A velocidade v do veículo, que acarretará o registro da infração pelo pardal, com relação à velocidade padrão V, será de:

a) V sen \Theta

b) V cos \Theta

c) V / sen \Theta

d) V / cos \Theta

Gabarito letra "d".

Imagem da questão:
Velocidade Vetorial Cinematicavetorial
Velocidade Vetorial Screen-Shot-20191102153921


Última edição por magnusmanrik em Sáb 02 Nov 2019, 16:54, editado 3 vez(es)
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade Vetorial Empty Re: Velocidade Vetorial

Mensagem por thicolennon Sáb 02 Nov 2019, 16:13

O texto nos diz que o pardal detecta velocidades na direção que forma o ângulo Velocidade Vetorial Gif. Ou seja, temos que projetar Velocidade Vetorial Gifnesta direção (imagem). Logo, se esta projeção ultrapassar o limite Velocidade Vetorial Gif:

 Velocidade Vetorial Gif



Velocidade Vetorial Cinema11

thicolennon
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/08/2015
Idade : 23
Localização : Aracaju, Sergipe, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade Vetorial Empty Re: Velocidade Vetorial

Mensagem por magnusmanrik Sáb 02 Nov 2019, 16:47

Esse ângulo nunca será 0, ou vai ser? Pois lá no enunciado ele diz que:
Suponha que o pardal tenha sido calibrado para registrar velocidade superiores a V, quando o ângulo Velocidade Vetorial Png = 0º (zero grau).
Não consigo entender como o Velocidade Vetorial Png será 0º. Esse pardal, ele se mexe? Pois só assim ele conseguiria fazer com que o Velocidade Vetorial Png fosse 0º, mas assim ele estaria paralelo a pista e não olharia para o carro. Para mim isso não faz sentido.
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade Vetorial Empty Re: Velocidade Vetorial

Mensagem por thicolennon Sáb 02 Nov 2019, 17:06

O que o enunciado quis dizer com θ = 0 foi simplesmente que o pardal mede velocidades na direção em que ele está "olhando". Se ele estivesse olhando para frente, ele mediria a velocidade "real" do carro. Mas ele olha em outra direção, ou seja, o pardal na verdade mede Velocidade Vetorial Gif. Se essa velocidade ultrapassar o limite, significa que o carro tem Velocidade Vetorial Cos%20%5C%2C%20%5Ctheta  para frente. Portanto a velocidade máxima na prática é  Velocidade Vetorial Cos%20%5C%2C%20%5Ctheta.

thicolennon
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/08/2015
Idade : 23
Localização : Aracaju, Sergipe, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade Vetorial Empty Re: Velocidade Vetorial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos