PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Princípio de Le Chatelier

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Princípio de Le Chatelier

Mensagem por Carol Peletier Qua 28 Nov 2018, 10:19

Fiquei em dúvida de quando usar a palavra "rendimento".

Geralmente nas questões que envolvem o princípio de Le Chatelier, pede-se para dizer o que ocorre com o aumento ou diminuição da temperatura, pressão ou concentração. Diante disso, responde-se algo como "a reação é deslocada no sentido direto dado ao aumento da concentração do reagente X" e isso é suficiente de acordo com alguns padrões de resposta. No entanto, fiz uma prova da UNESP que coloca a palavra rendimento na resposta:

"O princípio de Le Chatelier prediz que, quando uma reação em equilíbrio é comprimida ocorrerá um deslocamento no sentido da contração do volume gasoso (diminui a quantidade em mols dos gases) para minimizar o aumento da pressão no sistema.
CO (g) + 2 H2 (g) ←→ CH3OH (g)
O aumento da pressão desloca no sentido do CH3OH aumentando o rendimento da reação. "

"Aumentando a temperatura (superior a 300°C) o equilíbrio se desloca no sentido endotérmico (CO e H2) diminuindo o rendimento da reação embora a velocidade do processo aumente devido ao aumento da temperatura."

Ou seja, deslocar o equilíbrio no sentido direto/de formação de produtos é a mesma coisa que falar que aumentou o rendimento? Não tem diferença?


"embora a velocidade do processo aumente devido ao aumento da temperatura."

E o único fator que altera a cinética da reação, além do rendimento, é a temperatura? (sem contar com o catalisador que também altera a cinética, mas não altera o rendimento)


Última edição por Carol Peletier em Qua 28 Nov 2018, 12:20, editado 1 vez(es)
Carol Peletier
Carol Peletier
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 26
Localização : RJ - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Princípio de Le Chatelier

Mensagem por Victor011 Qua 28 Nov 2018, 11:25

Quanto à sua primeira pergunta: Rendimento é, por definição, a razão entre a quantidade de produto obtido e a quantidade que teoricamente seria obtido, caso a reação acontecesse por completo (sem entrar em equilíbrio). Sendo assim, aumentar o rendimento é o mesmo que aumentar a quantidade de produto formado.

Quanto à sua segunda pergunta: Existem alguns fatores que afetam a velocidade da reação. Os principais deles são:

1- Temperatura: aumenta a agitação das moléculas e, consequentemente, o número de choques efetivos (o que aumenta a velocidade da reação).

2-Energia de ativação: É a energia mínima necessária para que ocorra a reação. Quanto menor a energia de ativação, maior a velocidade (o catalisador diminui a energia de ativação, e por isso aumenta a velocidade da reação).

3-Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contanto, maiores são as possibilidades de choques efetivos (o que por sua vez aumenta a velocidade da reação).

4-Pressão (para sistemas em fase gasosa): Quanto maior a pressão, maior a quantidade de choques efetivos entre as moléculas, o que aumenta a velocidade da reação.

5-Concentração: quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação.

6-Estado físico: As reações, devido à superfície de contato, ocorrem mais rapidamente quando em estado gasoso, seguido do estado líquido e mais lentamente no estado sólido.
Victor011
Victor011
Fera
Fera

Mensagens : 663
Data de inscrição : 21/10/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos