PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leia os seguintes excertos, considerando-os no contexto

2 participantes

Ir para baixo

Leia os seguintes excertos, considerando-os no contexto Empty Leia os seguintes excertos, considerando-os no contexto

Mensagem por cassiobezelga Seg 08 Out 2018, 21:18

Leia os seguintes excertos, considerando-os no contexto da referida obra para responder às questões 55 e 56.
Mas Clément Tamba sofria da cobiça do ouro, sabendo que algum dia se jogaria na aventura da riqueza [...]
Agora, Clément Tamba vegetava ali, na solidão das lembranças. [...] Só restavam as lembranças amargas e o fantasma de Cleto Bonfim, que vinha levantar na memória esburacada sua outra vida, a mais forte de todas, a que vivera nos garimpos do rio Calçoene.
“Cheguei. Estou aqui, olhe-me, Clément.”
— Bonfim, fiquei com receio de você naquele dia. Você não me inspirou confiança. [...]
“Clément, você me ensinou créole, me convidou a visitar Caiena. [...] Você não entendia nada de ouro. Eu lhe expliquei, e você, muito esperto, aprendeu tudo. Foi lá que você enricou.”
— Senti muito a morte de Firmino – disse Clément.
“Eu também. Mas eu sempre respeitei a vontade do ouro. Nunca pensei que ela pudesse ser contrariada. O ouro para mim sempre foi um rei encantado, com todos os poderes e vinganças. Ele é mau. Ele se vingou do Firmino. Ouro tem poder de Deus. Ele faz a alegria, mas também faz a desgraça. Só ele sabe por que se revelou ao Firmino e depois o matou.
[...]
— O garimpo morreu de banzo — declarou Crescêncio.
— Acabaram todos os ouros. Agora, ficar aqui é a fome, a febre, a loucura do calor dos meses de verão e o nada nenhum — acrescentou uma sombra.
[...]
Fonte: SARNEY, José. Saraminda. São Paulo: Siciliano, 2000

Questão 56
A valorização da mensagem em si mesma, elaborada pela expressividade das palavras, constitui a função poética presente no fragmento:
a) ‘ — Senti muito a morte de Firmino — disse Clément.’
b) ‘O garimpo morreu de banzo — declarou Crescêncio’.
c) ‘Cheguei. Estou aqui, olhe-me, Clément.’
d) ‘Você não me inspirou confiança...’
e) ‘Você não entendia nada de ouro.’

O gabarito deu letra B

Eu teria respondido letra C por causa das repetições e as diferentes formas de chamar. Não entendi por que a B está certa
cassiobezelga
cassiobezelga
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 33
Localização : floriano piaui brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Leia os seguintes excertos, considerando-os no contexto Empty Re: Leia os seguintes excertos, considerando-os no contexto

Mensagem por dd0123 Qua 10 Out 2018, 21:19

A função poética, como o próprio nome já diz, está presente nos recursos poéticos utilizados, por exemplo rimas, ritmo, sonoridade e figuras de linguagem.

A letra B diz: "o garimpo morreu de banzo..." - essa frase não é literal, é conotativa (como um garimpo morreria?), possui a figura de linguagem personificação. Logo, representa muito bem a valorização da mensagem, ou seja, da função poética da linguagem.

Qualquer dúvida, pode perguntar.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos