PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão de estudo através de livro texto

2 participantes

Ir para baixo

Sugestão de estudo através de livro texto Empty Sugestão de estudo através de livro texto

Mensagem por kevinborges300 Seg 02 Jul 2018, 22:58

Olá, eu gostaria que alguém me desse dicas de como estudar com mais eficiência usando livros, pois quando eu estudo por livros eu acredito que perco muito tempo na leitura, eu gosto de ler e escrever tópicos que considero importante, mas acabo gastando muito tempo nisso, questão de horas, se alguém me desse dicas de como usar livros com maior eficiência, eu ficaria grato. Very Happy

kevinborges300
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/04/2017
Idade : 26
Localização : Macapá, Amapá, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de estudo através de livro texto Empty Re: Sugestão de estudo através de livro texto

Mensagem por Lemann Ter 03 Jul 2018, 15:16

Do que eu entendi, e me corrige se estiver errado, mas você escreve demais sobre detalhes e exemplos do que leu? Antes de entrar nisso, você usa cores differentes(além de azul e preto), ou escreve devagar(bonitinho)? Caso seja assim, tem realmente repensar, não pode gastar mais tempo escrevendo do que aprendendo. Foca em entender oque você leu, pois é muito comum as pessoas leem e escreverem, focarem mais na redação, em fazer resumos, e acabam não refletindo sobre o assunto.

 Agora, sobre perder tempo nisso... Olha, depende do caso, tem casos saudades, tem outros não. Tem menor problema reflitindo sobre um assunto complicado, até realmente entender. Por exemplo, entender a historia de como aprenderam sobre as particulas subatomicas ajuda demais fixar na cabeça até o final do ano sobre o assunto. Ou ficar uma hora em uma questão bem difficil. Mas ficar 3 horas analisando a historia da formaçao da lua, é terrivel. Dê exemplos das coisas que te seguraram. 

 Pessoalmente algo que motiva muito é o objectivo pro dia e um relogio de facil acesso. Por exemplo, hoje tinha o objectivo de fazer 18 paginas durante o dia, e divido meu estudo em 3 partes, ou seja, focava em terminar uma parte. Claro, sem forçar demais, pois quero aprender o livro, não somente termina-lo, mas eu tenho uma ideia de quanto tempo fico prezo em uma pagina.

 Mas especifica mais oque está te segurando, pois estou meio confuso em oque te atrapalha. Já conheci gente que, muito desfocado, começou a acordar cedo e comer café pesado em proteina e gordura(tipo ovo e bacon) e totalmente resolveu o problema, então talvez nos detalhes agente acha o que te pega.

Lemann
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 09/01/2018
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de estudo através de livro texto Empty Re: Sugestão de estudo através de livro texto

Mensagem por kevinborges300 Ter 03 Jul 2018, 18:26

Olá, Lemann, obrigado pela resposta, acredito que vai ajudar. O meu problema realmente é tentar escrever o melhor possível e eu acabo realmente perdendo o foco no assunto, e também a alimentação que você mencionou pode ser um problema, eu me alimento mal, e acabo sem energia para manter o foco. Eu sinto que quando assisto vídeos aulas aprendo melhor de que por livros, mas acho que preciso me adaptar a os livros por que os assuntos são mais detalhados, por isso fiz a pergunta.

kevinborges300
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/04/2017
Idade : 26
Localização : Macapá, Amapá, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de estudo através de livro texto Empty Re: Sugestão de estudo através de livro texto

Mensagem por Lemann Ter 03 Jul 2018, 19:14

kevinborges300 escreveu:Olá, Lemann, obrigado pela resposta, acredito que vai ajudar. O meu problema realmente é tentar escrever o melhor possível e eu acabo realmente perdendo o foco no assunto, e também a alimentação que você mencionou pode ser um problema, eu me alimento mal, e acabo sem energia para manter o foco. Eu sinto que quando assisto vídeos aulas aprendo melhor de que por livros, mas acho que preciso me adaptar a os livros por que os assuntos são mais detalhados, por isso fiz a pergunta.
Um otimo meio termo entre isso poderia, se fazer video aula não atrapalha, e consegue ver nela um rendimento maior, ser uma boa idea para seu caso fazer a video aula e ae resolver exercicios do livro. Se errar qualquer coisa, ae terá de procurar no livro sobre o assunto. Mas como disse, talvez não terá o aprofundamento teorico que precisará(ou sim, quem sabe, qualquer coisa que não aprender, estará no exercicios e ae saberá quando deve olhar na teoria do livro). Eu pessoalmente acho que deveria tender ao livro, é muito mais seguro, e a qualidade é garantida para todos assuntos(com um bom livro claro).

E sobre alimentação, olha, o mais importante é de manhã. Nada de carboidrato, então frutas, cereais, e até pão, só podem ser secundario. Foca em coisas substanciais. Porque, os acucares são rapidamente absorvida, aumentam sua concentração no sangue rapidamente e cai rapidamente, e assim entrará num estado muito improdutivo(tem pessoas que não sao tao afetados), que só é resetado após dormir. Outra coisa, acordar sempre no mesmo horario é bem importante para produtividade e memoria. Isso porque o nosso corpo adora rotina, dentro de uma, pode liberar mais recursos para o estudo.

Agora, sobre tecnicas de leitura(e aprendizagem em geral), para se aprofundar no livro, com certeza acho que seria uma boa idea esta aqui:

 Primeiro, leia o texto com o foco só de entender, sem escrever, no máximo marque o texto pequenos detalhes(mais não exagere, é pra ser rapido). Após sua leitura, chegue que sabe tudo que leu fazendo, sem ler, a relembrança de tudo que leu, parte por parte(para acelerar ainda mais, pode esboçar no papel as ideas expostas de modo bem rabiscado mesmo). Vê qualquer duvida, e ae escreve. Realmente, parece que é mais longo, mas tenta fazer isso quando for estudar. Coisas que demorava muito tempo para sair, sai em menos que metade do tempo. Porque você está forçando a si mesmo a atividade cerebral, não deixando entrar no modo de "ler" e ae "escrever"(que é robotico).

 É um pouco cansativo se não tiver um certo descanço a cada hora ou duas, mas é prova que está funcionando, seu cerebro está reagindo, e vai acelerar muito o estudo(mesmo que talvez pareca mais trabalho). E outra coisa, você vai lembrar pro resto do ano(ou até uns 2 anos por experiencia propria).

Lemann
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 09/01/2018
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de estudo através de livro texto Empty Re: Sugestão de estudo através de livro texto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos