PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixa idade média

4 participantes

Ir para baixo

Baixa idade média Empty Baixa idade média

Mensagem por VesTeles Seg 18 Jun 2018, 18:44

Por estar acontecendo vários renascimentos nesse período (urbano, comercial e cultural), o que me deixou com um pouco de neblina em minha mente foi o renascimento cultural, quais os fatores que influenciaram esse renascimento? por que foi na Itália? é correto afirmar que a Itália possuía o monopólio do comércio daquela época?

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixa idade média Empty Re: Baixa idade média

Mensagem por Dedoque2 Ter 19 Jun 2018, 10:55

Fatores que influenciaram o renascimento na Itália:
● Atividades comerciais(principalmente nos portos de Veneza e Gênova);
● Intelectuais estudavam obras clássicas;
● Vestígios da antiguidade clássica;
● Liberdade de expressão;
● Entreposto entre o Ocidente e o Oriente.
Quanto ao monopólio,eu não posso lhe afirmar ser na Itália.
Dedoque2
Dedoque2
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 23
Localização : Fortaleza-Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixa idade média Empty Re: Baixa idade média

Mensagem por magcamile Ter 19 Jun 2018, 12:26

Você meio que quase se respondeu hahaha
Os renascimentos são como efeitos cascatas, eles estão interligados e se influenciam.
Primeiro você tem um Renascimento Comercial - Urbano  => o comércio renasce e a vida agora se dirige às aglomerações urbanas, ou seja galera indo pra cidade

Aquela galera que antes tava no feudo agora entra em contato com modos diferentes de vida :::: daí, quando essa galera vai pra cidade começam a surgir novas formas de pensar

Então o que influencia o Renascimento cultural primeiramente são os próprios renascimentos comercial-urbano! A gente fala que a menina "Itália" é o berço por conta que as cidades italianas viviam do comércio e tinham contato frequente com bizâncio. E lá em bizâncio rolava umas brigas por conta de religião e tal, o que faz com que uns sábios de lá se mudem pra Itália, esses sábios vão ter um papel giga importante nesse Renascimento Cultural. Esses sábios trazem consigo elementos da cultura clássica preservados lá em Bizâncio.

*Nesse mesmo contexto a burguesia vai estimular os artistas e intelectuais através do mecenato.*

Ps. começa ali na menina "Itália" e depois de expande. 
(Obs que é um movimento urbano, intelectual e elitista)

As cidades italianas (Gênova e Veneza) tinham monopólio sim (monopolizavam especiarias vindas do oriente) // esse monopólio será rompido ao longo da Revolução Comercial e início do mercantilismo ::: vai transferir o eixo comercial do mediterrâneo pro Atlântico
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixa idade média Empty Re: Baixa idade média

Mensagem por VesTeles Ter 19 Jun 2018, 12:36

Obrigado Dedoque2 e magcamile (seu jeito de responder é muito legal haha!)!!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixa idade média Empty Re: Baixa idade média

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 20 Jun 2018, 00:26

VesTeles escreveu:Por estar acontecendo vários renascimentos nesse período (urbano, comercial e cultural), o que me deixou com um pouco de neblina em minha mente foi o renascimento cultural, quais os fatores que influenciaram esse renascimento? por que foi na Itália? é correto afirmar que a Itália possuía o monopólio do comércio daquela época?
O Renascimento foi um grande movimento de reafirmação e retomada,recomeço de valores da Antiguidade Clássica,diante de uma sombria e obscura Idade Média. Obscura pelas Invasões bárbaras. E também pela tomada da Terra Santa pelos muçulmanos. Antiguidade Clássica esta,dominada por Grécia e Roma.Roma conseguiu mais sucesso pelo acúmulo de capital,e pelo comércio. Mar Mediterrâneo estava reaberto. O comércio via navegação era bem forte. Seja via Oceano Atlântico ou Mar Vermelho. Artes,filosofia, ciência...tudo se situava na Itália. É correto afirmar sim. Além de ser o centro da Igreja

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixa idade média Empty Re: Baixa idade média

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos