Comércio da Europa Ocidental na Baixa Idade Média

Ir em baixo

Comércio da Europa Ocidental na Baixa Idade Média Empty Comércio da Europa Ocidental na Baixa Idade Média

Mensagem por phkoon em Ter 10 Set 2019, 23:34

PUC-RS 2014


Considere as afirmativas abaixo sobre o renascimento comercial, ocorrido na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média.


I. A explosão demográfica que se verifica na Europa a partir do século X, devido à queda na mortalidade e à elevação da natalidade, foi um dos fatores que favoreceram o aumento das atividades mercantis no período.
II. O movimento religioso das Cruzadas, a partir do século XI, contribuiu para a consolidação do renascimento comercial europeu, afastando do Mar Mediterrâneo os árabes e as cidades autônomas do norte da Itália.
III. As feiras ocorriam na confluência das principais rotas de comércio na Europa, e nelas os senhores feudais, em troca de proteção militar e judicial, costumavam cobrar a capitação - imposto por cabeça - de todos os participantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.


Gabarito: C

Gostaria de uma elucidação acerca de I e da II e o porquê de a III estar errada. 
Obrigado
phkoon
phkoon
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Comércio da Europa Ocidental na Baixa Idade Média Empty Re: Comércio da Europa Ocidental na Baixa Idade Média

Mensagem por Dr.Astro em Qua 11 Set 2019, 06:58

I - Quando qualquer questão falar sobre renascimento urbano e comercial, temos que ter em mente o contexto da Baixa Idade Média, um período o qual as invasões bárbaras diminuíram. Dessa forma, a tecnologia, que antes era usada em contextos militares, agora está se concentrando cada vez mais no campo. Nesse sentido, com mais técnica no campo, há mais produção. Com mais produção agrícola, nascem mais pessoas. Com mais pessoas, o feudo vai ficando mais cheio e vem a necessidade de mais trocas comerciais para sustento da população. E, ainda mais, o aumento de uma população coage várias pessoas a ter que encontrar outras formas de sustento, pois o feudo estava ficando cheio. Por isso, várias pessoas foram para o comércio.
II - As cruzadas é o marco da consolidação do urbanismo. Pois a guerra santa tem em vista a conquista de vários postos da Europa até o Oriente Médio. Estes postos começam a ter vários movimentos populacionais e criação de cidades, pois havia a necessidade de sustentar os cruzados. E, também, várias rotas comerciais, antes dominadas por outros povos, foram conquistadas.
III - Não tinha essa tributação porque os maiores pontos de comércio se localizavam nos "carrefours", locais esses de encontro de vários feudos, ou seja, não tinha domínio de senhores feudais para tributar os comerciantes. E, por causa disso, os burgueses não tinham proteção militar do feudo. Mas no caso era melhor, para os burgueses, enfrentar o perigo em troca de lucro.
Dr.Astro
Dr.Astro
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 12/06/2019
Idade : 18
Localização : Brasília-DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum