PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com termos

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida com termos Empty Dúvida com termos

Mensagem por gus.araujo Sex 04 maio 2018, 15:27

Estou estudando geometria espacial e me apareceram duas questões com algo em comum e que acabou por me deixar confuso: 

1. Quantos são os planos determinados por três retas distintas, duas a duas paralelas entre si?
2. Quantos são os planos determinados por quatro pontos, dois a dois, distintos entre si? 

Eu não entendi o que o termo em questão quis expressar no contexto das questões. Peço ajuda diante tal dificuldade. Obrigado.

gus.araujo
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/03/2017
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com termos Empty Re: Dúvida com termos

Mensagem por Elcioschin Sex 04 maio 2018, 19:41

Imagine o seu quarto e pense em duas paredes opostas

Seja AB a reta junção do chão com uma das paredes e CD a reta junção do teto com a mesma parede (A parede completa é ABCD)

Seja agora a parede oposta, sendo EF a reta junção desta parede com o chão.

Concorda que AB e CD são paralelas? Concorda que AB e EF são paralelas? Concorda que CD e EF são paralelas?

São 3 os planos determinados por estas 3 retas: ABCD (a 1ª parede), ABEF (o chão) e CDEF (um plano inclinado imaginário contendo a reta CD da 1ª parede com o teto e a reta EF da 2ª parede com o chão)

2) Desenhe um triângulo ABC e acima dele um ponto V. Traçando AV, BV e CV temos uma pirâmide de base triângular. Esta pirâmide tem 4 faces ABC, ABC, BCV, CAV, logo são 4 planos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71778
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com termos Empty Re: Dúvida com termos

Mensagem por gus.araujo Sáb 05 maio 2018, 13:28

Explicação sensacional, melhorou muito minha relação com a geometria espacial. Muito obrigado.

gus.araujo
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/03/2017
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com termos Empty Re: Dúvida com termos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos