PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bioenergética II

2 participantes

Ir para baixo

Bioenergética II Empty Bioenergética II

Mensagem por GranTorino Sex 27 Abr 2018, 12:44

Por que a clorofila em cloroplastos íntegros praticamente não emite fluorescência quando é iluminada?

Minha tentativa de respondê-la: Pois o fornecimento de luz é praticamente constante, de modo a excitar o elétron de tal maneira que seja impossível o seu retorno ao nível fundamental. Isto é, ocorre um processo semelhante ao efeito fotoelétrico dada a incidência luminosa direta sobre o cloroplasto.

Resposta oficial: Não há fluorescência porque os elétrons excitados são transferidos para a cadeia de transportadores de elétrons, não retornando diretamente para a clorofila.

Eu erraria completamente essa questão? Se não, qual seria a nota a ela dada?


Grato!!!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bioenergética II Empty Re: Bioenergética II

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 28 Abr 2018, 12:33

Não tem como falar qual seria sua nota, essa questão era do antigo vestibular da UFRJ, e não sabemos os critérios de avaliação. No entanto, eu acho que você erraria completamente a questão, sim. Pra acertá-la, muito provavelmente você tinha de falar o motivo de o elétron não retornar ao nível fundamental, que é a ida deles para a cadeia transportadoras de elétrons, o que não seria possível em moléculas de clorofila isoladas. Por esse motivo, moléculas de clorofila isoladas emitem luz. 

Acho que não tem muita relação esse "fornecimento de luz constante" e "efeito fotoelétrico" que você escreveu também. Pra ganhar pelo menos alguns pontos na questão, mesmo sem falar de cadeia transportadora de elétrons, você poderia escrever que, na molécula de clorofila isolada, os elétrons voltam para ela, quando excitados e, por isso, ela emite luz; mas com a clorofila em cloroplastos íntegros, os elétrons não voltam para a molécula de clorofila, mas, sim, vão para outras partes do cloroplasto. Você escreveu isso ao falar que eles não retornam ao seu nível fundamental, mas não de maneira clara, ao meu ver, e, talvez, acrescentou algumas informações erradas.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Bioenergética II Empty Re: Bioenergética II

Mensagem por GranTorino Sáb 28 Abr 2018, 13:05

Hayzel Sh escreveu:Não tem como falar qual seria sua nota, essa questão era do antigo vestibular da UFRJ, e não sabemos os critérios de avaliação. No entanto, eu acho que você erraria completamente a questão, sim. Pra acertá-la, muito provavelmente você tinha de falar o motivo de o elétron não retornar ao nível fundamental, que é a ida deles para a cadeia transportadoras de elétrons, o que não seria possível em moléculas de clorofila isoladas. Por esse motivo, moléculas de clorofila isoladas emitem luz. 

Acho que não tem muita relação esse "fornecimento de luz constante" e "efeito fotoelétrico" que você escreveu também. Pra ganhar pelo menos alguns pontos na questão, mesmo sem falar de cadeia transportadora de elétrons, você poderia escrever que, na molécula de clorofila isolada, os elétrons voltam para ela, quando excitados e, por isso, ela emite luz; mas com a clorofila em cloroplastos íntegros, os elétrons não voltam para a molécula de clorofila, mas, sim, vão para outras partes do cloroplasto. Você escreveu isso ao falar que eles não retornam ao seu nível fundamental, mas não de maneira clara, ao meu ver, e, talvez, acrescentou algumas informações erradas.
Muito obrigado!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bioenergética II Empty Re: Bioenergética II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos