PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEG - Verbos

2 participantes

Ir para baixo

UEG - Verbos Empty UEG - Verbos

Mensagem por Liss Collins Seg 23 Abr 2018, 22:45

Na tirinha, a locutora utiliza o imperativo verbal para desafiar seu interlocutor a lhe apresentar uma prova de amor. Essas formas imperativas apresentam um caso de variação na pessoa do verbo, tendo a seguinte configuração: 
UEG - Verbos Port10

a) “mate” e “peça” são formas de 2ª pessoa que derivam do presente modo indicativo e se correlacionam ao pronome de 2ª pessoa “tu”. 
b) “prova” e “coloca” são formas de 3ª pessoa que derivam do presente do modo subjuntivo e se correlacionam ao pronome de 3ª pessoa “você”. 
c) “prova” e “coloca” são formas de 2ª pessoa correlacionadas ao pronome “tu”; “mate” e “peça” são formas de 3ª pessoa correlacionadas ao pronome “você”. 
d) “mate” e “peça” são formas de 2ª pessoa correlacionadas ao pronome “tu”; “prova” e “coloca” são formas de 3ª pessoa correlacionadas ao pronome “você”. 
Spoiler:

Alguém, por gentileza, poderia me explicar e me ajudar nessa questão?
Desde já agradeço!
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

UEG - Verbos Empty Re: UEG - Verbos

Mensagem por Lucas Pedrosa. Seg 23 Abr 2018, 23:08

O imperativo afirmativo de "Tu" e "Vós" vem do presente do indicativo menos o "s"

Eu provo, tu provas --> Imperativo afirmativo: Prova!
Eu coloco, tu colocas --> Imperativo afirmativo: Coloca!


Todas as outras formas tanto do imperativo afirmarivo, quanto do imperativo negativo vêm do presente do subjuntivo.


Que eu peça, que tu peças, que você peça --> imperativo afirmativo: Peça!
Qeu eu mate, que tu mates, que você mate --> imperativo afirmativo: Mate!
Lucas Pedrosa.
Lucas Pedrosa.
Matador
Matador

Mensagens : 331
Data de inscrição : 25/01/2017
Idade : 27
Localização : NATAL - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos