PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre orientação do vetor magnético

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre orientação do vetor magnético Empty Dúvida sobre orientação do vetor magnético

Mensagem por Lara000 Qui 25 Jan 2018, 12:57

Dúvida sobre orientação do vetor magnético 20180111
A imagem 1 é uma cópia de um exercício resolvido de um livro de física. No qual, em síntese, dizia que o condutor está em equilíbrio e pedia o sentido da corrente i. Minha dúvida é sobre a direção do vetor campo magnético, como ilustrado na imagem 2 (que eu desenhei). Pela regra da mão direita, não deveria haver norte (saindo) e sul (entrando) ?

Lara000
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/12/2016
Idade : 28
Localização : itabuna

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre orientação do vetor magnético Empty Re: Dúvida sobre orientação do vetor magnético

Mensagem por Convidado Qui 25 Jan 2018, 15:13

O sentido do vetor campo magnético é o sentido sul/norte (apontado para o norte). Na situação desenhada, se você olhar de frente para a seta ela está "⊙"  e se a olhar por trás ela está "⊗".

Dúvida sobre orientação do vetor magnético Fig1

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre orientação do vetor magnético Empty Re: Dúvida sobre orientação do vetor magnético

Mensagem por Lara000 Qui 25 Jan 2018, 16:06

Eu entendi o que você me disse, mas não compreendi muito bem a relação entre o seu comentário e a minha dúvida. No enunciado da questão do livro diz que o condutor  reto é percorrido por uma "corrente de intensidade i=15A, encontra-se em equilíbrio sob as ações de um campo magnético de indução B e do campo gravitacional g"
Então seria o campo magnético do condutor reto (tendo o "norte" e "sul") e o campo mamagnético o qual o condutor é induzido (sendo só "sul" da imagem 1)?

Lara000
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/12/2016
Idade : 28
Localização : itabuna

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre orientação do vetor magnético Empty Re: Dúvida sobre orientação do vetor magnético

Mensagem por Elcioschin Qui 25 Jan 2018, 21:33

Lara000

Para entender você precisa conhecer muito bem a teoria sobra a Regra dos 3 dedos da mão esquerda (polegar, indicador e médio formando três eixos: campo magnético, corrente e força). Caso não domine o assunto, sugiro dar uma lida na teoria a respeito.

Pessoalmente eu uso:

Polegar no sentido do campo (nesta questão saindo do papel, ou da tela).
Indicador no sentido da corrente (para a esquerda)
Dedo médio (o maior dedo) no sentido da força (para cima)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre orientação do vetor magnético Empty Re: Dúvida sobre orientação do vetor magnético

Mensagem por Lara000 Dom 28 Jan 2018, 14:37

Eu já sabia a regra da mão esquerda... Mas eu reli uns capítulos anteriores do livro e percebi minha confusão. Mesmo assim, obrigado pela atenção

Enviado pelo Topic'it

Lara000
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/12/2016
Idade : 28
Localização : itabuna

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre orientação do vetor magnético Empty Re: Dúvida sobre orientação do vetor magnético

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos