Redação enem osbre os surdos
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Redação enem osbre os surdos
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Estudos recentes realizados por fontes governamentais afirmam que a quantidade de matrículas de surdos na educação básica diminuiu, tanto em classes comuns, quanto em classes especiais, onde a queda relativa foi maior. Essa questão fundamenta-se principalmente na discriminação sofrida pelos surdos em tais sistemas educacionais e pela falta de investimentos por parte do governo na área.
O atraso no ensino aos surdos não é algo atual: estes só tiveram acesso à educação em meados do século XIX, ou seja, muito tempo após a chegada dos portugueses ao Brasil. Mais atrás está a Língua Brasileira de Sinais, que foi reconhecida como segunda língua oficial do país apenas em 2002.
A discriminação é algo recorrente nos centros de ensino, principalmente às pessoas diferentes. Mesmo existindo classes exclusivas aos surdos em algumas escolas, essa prática ainda ocorre, pois estas estão localizadas em escolas normais. Nestes casos, os surdos acabam por formarem grupos próprios e se isolarem dos outros alunos. A falta de entendimento e acolhimento destes últimos dificultam ainda mais essa situação.
De acordo com a Constituição, é dever do Estado assegurar às pessoas com deficiência educação de qualidade, protegendo-as de toda forma de discriminação. Assim, além do aumento do número de classes especiais, que por sinal são poucas, é necessário ações do poder público frente às práticas discriminatórias sofridas por pessoas com deficiência no geral. Leis e punições severas geram um efeito parcial, mas também são necessárias práticas que façam as pessoas entenderem a situação do próximo, como por exemplo, por meio de palestras e propagandas. A educação, por ser um meio social, precisa do que nunca ser o centro das atenções em Brasília, e não a corrupção.
Quanto acham que eu tiro?
Estudos recentes realizados por fontes governamentais afirmam que a quantidade de matrículas de surdos na educação básica diminuiu, tanto em classes comuns, quanto em classes especiais, onde a queda relativa foi maior. Essa questão fundamenta-se principalmente na discriminação sofrida pelos surdos em tais sistemas educacionais e pela falta de investimentos por parte do governo na área.
O atraso no ensino aos surdos não é algo atual: estes só tiveram acesso à educação em meados do século XIX, ou seja, muito tempo após a chegada dos portugueses ao Brasil. Mais atrás está a Língua Brasileira de Sinais, que foi reconhecida como segunda língua oficial do país apenas em 2002.
A discriminação é algo recorrente nos centros de ensino, principalmente às pessoas diferentes. Mesmo existindo classes exclusivas aos surdos em algumas escolas, essa prática ainda ocorre, pois estas estão localizadas em escolas normais. Nestes casos, os surdos acabam por formarem grupos próprios e se isolarem dos outros alunos. A falta de entendimento e acolhimento destes últimos dificultam ainda mais essa situação.
De acordo com a Constituição, é dever do Estado assegurar às pessoas com deficiência educação de qualidade, protegendo-as de toda forma de discriminação. Assim, além do aumento do número de classes especiais, que por sinal são poucas, é necessário ações do poder público frente às práticas discriminatórias sofridas por pessoas com deficiência no geral. Leis e punições severas geram um efeito parcial, mas também são necessárias práticas que façam as pessoas entenderem a situação do próximo, como por exemplo, por meio de palestras e propagandas. A educação, por ser um meio social, precisa do que nunca ser o centro das atenções em Brasília, e não a corrupção.
Quanto acham que eu tiro?
Convidado- Convidado
Re: Redação enem osbre os surdos
Boa tarde !
Bom, a introdução foi interessante, mas somente utilizou-se dos textos motivadores, e depois problematizou...o primeiro parágrafo foi confuso e extraído integralmente, também dos textos motivadores... Já o segundo, não condiz com a problemática que citou na introdução...
Na conclusão, ocorreram contradições, você falou que as classes exclusivas são negativas por isolar eles mas uma proposta é aumentar o número delas? E leis e punições são as palestras e propaganda ? E a frase no final, bom... Uma indignação pessoal somente.
Bom, a introdução foi interessante, mas somente utilizou-se dos textos motivadores, e depois problematizou...o primeiro parágrafo foi confuso e extraído integralmente, também dos textos motivadores... Já o segundo, não condiz com a problemática que citou na introdução...
Na conclusão, ocorreram contradições, você falou que as classes exclusivas são negativas por isolar eles mas uma proposta é aumentar o número delas? E leis e punições são as palestras e propaganda ? E a frase no final, bom... Uma indignação pessoal somente.
Thanos- Jedi
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Re: Redação enem osbre os surdos
KKK
70% do meu texto é dos textos motivadores, kkk
Eu percebi na hora que não estava propondo nada e falando apenas asneiras.
Valeu pelo comentário!
Quanto você acha que tiro?
70% do meu texto é dos textos motivadores, kkk
Eu percebi na hora que não estava propondo nada e falando apenas asneiras.
Valeu pelo comentário!
Quanto você acha que tiro?
Convidado- Convidado
Re: Redação enem osbre os surdos
Hm, para mim ficaria entre 650 e 700...
Thanos- Jedi
- Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO
Re: Redação enem osbre os surdos
É. FIcou na média que tirei da prova. Espero melhorar pro ita.
Convidado- Convidado
Re: Redação enem osbre os surdos
Outro alguém para me dar uma nota para que eu possa fazer uma média aritmética?
Convidado- Convidado
Re: Redação enem osbre os surdos
De madrugada eu corrijo em detalhes pra você!
Agora eu ainda tenho algumas páginas de biologia pra estudar pros vestibulares da Vunesp kkkj
Agora eu ainda tenho algumas páginas de biologia pra estudar pros vestibulares da Vunesp kkkj
Hayzel Sh- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 02/04/2016
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Localização : Curitiba, PR
Re: Redação enem osbre os surdos
KlausITA2018 escreveu:Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Estudos recentes realizados por fontes governamentais afirmam que a quantidade de matrículas de surdos na educação básica diminuiu, tanto em classes comuns, quanto em classes especiais, onde a queda relativa foi maior(Seria interessante se você abordasse que estudos são esses , mas tá ok). Essa questão fundamenta-se principalmente na discriminação sofrida pelos surdos em tais sistemas educacionais(TESE 1) e pela falta de investimentos por parte do governo na área(TESE 2).
O atraso no ensino aos surdos não é algo atual: estes só tiveram acesso à educação em meados do século XIX, ou seja, muito tempo após a chegada dos portugueses ao Brasil. Mais atrás está a Língua Brasileira de Sinais, que foi reconhecida como segunda língua oficial do país apenas em 2002(Bem , na sua introdução você introduziu dois pensamentos centrais que são suas teses , a primeira é sobre a discriminação sofrida pelos surdos nos sistemas educacionais citados por ti sobre os estudos que foram realizados por fontes governamentais e , a segunda foi , a falta de investimentos por parte do governo na área(nos setores/sistemas educacionais. Logo apesar de ser interessante citar esses dados , seria muito mais aproveitável ter se atentado a sua tese , pois no desenvolvimento você basicamente as desenvolve , no seu caso o seu primeiro desenvolvimento além de ter ficado curto , ainda fugiu de sua tese , isso acarreta em perca de pontos na competência relacionada , além de que seu parágrafo de desenvolvimento está curto , 2 linhas de desenvolvimento comparado a 4 linhas de introdução e 5 de conclusão não faz muito sentido , o ideal é que os parágrafos de desenvolvimento sejam mais expressivos que a introdução e até mesmo a conclusão , pois é nele que se concentra o maior objetivo da redação dissertativa argumentativa , que é justamente argumentar sobre a temática , logo , no seu caso , você não cumpriu nem uma nem outra , mas vale destacar que você soube se expressar e escrever bem o que conta também no fim das contas).
A discriminação é algo recorrente nos centros de ensino, principalmente às pessoas diferentes. Mesmo existindo classes exclusivas aos surdos em algumas escolas, essa prática ainda ocorre, pois estas estão localizadas em escolas normais. Nestes casos, os surdos acabam por formarem grupos próprios e se isolarem dos outros alunos. A falta de entendimento e acolhimento destes últimos dificultam ainda mais essa situação.(Achei o seu II desenvolvimento bem mais coerentes. O porquê disso? Você nesse parágrafo de fato falou sobre uma de suas teses , que foi sobre a discriminação sofrida pelos portadores de surdez nos sistemas educacionais , nesse sentido este seu parágrafo ficou bem melhor que o anterior , porém ainda sim , ele foi muito pouco desenvolvido , ou melhor , argumentado , lembre-se que no desenvolvimento você tem que convencer o leitor[ no caso , os corretores] através de argumentos o porquê dessa discriminação ocorrer , como ocorre e o que poderia fazer para ser diferente , não adianta apenas argumentar que a discriminação é recorrente em x e y ambientes , o que causa isso e aquilo , e não explicar o porquê disso ocorrer e argumentar mais sobre e também apontar alguma forma de combater isso , o seu desenvolvimento aqui apesar de estar relacionado a sua temática o que lhe garante pontuação na competência relacionada acaba devendo neste sentido. Mais como falei , no geral , está bem escrita , você tem um bom domínio da língua e sabe se expressar bem , o que falta é saber argumentar melhor e principalmente respeitar as regras e competência exigidas pelo MEC)
De acordo com a Constituição, é dever do Estado assegurar às pessoas com deficiência educação de qualidade, protegendo-as de toda forma de discriminação. Assim, além do aumento do número de classes especiais, que por sinal são poucas, é necessário ações do poder público frente às práticas discriminatórias sofridas por pessoas com deficiência no geral. Leis e punições severas geram um efeito parcial, mas também são necessárias práticas que façam as pessoas entenderem a situação do próximo, como por exemplo, por meio de palestras e propagandas. A educação, por ser um meio social, precisa do que nunca ser o centro das atenções em Brasília, e não a corrupção.(Gostei de sua conclusão , você pegou a constituição e a figura do estado e correlacionou muito bem com o que queria propor na conclusão , sendo sincero , acho que a sua conclusão foi a melhor parte da redação pois você abordou propostas de intervenção respeitando as normas dos direitos humanos e conseguiu respeitar a competência relacionada a tal. Ela Foi bem trabalhada comparada aos parágrafos anteriores , você argumentou e escreveu muito bem e propôs intervenções coerentes com a causa , vale salientar também que a sacada final da conclusão foi bem interessante também.)
Basicamente a sua introdução e conclusão foi onde você mais acertou , pois foi coerente com o que se espera e exige delas e foi onde você teve mais êxito na sua redação tanta estruturalmente ás regras quanto no desenvolvimentos destas. Porém você errou nos parágrafos de desenvolvimento , no primeiro você basicamente fugiu e não abordou sobre um de suas teses que foi sobre a falta de investimento , basicamente você pegou informações que estavam no papel de propostas da redação e colou , fora ter ficado muito curta(muito mesmo). Na segunda , porém , você teve mais êxito pois falou sobre uma de suas temática e apesar de não ter abordado o suficiente sobre a mesma , soube redigir e escrever muito bem(o que lhe garante pontos por respeitar a tese e não ter fugida do mesmo , e por ter escrito de forma coesa e coerente o que lhe garante pontuação na competência relacionada a escrita , coesão , gramatica e afins)
Quanto acham que eu tiro?
No parágrafo da introdução e conclusão daria 160 ou próximo disso , no desenvolvimento II , eu daria uns 120 , Porém no desenvolvimento I te daria de 80 ou 100.. e na outra competência(geral) que me foge a mente agora o nome , eu daria 140/160.
No pior dos casos , nessa minha avaliação , você tiraria uns 660. Na melhor você tiraria 700(considerando o paragrafo I com 100 pontos e o ultimo com 160) mas não acho que seja o caso , pois o seu primeiro parágrafo está muito fraco e totalmente fora do tema , provavelmente você pegaria uns 80 pontos e olhe lá. A ultima competência também não acho que pegue 160 pois apesar de estar bem escrita e respeitando as normas da linguá portuguesa a estrutura de sua redação e erros nos parágrafos de desenvolvimento acabam pesando na avaliação dessa competência geral. Então acho que a nota mais coerente em virtude de tudo citado seja os 660 mesmo. Mas essa é minha opinião , pode ser que seja maior ou menor , vai depender de muitas variáveis.
AprovaçãoE- Padawan
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Re: Redação enem osbre os surdos
Competência 1: 160/200. Vi uns três ou mais erros de pronomes; eram pra ser anafóricos, mas você utilizou-os erroneamente com sentido catafórico. Leia sobre essa teoria para não errar mais. Vi um erro de concordância verbal no último parágrafo: o correto, no caso, é "... são necessárias ações ...". Em suma, poucos erros de linguagem, mas os mencionados por mim certamente vão te tirar 40 nessa competência.
Competência 2: 120/200. 160/200 é improvável.
Competência 3: 120/200. 160/200 é improvável.
Competência 4: 160/200. 120/200 é possível.
Competência 5: 120/200. 160/200 é improvável.
Nota: 680/1000
Competência 2: 120/200. 160/200 é improvável.
Competência 3: 120/200. 160/200 é improvável.
Competência 4: 160/200. 120/200 é possível.
Competência 5: 120/200. 160/200 é improvável.
Nota: 680/1000
Hayzel Sh- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR
Re: Redação enem osbre os surdos
"De acordo com a Constituição, é dever do Estado assegurar às pessoas com deficiência educação de qualidade, protegendo-as de toda forma de discriminação."
Amigo, acho que você cometeu um engano. Pois aqueles artigos que foram apresentados nos textos motivadores não estão contidos na Constituição, mas sim, no "Estatuto da Pessoa com Deficiência".
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Trecho extraído: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/49549873/artigo-27-da-lei-n-13146-de-06-de-julho-de-2015
Continuando...
"A educação, por ser um meio social, precisa do que nunca ser o centro das atenções em Brasília, e não a corrupção."
Acho que você esqueceu de colocar "mais" depois de "precisa". Ficando:
"A educação, por ser um meio social, precisa mais do que nunca ser o centro das atenções em Brasília, e não a corrupção."
Essas foram as minhas observações! Até logo e boa sorte!
Amigo, acho que você cometeu um engano. Pois aqueles artigos que foram apresentados nos textos motivadores não estão contidos na Constituição, mas sim, no "Estatuto da Pessoa com Deficiência".
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Lei nº 13.146 de 06 de Julho de 2015
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Trecho extraído: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/49549873/artigo-27-da-lei-n-13146-de-06-de-julho-de-2015
Continuando...
"A educação, por ser um meio social, precisa do que nunca ser o centro das atenções em Brasília, e não a corrupção."
Acho que você esqueceu de colocar "mais" depois de "precisa". Ficando:
"A educação, por ser um meio social, precisa mais do que nunca ser o centro das atenções em Brasília, e não a corrupção."
Essas foram as minhas observações! Até logo e boa sorte!
Convidado- Convidado
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