PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meiose

2 participantes

Ir para baixo

Meiose Empty Meiose

Mensagem por leticiartuso Seg 30 Out 2017, 17:47

Catetos ou caititus (Pecari tajacu) e queixadas (Tayassu pecari) são espécies que ocorrem em vastas áreas na América do Sul, muitas vezes com sobreposição de suas populações. Os catetos têm 30 cromossomos em células somáticas enquanto os queixadas têm 26. Esses cromossomos também diferem entre as espécies em tamanho e morfologia.
As duas espécies normalmente não intercruzam na natureza, mas pesquisadores já identificaram, em área onde as espé- cies se sobrepõem, ao menos um indivíduo híbrido. Porém, esse indivíduo era estéril em razão da meiose não prosseguir além da prófase I. Nesse caso, embora as espécies eventualmente pudessem intercruzar, havia entre elas um mecanismo de isolamento reprodutivo, a esterilidade do híbrido. As figuras apresentam exemplares dessas espécies.
b) Por que a interrupção da meiose resulta na esterilidade do híbrido? Explique por que, no caso desse híbrido, a meiose não avançou além da prófase I.

leticiartuso
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Hayzel Sh Seg 30 Out 2017, 18:09

b) Temos um caso de isolamento reprodutivo pós-zigótico. A interrupção da meiose resulta na esterilidade do híbrido porque ele não pode produzir gametas, processo que se dá por meiose. Para a meiose avançar além da prófase I, deveria existir homologia cromossômica, o que não ocorre, porque os cromossomos das duas espécies diferem no tamanho e na forma, de modo que os cromossomos não podem se emparelhar e dar prosseguimento à meiose.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos