PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meiose

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Meiose Empty Meiose

Mensagem por EstudanteCiencias Qua 20 Jul 2016, 12:31

Pessoal, eu to confundindo um pouco os nomes técnicos do processo de meiose. Nesse site, sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo13.php , tem a seguinte representação e grafico: 

Meiose Meiose5

Meiose Meiose2

Eu to com a seguinte duvida: Depois que ocorre a duplicação do cromossomo, como o proprio grafico mostra, não deveria estar 2n=8 cromossomos não? Daí na meiose I ter n= 4 cromossomos e por fim na meiose II ter n=2 cromossomos?

Quero dizer, no grafico ele considerou cada cromatide irmã como um cromossomo e na representação ele considerou as duas cromatides irmães, unidas pela coesinas, como um cromossomo.


Última edição por EstudanteCiencias em Qua 20 Jul 2016, 15:17, editado 1 vez(es)
EstudanteCiencias
EstudanteCiencias
Jedi
Jedi

Mensagens : 358
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 24
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por EstudanteCiencias Qua 20 Jul 2016, 12:48

Aproveitando essa duvida ↑. Eu fiquei com duvida na letra B da seguinte questão:

Nos animais a meiose é o processo básico para a formação dos gametas. Nos mamíferos há diferenças entre a gametogênese masculina e a feminina. 
a) Nos machos, a partir de um espermatócito primário obtêm-se 4 espermatozóides. Que produtos finais são obtidos de um oócito primário? Em que número? 

b) Se um espermatócito primário apresenta 20 cromossomos, quantos cromossomos serão encontrados em cada espermatozóide? Explique. 

c) Além do tamanho, os gametas masculinos e femininos apresentam outras diferenças entre si. Cite uma delas.

A resposta é letra 10, mas eu tinha pensado da seguinte forma:

As espermatogonias são 2n=10 cromossomos. Estas crescem e duplicam seus cromossomos transformando-se em espermatocitos I onde 2n=20. Daí elas sofreriam a primeira meiose, ficando espermatocitos II n=10 e por fim espermatides n=5 onde passariam pelo processo permiogênese virando espermatozoides n=5. 

Alguem pode me explicar por que esta errado?
EstudanteCiencias
EstudanteCiencias
Jedi
Jedi

Mensagens : 358
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 24
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Jeffersonsons Qua 20 Jul 2016, 14:47

Uma cromátide é um cromossomo, ele aparece quando um cromossomo é duplicado.
Quando o cromossomo passa pelo processo de autoduplicação cada uma das cópias será chamada de cromátide.
Jeffersonsons
Jeffersonsons
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 508
Data de inscrição : 14/08/2015
Idade : 28
Localização : sao luizsi, bahia brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por EstudanteCiencias Qua 20 Jul 2016, 15:28

Jeffersonsons, isso eu sei. Eu to na duvida do seguinte: Em G2, cada cromatide irmã é um cromossomo ou as duas cromatides irmães, unidas pela coesinas, são um cromossomo? Por que, se não me engano, existe essa contradição entre a nomeclatura do grafico e a nomeclatura da representação.
EstudanteCiencias
EstudanteCiencias
Jedi
Jedi

Mensagens : 358
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 24
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Barbeirodogta Qua 20 Jul 2016, 15:51

Acontece que no período G2 o cromossomo estará duplicado. Quando ele está duplicado, as duas cromátides irmãs forma apenas um cromossomo.

G1= 2n (46 cromossomos, 46 cromátides irmãs)
S (Duplicação)
G2= 2n (46 cromossomos, 92 cromátides irmãs)

Ou seja, os números de cromossomos se mantém idênticos nos dois períodos (G1 E G2), o que muda é a quantidade de cromátides irmãs.

Entendeu?


Última edição por Barbeirodogta em Qua 20 Jul 2016, 15:58, editado 1 vez(es)
Barbeirodogta
Barbeirodogta
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 73
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Barbeirodogta Qua 20 Jul 2016, 15:57

Meiose I é reducional (O número de cromossomos sofre divisão) e a Meiose II é equacional (O número de cromossomos permanece o mesmo)
Barbeirodogta
Barbeirodogta
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 73
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por EstudanteCiencias Qua 20 Jul 2016, 16:11

Ah, agora entendi. Tava com duvida justamente nisso. Então o grafico está errado? Quero dizer, o grafico diz que em G2 há duas vezes mais cromossomos do que em G1, quando na verdade o numero de cromossomos em G1,S e G2 permanecem o mesmo. Correto? A diferança é que em G1 cada cromossomo é composto por uma unica cromatide e em G2 cada cromossomo é composto por duas cromatides irmãs, correto?
EstudanteCiencias
EstudanteCiencias
Jedi
Jedi

Mensagens : 358
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 24
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Hayzel Sh Qua 20 Jul 2016, 17:04

EstudanteCiencias escreveu:Ah, agora entendi. Tava com duvida justamente nisso. Então o grafico está errado? Quero dizer, o grafico diz que em G2 há duas vezes mais cromossomos do que em G1, quando na verdade o numero de cromossomos em G1,S e G2 permanecem o mesmo. Correto? A diferança é que em G1 cada cromossomo é composto por uma unica cromatide e em G2 cada cromossomo é composto por duas cromatides irmãs, correto?
O gráfico não está errado, é que você está achando que o gráfico mostra o número de cromossomos em função do tempo, quando na verdade ele mostra a quantidade de dna em função do tempo. No eixo das ordenadas, aquele c, 2c e 4c não indicam o número de cromossomos, mas a quantidade c, 2c e 4c de dna.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por EstudanteCiencias Qua 20 Jul 2016, 17:33

HayzelS, eu fiz essa confusao mesmo. Só uma pergunta, qual a diferença entre cromatide e cromossomo? E o que seria quantidade de DNA?
EstudanteCiencias
EstudanteCiencias
Jedi
Jedi

Mensagens : 358
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 24
Localização : Salvador - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Hayzel Sh Qua 20 Jul 2016, 17:47

Acho que só se fala em cromátide quando se tem um cromossomo duplicado. Cada um dos filamentos, unidos pelo centrômero, é uma cromátide; os dois filamentos juntos são cromátides-irmãs. Perceba que na anáfase mitótica ou na anáfase II da meiose, cada cromátide-irmã gerará um cromossomo simples (ex-cromátide-irmã). Se o cromossomo é duplicado, tem-se duas cromátides; se o cromossomo é simples, não se usa o termo cromátide, e sim cromossomo só (o qual é uma ex-cromátide-irmã). 

Penso que seja isso.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos