PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mobilidade Urbana- Enem

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem - Página 2 Empty Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb 28 Out 2017, 11:05

Relembrando a primeira mensagem :

Eu mandei essa redação pra correção no site que eu pago, e recebi 640. Tô bem em choque, por que nunca recebi uma nota tão baixa, e é um dos temas mais cotados pra cair esse ano. Queria que alguém corrigisse ela, por gentileza, e também me falasse se realmente vale 640, por que eu pensei que valesse bem mais...
Podem pegar pesado!



Durante o governo de Washington Luís, entre 1926 e 1930, sua célebre frase "Governar é abrir estradas" já incentivava o rodoviarismo. Entretanto, apenas durante o mandato de Juscelino Kubitschek, em 1950, é que o setor automobilístico foi implantado de forma contundente. Desde então, essa herança do século passado tem contribuído para gerar um cenário de congestionamentos, poluição atmosférica e segregação quanto a acessibilidade dos portadores de deficiência física. Diante disso, é de fundamental importância gerir a mobilidade urbana sob uma ótica racional e mais sustentável.
Primeiramente, é necessário destacar que a grande quantidade de veículos circulantes deve-se a preferência pelo automóvel individual em detrimento do transporte coletivo. Essa preferência deve-se, principalmente, devido a falta de credibilidade e de segurança que os ônibus oferecem, somado ao longo tempo de viagem. Nesse ínterim, o Observatório das Metrópoles afirmou que houve um aumento de 138,6% da frota de veículos na última década, o que resultou em um cenário de congestionamentos, violência no trânsito e poluição atmosférica.
Não por um acaso, a revista científica The Lancet afirmou que a poluição, da qual essa grande leva de automóveis é contribuinte, mata mais pessoas do que todas as guerras e formas de violência juntas. Diante disso, o ciclismo aparece como opção que, além de contribuir com o meio ambiente, também promove melhor qualidade de vida e amenização do caos no trânsito.
Ademais, o direito de ir e vir dos cidadãos, garantida pela Constituição Federal de 1988, não é colocado em prática quando refere-se ao acesso urbano dos deficientes físicos. Essa acessibilidade fica comprometida na medida em que faltam rampas para subir ao ônibus, assim como a superlotação dificulta seu uso por eles, configurando, também, uma problemática.
Dessa forma, é necessária a implantação de medidas, a exemplo da melhoria da infraestrutura dos ônibus, pelo Ministério do Transporte, e uma maior quantidade deles em circulação, permitindo uma melhor viagem e maior acesso aos deficientes. Somado a isso, o Governo Federal deve incentivar o transporte coletivo, oferecendo duas viagens gratuitas a cada dez realizadas em transportes públicos. Por fim, o rodízio de carros feito em São Paulo, em que placas ímpares e pares intercalam seus dias nas suas, deve ser expandido em todas as grandes cidades, assim como o incentivo ao ciclismo, oferecendo descontos na compra de bicicletas que forem usadas para esse fim.

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo


Mobilidade Urbana- Enem - Página 2 Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 03 Nov 2017, 10:55

_bjarkan escreveu:
Liliana Rodrigues escreveu:Eu mandei essa redação pra correção no site que eu pago,


Olá, Liliana. 

Por curiosidade, que site é?

É o Redação Online

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem - Página 2 Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por AprovaçãoE Sex 03 Nov 2017, 14:20

Esse tema é um dos mais cotado para esse ano? Onde viu isso?
Não tô sabendo disso ai não , vou até dar umas lidas sobre porque eu realmente não sei nada relacionado ao tema.

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 25
Localização : Bahia , Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem - Página 2 Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 03 Nov 2017, 15:44

AprovaçãoE escreveu:Esse tema é um dos mais cotado para esse ano? Onde viu isso?
Não tô sabendo disso ai não , vou até dar umas lidas sobre porque eu realmente não sei nada relacionado ao tema.

Mobilidade Urbana é um dos temas mais cotados desde sempre. Todo ano, muita gente aposta nele. Eu duvido um pouco que caia, justamente por ser muito esperado, mas é bom prevenir...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem - Página 2 Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por AprovaçãoE Sex 03 Nov 2017, 18:31

Liliana Rodrigues escreveu:
AprovaçãoE escreveu:Esse tema é um dos mais cotado para esse ano? Onde viu isso?
Não tô sabendo disso ai não , vou até dar umas lidas sobre porque eu realmente não sei nada relacionado ao tema.

Mobilidade Urbana é um dos temas mais cotados desde sempre. Todo ano, muita gente aposta nele. Eu duvido um pouco que caia, justamente por ser muito esperado, mas é bom prevenir...

Pior que eu não sei nada sobre o tema. Fique nervoso desde o momento que vi sobre.
Tomará que caiam tema relacionadas à inclusão social dos portadores de necessidades especiais(ou deficientes , como preferir) e aos desafios da implantação da tecnologia no modelo educacional brasileiro(to apostando hard nesta , é uma boa até porque já escrevi redações sobre esta temática em diversos contextos). Bullying nos colégios e/ou Obesidade infantil.

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 25
Localização : Bahia , Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Mobilidade Urbana- Enem - Página 2 Empty Re: Mobilidade Urbana- Enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos