Enem-Mobilidade urbana no século XXI
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Enem-Mobilidade urbana no século XXI
Olá amigos gostaria da opnião de vocês sobre a redação abaixo. Fiz ela no modelo Enem, logo seria interessante julgar de acordo com as 5 competências. Agradeço desde já . Abraços
INTRODUÇÃO
Durante a Antiguidade Clássica, os persas eram famosos por possuirem um eficiente sistema de correio e locomoção devido as largas estradas que ligavam o império. Com o passar de muitos anos, o oposto marca as atuais sociedades, caracterizadas, majoritariamente, pela péssima mobilidade dos indivíduos no cenário urbano. Tal problemática deriva principalmente da ineficácia das esferas governamentais e do estímulo ao consumismo de veículos privados. Assim, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, afim do pleno funcionmento da sociedade
DESENVOLVIMENTO 1
Inicialmente, é necessário destacar a baixa atuação dos setores governamentais como promotor do impasse. Isso porque, com avanço da indústrialização brasileira no século XX houve uma intensa migração populacional para cidades, o que não foi acompanhado de um planejamento urbano efetivo por parte do poder público. Assim, em decorrência disso, as atuais capitais brasileiras caracterizam-se por zonas periféricas superlotadas, com ruas pequenas e de difícil acesso. Nesse sentido, grande parte da população dessas zonas é incapaz de usufruir plenamente dos direitos constitucionais como saúde e educação, uma vez que a dificuldade de locomoção enfrentada por ambulâncias e ônibus escolares nesses locais apresenta-se como grande entrave.
Desenvolvimento 2
Além disso, é essencial ressaltar o estímulo ao uso de veículos privados como causador da problemática. Com a abertura do capital brasileiro para o mercado externo no governo de Jucelino Kubitschek, ocorreu grande investimento das indústrias automobilísticas no Brasil, que passaram a partir de então, a glamurizar a aquisição do carro próprio. Nessa perspectiva, devido a esse fomento grande parte da população passou a não so comprar o veículo privado, o que gerou aumento expressivo do trânsito nas cidades, mas também foram desistimulados a utilizar o transporte coletivo.
Conclusão:
Depreende-se, portanto, que a dificuldade de mobilidade nos centros urbanos é algo prejudicial. Logo, afim de melhorar a locomoção nas vias brasileiras o governo federal deve incentivar o uso do transporte coletivo, por meio de subsídios e empréstimos ao setor privado promovendo a maior acessibilidade as passagens de ônibus e trens, junto a construção de mais exemplares
INTRODUÇÃO
Durante a Antiguidade Clássica, os persas eram famosos por possuirem um eficiente sistema de correio e locomoção devido as largas estradas que ligavam o império. Com o passar de muitos anos, o oposto marca as atuais sociedades, caracterizadas, majoritariamente, pela péssima mobilidade dos indivíduos no cenário urbano. Tal problemática deriva principalmente da ineficácia das esferas governamentais e do estímulo ao consumismo de veículos privados. Assim, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, afim do pleno funcionmento da sociedade
DESENVOLVIMENTO 1
Inicialmente, é necessário destacar a baixa atuação dos setores governamentais como promotor do impasse. Isso porque, com avanço da indústrialização brasileira no século XX houve uma intensa migração populacional para cidades, o que não foi acompanhado de um planejamento urbano efetivo por parte do poder público. Assim, em decorrência disso, as atuais capitais brasileiras caracterizam-se por zonas periféricas superlotadas, com ruas pequenas e de difícil acesso. Nesse sentido, grande parte da população dessas zonas é incapaz de usufruir plenamente dos direitos constitucionais como saúde e educação, uma vez que a dificuldade de locomoção enfrentada por ambulâncias e ônibus escolares nesses locais apresenta-se como grande entrave.
Desenvolvimento 2
Além disso, é essencial ressaltar o estímulo ao uso de veículos privados como causador da problemática. Com a abertura do capital brasileiro para o mercado externo no governo de Jucelino Kubitschek, ocorreu grande investimento das indústrias automobilísticas no Brasil, que passaram a partir de então, a glamurizar a aquisição do carro próprio. Nessa perspectiva, devido a esse fomento grande parte da população passou a não so comprar o veículo privado, o que gerou aumento expressivo do trânsito nas cidades, mas também foram desistimulados a utilizar o transporte coletivo.
Conclusão:
Depreende-se, portanto, que a dificuldade de mobilidade nos centros urbanos é algo prejudicial. Logo, afim de melhorar a locomoção nas vias brasileiras o governo federal deve incentivar o uso do transporte coletivo, por meio de subsídios e empréstimos ao setor privado promovendo a maior acessibilidade as passagens de ônibus e trens, junto a construção de mais exemplares
nathanvasoncelos958- Jedi
- Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23
Re: Enem-Mobilidade urbana no século XXI
Não posso corrigir detalhadamente, mas diria que suas notas nas competências seriam:
C1: 100-120 (erros+estrutura simples)
C2: 160-200 (o D2 ficou meio expositivo)
C3: 120 (vc detalhou pouco como funciona o "estimulo ao uso de carros" e não explicitou como "promover a acessibilidade à passagens de ônibus e trens" resolverá o problema)
C4: 120 (use mais conectivos de conclusão, repita menos termos e evite tantos períodos sem conectivo)
C5: 200
C1: 100-120 (erros+estrutura simples)
C2: 160-200 (o D2 ficou meio expositivo)
C3: 120 (vc detalhou pouco como funciona o "estimulo ao uso de carros" e não explicitou como "promover a acessibilidade à passagens de ônibus e trens" resolverá o problema)
C4: 120 (use mais conectivos de conclusão, repita menos termos e evite tantos períodos sem conectivo)
C5: 200
lkrink- Iniciante
- Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021
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