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Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM

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Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM  Empty Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM

Mensagem por murilottt Sex 04 Out 2019, 15:41

              Durante o governo de Juscelino Kubistchek, na década de 50, houve em seu programa de metas dois pontos principais: o incentivo à indústria automobilística e ao transporte rodoviário. No entanto, tais políticas contribuíram para um grande aumento do número de automóveis, esse fator é o grande causador do inchaço urbano. Sendo assim, nota-se que o enfrentamento da mobilidade urbana é um grave problema no Brasil, causados, não só pelo excessivo uso de transportes individuais, mas, também,  pelas precárias condições dos transportes coletivos.
                Em primeiro plano, cabe ressaltar que o direito de ir e vir, garantido pela Constituição de 1988, não condiz com as políticas rodoviárias do Brasil. Nas últimas décadas, houve um crescimento estrondoso do número de veículos individuais, em consequência do crédito facilitado e do aumento da renda das famílias aliados a uma mentalidade consumista. Ter um carro ou uma moto é sinônimo de ser bem-sucedido. Evidencia-se, portanto, que o grande incentivo à compra de automóveis é uma das causas para os problemas de mobilidade urbana.
                Ademais, a precaridade dos transportes coletivos é outro fator que contribui para o aumente odo número de transportes individuais e do consequente inchaço urbano. No Brasil, o tráfego fica muito restrito às ruas e às rodovias. Não há grandes investimentos ao transporte ferroviário e ao transporte hidroviário. Nas cidades, os ônibus públicos são de modelos muito defasados, estão quase sempre lotados nos horários de pico e tem um custo de passagem alto. Logo, surge a necessidade de melhorar o sistema de transporte coletivo.
                Logo, a fim de atenuar os problemas ligados à mobilidade urbana, o Ministério dos Transportes, em parceria com as prefeituras, devem melhorar a qualidade  e aumentar a quantidade de ônibus públicos e malhas ferroviárias, com maiores investimentos por parte do governo. Além disso, para incentivar o uso desses meios, deve-se abaixar o preço das passagens. Com isso, o direito de ir e vir poderá ser respeitado.
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Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM  Empty Re: Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM

Mensagem por Dr.Astro Dom 06 Out 2019, 12:30

              Durante o governo de Juscelino Kubistchek, na década de 50, houve em seu programa de metas dois pontos principais: o incentivo à indústria automobilística e ao transporte rodoviário. No entanto, tais políticas contribuíram para um grande aumento do número de automóveis, esse fator fato esse que é o grande causador do inchaço urbano. Sendo assim, nota-se que o enfrentamento da mobilidade urbana é um grave problema no Brasil, causados não só pelo excessivo uso de transportes individuais, mas, também, pelas precárias condições dos transportes coletivos.
                Em primeiro plano, cabe ressaltar que o direito de ir e vir, garantido pela Constituição de 1988, não condiz com as políticas rodoviárias do Brasil. Nas últimas décadas, houve um crescimento estrondoso do número de veículos individuais, em consequência do crédito facilitado e do aumento da renda das famílias aliados a uma mentalidade consumista. Nesse sentido, ter um carro ou uma moto é sinônimo de ser bem-sucedido. Evidencia-se, portanto, que o grande incentivo à compra de automóveis é uma das causas para os problemas de mobilidade urbana.
                Ademais, a precaridade dos transportes coletivos é outro fator que contribui para o aumente do número de transportes individuais e do consequente inchaço urbano. No Brasil, o tráfego fica muito restrito às ruas e às rodovias e não há grandes investimentos ao no transporte ferroviário e ao no transporte hidroviário. Nas cidades, os ônibus públicos são de modelos muito defasados, estão quase sempre lotados nos horários de pico e tem um custo de passagem alto. Logo, surge a necessidade de melhorar o sistema de transporte coletivo.
                Logo, a fim de atenuar os problemas ligados à mobilidade urbana, o Ministério dos Transportes, em parceria com as prefeituras, devem melhorar a qualidade  e aumentar a quantidade de ônibus públicos e malhas ferroviárias, com maiores investimentos por parte do governo. Além disso, para incentivar o uso desses meios, deve-se abaixar o preço das passagens. Com isso, o direito de ir e vir poderá ser respeitado.

COMPETÊNCIA 1

Dominar modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Você possui poucos erros gramaticais. Eu os pontuei ao longo do texto
NOTA: 160


COMPETÊNCIA 2

Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Você apresentou bom repertório sociocultural. Parabéns!
Nota: 200


COMPETÊNCIA 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa da sua tese.

Você soube construir argumentações encima do seu ponto de vista.
Seu erro maior foi o excesso de repetições(eu os pontuei ao longo do texto com cores diferentes). Use sinônimos.
NOTA:160

COMPETÊNCIA 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Você utilizou bons recursos coesivos. Mas, em alguns casos que eu intervi no texto acima, faltou alguns conectivos e/ou você usou conectivos errados. 
NOTA:180


COMPETÊNCIA 5

Proposta de Intervenção.

Falta o modo com que a proposta será feita. "Como será feito?"
NOTA: 160


Portanto, somado tudo, nota 860.
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Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM  Empty Re: Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM

Mensagem por murilottt Qui 10 Out 2019, 14:11

Muito obrigado!  Very Happy
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Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM  Empty Re: Enfrentamento da Mobilidade Urbana - ENEM

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