PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Substituição em Aromáticos

2 participantes

Ir para baixo

Substituição em Aromáticos Empty Substituição em Aromáticos

Mensagem por Liss Collins Ter 10 Out 2017, 10:51

A 4-isopropilacetofenona é amplamente utilizada na indústria como odorizante devido ao seu cheiro característico de violeta. Em pequena escala, a molécula em questão pode ser preparada por duas reações características de compostos aromáticos: a alquilação de Friedel-Crafts e a acilação. 
Substituição em Aromáticos Subs11


Marque a alternativa que descreve os reagentes A e B usados na produção da 4-isopropilacetofenona. 
a) 1-cloropropano e cloreto de propanoila. 
b) Cloreto de propanoila e 1-cloroetano. 
c) Propano e propanona. 
d) 2-cloropropano e cloreto de etanoila. 
e) 2-cloropropano e propanona.

Amigos, o gabarito diz que é a letra D. Porém, eu achei que era a letra E. 
Alguém, por favor, poderia descomplicar isso para mim? Estou numa grande dificuldade em visualizar isso.
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição em Aromáticos Empty Re: Substituição em Aromáticos

Mensagem por Diego A Sáb 21 Out 2017, 23:02

Aparentemente,

Substituição em Aromáticos Alquil10

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Substituição em Aromáticos Empty Re: Substituição em Aromáticos

Mensagem por Convidado Sex 10 Nov 2017, 10:55

Para entender isso é preciso saber o mecanismo desse tipo de reação, a substituição eletrofílica aromática.
O substituidor deve ser um eletrófilo em algum momento da reação. No caso, o halogênio no haleto de alquila torna o C ao qual está ligado um eletrófilo. Porém, mesmo assim ele é um fraco eletrófilo, necessitando, assim, de um ácido de Lewis. Este último potencializa o caráter eletrofílico.

O grupo alquila inserido é um orientador orto e para para substituições eletrofílicas. Mas devido a efeitos estéricos, a posição para é a mais reativa para a segunda reação esquematizada (outras posições ocorrem, porém em proporções menores). 

Novamente, é necessário eletrófilo. Porém, com a inserção da propanona, não haveria um halogênio para ser o grupo de saída. Grupos metila não são bons grupos de saída. 

Não acho necessário falar mais porque acho esse tópico não usual para vestibulares tradicionais. 
Como isso não cai dessa forma, é bem provável que a memorização seria a chave para resolver essa questão.


Espero ter ajudado.


Última edição por Kira_ITA2018 em Sex 10 Nov 2017, 18:14, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Substituição em Aromáticos Empty Re: Substituição em Aromáticos

Mensagem por Convidado Sex 10 Nov 2017, 10:56

Esqueci de falar, mas grupos metila não são bons grupos de saída nas condições usuais desse tipo de reação.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Substituição em Aromáticos Empty Re: Substituição em Aromáticos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos