PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelos atômicos (UFMG)

4 participantes

Ir para baixo

Modelos atômicos (UFMG) Empty Modelos atômicos (UFMG)

Mensagem por RubroCP Qua 19 Jul 2017, 18:17

(UFMG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Qual é a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson?
a) A maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.
b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.
c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.
d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la. 

Seguinte, o gabarito deu a alternativa d, mas eu tenho alguns problemas com isso. Em todas as aulas que eu tive e livros que li eu aprendi que as partículas alfa deveriam atravessar sem nenhum desvio a lâmina de ouro. Eu inclusive uso simulações de um site para entender melhor isso:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/hydrogen-atom
https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/rutherford-scattering

A alternativa d eu levo em consideração para o átomo de Dalton, para o átomo de Thomson eu levo a alternativa a como certa. Podem me ajudar?

RubroCP
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 07/12/2016
Idade : 25
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos (UFMG) Empty Re: Modelos atômicos (UFMG)

Mensagem por Felipe BliTz Qua 19 Jul 2017, 20:06

Se o gabarito aponta a alternativa D, ele esta incorreto. De fato, a alternativa correta seria a A, pois o modelo atômico de Thomson considera o átomo como uma partícula homogênea positiva com elétrons encrustrados em sua superfície,  porém o átomo não teria densidade suficiente para ricochetear as partículas alfa. Se o átomo fosse como Thomson previu todas as partículas alfa teriam atravessado o átomo sofrendo apenas pequenos desvios.

Espero ter ajudado.
Felipe BliTz
Felipe BliTz
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/07/2017
Idade : 28
Localização : Bra

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos (UFMG) Empty Re: Modelos atômicos (UFMG)

Mensagem por RubroCP Qui 20 Jul 2017, 13:26

Felipe BliTz escreveu:Se o gabarito aponta a alternativa D, ele esta incorreto. De fato, a alternativa correta seria a A, pois o modelo atômico de Thomson considera o átomo como uma partícula homogênea positiva com elétrons encrustrados em sua superfície,  porém o átomo não teria densidade suficiente para ricochetear as partículas alfa. Se o átomo fosse como Thomson previu todas as partículas alfa teriam atravessado o átomo sofrendo apenas pequenos desvios.

Espero ter ajudado.
Muito obrigado, Felipe. Era isso mesmo que eu pensava Very Happy .

RubroCP
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 07/12/2016
Idade : 25
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos (UFMG) Empty Re: Modelos atômicos (UFMG)

Mensagem por Liss Collins Qua 23 maio 2018, 09:26

Desculpar reavivar o tópico. Mas eu ainda não estou entendendo o porque do examinador considerar a letra D como correta. Eu vi em todos os lugares e a letra D continua sendo o gabarito. 
Eu pensei que seria a letra A mesmo. 
Alguém poderia esclarecer para mim?
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos (UFMG) Empty Re: Modelos atômicos (UFMG)

Mensagem por Francisco Daniel Ter 29 maio 2018, 22:47

"Em 1910,  Rutherford e seus colaboradores realizaram um experimento  que contestava o modelo de Thomson. Rutherford estava estudando os ângulos em que as partículas alfa eram dispersadas à medida que ela passavam por uma folha de ouro de poucas milhares de camadas atômicas de espessura. Ele e seus colaboradores descobriram que quase todas as as partículas passavam direto através da folha sem dispersão. Descobriu-se que uma pequena porcentagem dispersava-se na ordem de um grau, o que era COERENTE com o modelo atômico de Thomson. Apenas por preciosismo, Rutherford sugeriu que Ernest Marsden, um estudante de graduação que trabalhava em seu laboratório, procurasse com afinco por evidências de dispersão com ângulos grandes. Algumas partículas foram refletidas até para trás, na direção de onde provinham. A explicação para esses resultados não foi imediatamente óbvia, mas eles eram claramente incoerentes com o modelo " pudim de ameixa" de Thomson. "
                       Retirado de: Química, a ciência central. Brown; LeMay; Burster.
Francisco Daniel
Francisco Daniel
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2017
Idade : 33
Localização : Sergipe

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos (UFMG) Empty Re: Modelos atômicos (UFMG)

Mensagem por Francisco Daniel Ter 29 maio 2018, 23:03

De acordo com o texto acima, se o modelo de Thomson estivesse correto, as partículas passariam, e poucas sofreriam pequenos desvios.Portanto, o gabarito está errado.
Francisco Daniel
Francisco Daniel
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2017
Idade : 33
Localização : Sergipe

Ir para o topo Ir para baixo

Modelos atômicos (UFMG) Empty Re: Modelos atômicos (UFMG)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos