Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Modelos atômicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Modelos atômicos

Mensagem por Ghoul em Sab Fev 15 2014, 11:56

Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como ―experiência de  Rutherford, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.


A) A maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.
B) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.
C) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

D) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.



Não entendi porque a resposta é letra A. A letra A é justamente o que aconteceu de acordo com o modelo de Rutherford. Na questão fala o resultado previsto de acordo com o modelo de Thomson, sendo que o modelo dele não tem espaços vazios no átomo,como a resposta pode ser que a maioria das partículas atravessaria a lâmina sem sofrer desvios? Além disso,se o que foi previsto de acordo com o modelo de Thomson foi o que aconteceu não teriam modificado os modelos atômicos.

Ghoul
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/02/2013
Idade : 22
Localização : Belo Horizonte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Modelos atômicos

Mensagem por caioleite21 em Qua Fev 19 2014, 00:25

A letra A é justamente o que aconteceu de acordo com o modelo de Rutherford . Não, no modelo de Rutherford as partículas sofrem grandes desvios, nesse são pequenos.

Na questão fala o resultado previsto de acordo com o modelo de Thomson, sendo que o modelo dele não tem espaços vazios no átomo,como a resposta pode ser que a maioria das partículas atravessaria a lâmina sem sofrer desvios? Para ele o átomo seria como uma gelatina, com algumas carga incrustadas assim como um pudim de passas, então a maioria passaria e algumas que passassem perto das cargas sofreriam desvios

 Além disso,se o que foi previsto de acordo com o modelo de Thomson foi o que aconteceu não teriam modificado os modelos atômicos. Ele está falando hipoteticamente, se no caso o modelo de Thomson fosse verdadeiro.

caioleite21
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 27/12/2013
Idade : 20
Localização : BH - MG - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum