PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revoluções inglesas e Revolução Francesa

2 participantes

Ir para baixo

Revoluções inglesas e Revolução Francesa Empty Revoluções inglesas e Revolução Francesa

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 22 maio 2017, 09:50

(UEMG–2008) Leia, a seguir, o trecho de uma crítica de Jean-Jacques Rousseau, contrapondo-se à concepção de estado de natureza, na perspectiva de Thomas Hobbes:
Sobretudo, não vamos concluir, como Hobbes, que o homem, por não ter nenhuma idéia de bondade, seja naturalmente mau [...] Refletindo sobre os princípios que estabelece, esse autor deveria dizer que o estado de natureza, sendo aquele em que o cuidado de preservação é o menos prejudicial à de outrem, consequentemente era o mais favorável à paz e o mais conveniente ao gênero humano.
ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre a origem e os
fundamentos da desigualdade entre os homens.
Coleção Os Clássicos da Política. Editora UNB.
São Paulo: Ática, 1989. p. 73.


Comparando as Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa, no século XVIII, indique a alternativa que apresenta a explicação CORRETA para as diferentes percepções sobre as respectivas revoluções.


A) Os conflitos desenvolvidos na Inglaterra foram desencadeados por forças populares desesperadas e famintas, que formaram exércitos organizados no interior, enquanto que a questão, na França, se consolidou por um conflito entre grupos da nobreza.


B) Na Inglaterra, os movimentos puritanos defenderam uma restauração da paz e do estado de ordem, baseados no resgate religioso e moral do país, enquanto, na França, o estado de natureza foi desencadeado a partir dos abusos cometidos pelos vícios da sociedade de Corte.


C) A expansão das propriedades de terra concentradas na nobreza inglesa permitiram que grupos de operários se concentrassem nas periferias, proporcionando conflitos urbanos sangrentos, enquanto, na França, o campesinato desenvolveu táticas de guerrilha aguardando as tropas do rei, oriundas de Paris.


D) O Estado, na Inglaterra, garantiu a ordem através do Parlamento, que se associou ao rei, dando ao país um estado civil constituído, enquanto que, na França, o rei cooptou a nobreza de espada, oferecendo-lhe terras que pertenciam ao campesinato.




"(...) baseados no resgate religioso" Religioso??? Os movimentos puritanos não eram contra a Igreja, por que ela representava um empecilho para o crescimento da burguesia??
Pra mim, a letra D) seria a mais coerente...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Revoluções inglesas e Revolução Francesa Empty Re: Revoluções inglesas e Revolução Francesa

Mensagem por Nina Luizet Dom 28 maio 2017, 20:41

A alternativa D é uma excelente distratora.

 O problema é que o Estado francês não cooptou a nobreza oferecendo-a as terras do campesinato, justamente porque essa parcela social não detinha nenhuma terra, sendo totalmente alijada frente aos dogmas feudais vigentes na época. Sendo assim, a Igreja, pertencente ao segundo Estado, juntamente a estrutura real detinha e concentrava as terras, concedida a exploração pelo campesinato sob alegações e crivos pré estabelecidos, tais quais a talha, a banalidade e a corveia.  

No que tange a Revolução Inglesa, os movimentos puritanos, principalmente na época da guerra civil 1641-1649, instauraram um regime dito Commonwealth, o qual fundamentava-se na estruturação parlamentar e na negação frente a origem divina do rei, sepultando o principio égide do absolutismo. Aqui, não entra em cena se os puritanos apoiavam ou não a Igreja, mas sim que a própria doutrina puritanista trazia consigo a resignação moral e a ascese (procure ler sobre Weber) .
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos