PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Indução eletromagnética

2 participantes

Ir para baixo

Indução eletromagnética Empty Indução eletromagnética

Mensagem por aksn999 Sex 09 Dez 2016, 22:08

Um fio condutor rígido de massa igual a 200 g e comprimento L=20 cm é ligado ao restante do circuito através de contatos deslizantes sem atrito, como mostra a figura abaixo. O plano da figura é vertical. Inicialmente, a chave está aberta. O fio condutor é preso a um dinamômetro e se encontra em uma região com campo magnético de módulo B = 1,0T, entrando perpendicularmente no plano da figura. Com base nessas informações, faça o que se pede. 
Indução eletromagnética 1491dap



a) Calcule a força medida pelo dinamômetro com a chave aberta, estando o fio rígido em equilíbrio. R=2N 

b) Determine a direção e a intensidade da corrente elétrica no circuito após o fechamento da chave, sabendo-se que o dinamômetro passa a indicar leitura igual a zero.
R= Para que o dinamômetro indique leitura igual a zero é necessário que a força magnética tenha mesmo módulo, mesma direção, mas sentido contrário à força peso. Esta situação é alcançada com a corrente percorrendo o circuito no sentido horário, ou seja, sentido contrário ao indicado pela posição da pilha da figura do texto. A intensidade desta corrente pode ser determinada igualando-se o módulo da força magnética com o módulo da força peso: i=10A

c) Calcule a tensão da bateria, sabendo-se que a resistência total do circuito é de 6,0 Ω.
Aplicando a Lei de Ohm: V =Ri V =6x10A=60


Minha dúvida é na letra C, pessoal. Se a corrente de 10A vai no sentido contrário da pilha, essa pilha não funciona como um receptor? Porque então pode calcular a sua ddp pela lei de Ohm? Eu tentei fazer assim: fem induzida= fcem pilha + Ri; porém não dá pra encontrar a fcem induzida porque não temos a variação do fluxo nem a velocidade do fio... Alguém me ajuda aqui? 
aksn999
aksn999
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Indução eletromagnética Empty Re: Indução eletromagnética

Mensagem por Euclides Sáb 10 Dez 2016, 22:27

Indução eletromagnética Fig

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos