PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caminhos para combater a homofobia

2 participantes

Ir para baixo

Caminhos para combater a homofobia Empty Caminhos para combater a homofobia

Mensagem por PASTRANA Qua 30 Nov 2016, 16:46

Intolerância,desrespeito,agressões,tabu.Atualmente,é notável o aumento da violência contra os homossexuais,
justamente em uma nação que foi formada pela miscigenação de povos e culturas.Divergindo da sua formação étnico-cultural o país mancha seu passado com a persistência de sentimentos de ódio e desrespeito.Nesse cenário,os homo afetivos possuem seus direitos suprimidos,seja pela lenta mentalidade social,seja pela falta de políticas públicas direcionadas ao tema.

   Sob a ótica de Pierre Bordieu existe um tipo particular de violência sem coação física,a violência simbólica.De maneira análoga,pode se relacionar as diversas formas de agressão devido à opção sexual na teoria do sociólogo,pois os danos proporcionam perdas psicológicas e morais ao indivíduo.Historicamente,a humanidade presenciou atitudes deploráveis de intolerância,por exemplo,no anti-semitismo nazista.A perseguição e o desrespeito mostram-se práticas banais que só geram perdas humanas,culturais e psicológicas.

   Ademais,o intenso sentimento de rejeição e críticas aos homossexuais deve ser combatido.O passo fundamental para mudar essa mentalidade social é a educação.O acesso a um ensino que respeite as diversidades e ideologias de gênero permitirá,em um futuro próximo,mudar o atual panorama da homofobia no Brasil.Entretanto, a fiscalização possui um papel importantíssimo para a denúncia de crimes e para coibir novos atos de discriminatórios,pois são comuns muitos casos de agressão não serem efetivamente denunciados pela falta de delegacias especializadas.

   Dado o exposto,medidas para contornar a homofobia são imprescindíveis.Dessa forma,o Governo Federal deve 
 ampliar o número de delegacias com atendimento especial a crimes contra homossexuais nas esferas estaduais e municipais do poder,além de implementar matérias que abordem o tema nas escolas,para assim formar novos cidadãos que equalizem os direitos e deveres no exercício maduro das relações interpessoais.



Avaliem segundo às competências do Enem.Grato.

Obs: depois do deve no ultimo parágrafo está desalinhado não consegui mudar a formatação aqui

PASTRANA
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2016
Idade : 25
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Caminhos para combater a homofobia Empty Re: Caminhos para combater a homofobia

Mensagem por Diego A Seg 05 Dez 2016, 14:51

Intolerância, desrespeito, agressões, tabu. Atualmente, é notável o aumento da violência contra os homossexuais, justamente em uma nação que foi formada pela miscigenação de povos e culturas. Divergindo da sua formação étnico-cultural o país mancha seu passado[?] com a persistência de sentimentos de ódio e desrespeito. Nesse cenário, os homo afetivos possuem seus direitos suprimidos, seja pela lenta mentalidade social, seja pela falta de políticas públicas direcionadas ao tema.

Sob a ótica de Pierre Bordieu[,] existe um tipo particular de violência sem coação física, a violência simbólica. De maneira análoga[1], pode se relacionar as diversas formas de agressão devido à opção sexual na teoria do sociólogo, pois os danos proporcionam perdas psicológicas e morais ao indivíduo. Historicamente, a humanidade presenciou atitudes deploráveis de intolerância, por exemplo, no anti-semitismo nazista. A perseguição e o desrespeito mostram-se práticas banais que só geram perdas humanas, culturais e psicológicas. [2][3]

Ademais, o intenso sentimento de rejeição e críticas aos homossexuais deve ser combatido. O passo fundamental para mudar essa mentalidade social é a educação. O acesso a um ensino que respeite as diversidades e ideologias de gênero permitirá, em um futuro próximo, mudar o atual panorama da homofobia no Brasil. Entretanto, a fiscalização possui um papel importantíssimo para a denúncia de crimes e para coibir novos atos de discriminatórios, pois são comuns muitos casos de agressão não serem efetivamente denunciados pela falta de delegacias especializadas.

Dado o exposto, medidas para contornar a homofobia são imprescindíveis. Dessa forma, o Governo Federal deve ampliar o número de delegacias com atendimento especial a crimes contra homossexuais nas esferas estaduais e municipais do poder, além de implementar matérias que abordem o tema nas escolas, para assim formar novos cidadãos que equalizem os direitos e deveres no exercício maduro das relações interpessoais.

__________________________
[1] Análogo a que? você apresentou um conceito, não um exemplo. Agora me lembro que você fez o mesmo no tema Intolerância Religiosa, você precisa de outro conectivo para prosseguir nessa situação. Confira nessa tabela, você deve tê-la impressa, se possível, para usar sempre que precisar: QUADRO DE ELEMENTOS COESIVOS
[2] Reescreva o parágrafo que você terá melhor noção do que desejava expressar e assim vai conseguir corrigir os erros.
[3] O anti-semitismo nazista tem suas bases no objetivo de se fundar uma raça pura, a raça ariana, e isso está ligado a utopia de homogenização social, de tal forma que líderes podem colocar a vida de muitas pessoas em risco no caminho para construirem o país "perfeito". Na história tivemos vários exemplos disso, desde a formação de um país "branco", ou então de civilizar toda a humanidade (contexto imperialista e das descobertas das teorias científicas), até mesmo bíblicos. Acho que seria legal ligar algum ponto disso com o tema.

*Espero para dar nota na reescrita.

PASTRANA escreveu:Obs: depois do deve no ultimo parágrafo está desalinhado não consegui mudar a formatação aqui

Você não está dando espaço depois do ponto e da vírgula, isso gerou o problema citado. Observe:

Sem espaçamento, como fica o texto
"nazista.A perseguição e o desrespeito mostram-se práticas banais que só geram perdas humanas,culturais e psicológicas."

Com espaçamento:
"nazista. A perseguição e o desrespeito mostram-se práticas banais que só geram perdas humanas, culturais e psicológicas."

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos