PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM )

2 participantes

Ir para baixo

caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM ) Empty caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM )

Mensagem por murilottt Sex 27 Set 2019, 17:01

            A obra “ Baseados em Fatos Reais”, do grupo Detentos do Rap, retrata a trágica história de um jovem que morreu em consequência de uma infecção por Aids( Síndrome da deficiência imunológica). De maneira análoga, tal questão transcende a arte e mostra-se presente na realidade brasileira. As DSTs ( doenças sexualmente transmissíveis) surgiram no Brasil, de forma assustadora, na década de 80, como existia pouca informação e conhecimento científico sobre o assunto, muitas pessoas morreram, incluindo famosos como Cazuza e Renato Russo. Apesar de atualmente existir uma sociedade muito mais informada, o problema voltou a assolar no país no século 21, a ponto de o Ministério da Saúde decretar epidemia em 2016. Com isso convém analisar as principais causas para  a epidemia, que são a não mais mortalidade da doença e a propagação do sexo de maneira deturpada, de a modo a propor possíveis caminhos para combater esse mal.
            Em primeiro plano, cabe abordar o motivo do aumento dessas doenças. Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2013, mais de 20% dos entrevistados acham que a Aids tem cura. Ao contrário da década de 80, atualmente há  muito tratamento para Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a gonorreia. Portanto, na atualidade, se infeccionar com essas doenças não é mais caso de mortalidade. Tal fato  gerou uma falsa sensação de proteção aos jovens, conforme explicito na pesquisa e em consequência disso, muitos não estão mais se preocupando com a prevenção.
            Paralelo a isso, outro fator que corrobora com a disseminação das DSTs, é a falta de uma comunicação adequada sobre sexualidade na maioria das famílias e escolas. Visto que muitos adolescentes realizam seu primeiro atual sexual sem orientação alguma. Segundo Imannuel Kant, “ o ser humano é aquilo que a educação faz dele “. Desse modo, como a maioria d as pessoas se educam sobre o sexo através da mídia,  sob um viés de entretenimento, muitas não aprendem sobre a alta responsabilidade que a vida sexual traz, como o uso de preservativos. Sendo assim, torna-se evidente a necessidade de tomar medidas conscientizadoras.
            Em suma, cabe as escolas, em parceria com as famílias e as prefeituras, fazer campanhas de conscientização a cerca da importância do uso de preservativos por meio de palestras com profissionais da sáude em ambientes escolares. Além de incluir disciplinas de educação sexual nas grades curriculares desde o quinto ano. A fim de reduzir o número de casos de DSTs no Brasil. Assim,  tristes histórias, como a relatada na música do grupo Detentos do Rap, serão evitadas.


--/--


Comentários:


Achei o primeiro parágrafo meio truncado, com muitos períodos, será que isso descontaria minha nota?
Achei o argumento de autoridade do Kant no terceiro parágrafo meio forçado, será que daria pra colcoar ele de maneira melhor? Ou citar outro filósofo no lugar?
Consegui detalhar bem a Proposta de intervenção?
murilottt
murilottt
Jedi
Jedi

Mensagens : 369
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 24
Localização : São Paulo- SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM ) Empty Re: caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM )

Mensagem por Dr.Astro Sex 27 Set 2019, 19:03

             A obra “ Baseados em Fatos Reais”, do grupo Detentos do Rap, retrata a trágica história de um jovem que morreu em consequência de uma infecção por Aids( Síndrome da deficiência imunológica) Síndrome da imunodeficiência adquirida(AIDS). De maneira análoga, tal questão transcende a arte e mostra-se presente na realidade brasileira. As DSTs ( doenças sexualmente transmissíveis) doenças sexualmente transmissíveis(DSTs) surgiramno Brasil, de forma assustadora, na. Na década de 80, como existia pouca informação e conhecimento científico sobre o assunto, muitas pessoas morreram, incluindo famosos como Cazuza e Renato Russo. Apesar de atualmente existir uma sociedade muito mais informada, o problema voltou a assolar no o país no século 21, a ponto de o Ministério da Saúde decretar epidemia em 2016. Com isso convém analisar as principais causas para a epidemia, que são a não mais mortalidade da doença que, entre elas, está a desconsideração dos efeitos nocivos das doenças e a propagação do sexo de maneira deturpada, de a modo a propor possíveis caminhos para combater esse mal.
            Em primeiro plano, cabe abordar o motivo do aumento dessas doenças. Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2013, mais de 20% dos entrevistados acham que a Aids tem cura. Ao contrário da década de 80, atualmente há muito tratamento para Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a gonorreia. Portanto, na atualidade, se infeccionar com essas doenças não é mais caso de mortalidade há vários métodos para se atenuar as consequências da infecção por doenças sexuais. Tal fato gerou uma falsa sensação de proteção aos dos jovens, conforme explicito na pesquisa e, em consequência disso, muitos não estão mais se preocupando com a prevenção.
            Paralelo a isso, outro fator que corrobora com a disseminação das DSTs,(aqui não tem vírgula, você está separando o sujeito do verbo) é a falta de uma comunicação adequada sobre sexualidade na maioria das famílias e escolas. Visto que muitos adolescentes realizam seu primeiro atual ato sexual sem orientação alguma. Segundo Imannuel Kant, “ o ser humano é aquilo que a educação faz dele “.Desse modo, . Esses resultados podem ser observados a partir do filósofo Immanuel Kant, o qual observou a influência da educação na construção ética do indivíduo: "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Tendo em vista esse pensamento, há vários efeitos deletérios que vão de encontro com os aspectos educacionais, pois como a maioria das pessoas se educam sobre o sexo através da mídia,(aqui não tem vírgula) sob um viés de entretenimento, muitas não aprendem sobre a alta responsabilidade que a vida sexual traz, como o uso de preservativos. Sendo assim, torna-se evidente a necessidade de tomar medidas conscientizadoras.
            Em suma, cabe as às escolas, em parceria com as famílias e as prefeituras, fazer campanhas de conscientização a cerca acerca da importância do uso de preservativos por meio de palestras com profissionais da sáude saúde em ambientes escolares. Além disso, é imprescindível de incluir disciplinas de educação sexual nas grades curriculares desde o quinto ano. A fim de reduzir o número de casos de DSTs no Brasil. Assim, tristes histórias, como a relatada na música do grupo Detentos do Rap, serão evitadas.

COMPETÊNCIA 1

Dominar modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Citei alguns erros de concordância, regência, sintaxe e pontuação ao longo do texto. Se tiver alguma dúvida, estou à disposição.
NOTA: 120



COMPETÊNCIA 2

Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Seu texto possui recursos socioculturais produtivos. Você abordou temas interdisciplinares em vários pontos.
Nota:200



COMPETÊNCIA 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa da sua tese.

Você compreendeu a proposta e o tema e soube construir argumentações com base no assunto que foi dado.
Entretanto, você pecou na questão da organização. A introdução está muito grande. Tente apresentar o problema de forma mais dinâmica e a conclusão deve ter o mesmo número de linhas que a introdução. Portanto, você perde pontos na questão estética da prosa dissertativa exigida.
Além disso, acho que você se perdeu um pouco na questão da mortalidade dessas doenças. Você disse na introdução que está acontecendo uma epidemia por causa da não mortalidade da doença(???). Isso é meio que sem coerência. E também, você escreveu que não é mais caso de mortalidade no desenvolvimento. Com isso, você está retirando a importância do próprio texto de ser um meio de intervenção do problema, além do fato de as doenças causarem altas mortalidades sim. 
[size=13]NOTA:160[/size]

COMPETÊNCIA 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Você utilizou bons recursos coesivos. Mas, em alguns casos que eu intervi no texto acima, faltou alguns conectivos e/ou você usou conectivos errados. 
NOTA:180



COMPETÊNCIA 5

Proposta de Intervenção.

Sua proposta está completa. Tem agente, meio, modo, ação e finalidade. Entretanto a ação abordada é de pouca eficácia, pois as intervenções que você apresentou já são realizadas, além do ensino sexual desde o 5º ano já acontecer. Então você perde ponto na questão da autoria e originalidade

[size=13]NOTA: 180


Portanto, somado tudo, nota 840.
[/size]
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM ) Empty Re: caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM )

Mensagem por murilottt Sex 27 Set 2019, 23:32

Muito obrigado pelas dicas!  Very Happy
murilottt
murilottt
Jedi
Jedi

Mensagens : 369
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 24
Localização : São Paulo- SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM ) Empty Re: caminhos para combater a epidemia de DSTs ( ENEM )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos