PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFPR) Equilíbrio Químico

2 participantes

Ir para baixo

(UFPR) Equilíbrio Químico Empty (UFPR) Equilíbrio Químico

Mensagem por Giovana Martins Sáb 24 Set 2016, 16:25

O bicarbonato de sódio é um produto químico de grande importância. Ele possui diversas aplicações, sendo largamente utilizado como antiácido, para neutralizar a acidez estomacal, e como fermento químico, na produção de pães, bolos etc. Nos EUA, a produção industrial do bicarbonato de sódio utiliza o método de extração do mineral Trona. Já no Brasil e vários países da Europa, o bicarbonato de sódio é produzido industrialmente pelo Processo Solvay, um dos poucos processos industriais não catalíticos. Esse processo consiste em duas etapas. Na primeira, a salmoura é saturada com amônia. Na segunda, injeta-se gás carbônico na salmoura saturada, o que provoca a precipitação do bicarbonato de sódio. As duas etapas podem ser descritas pelas duas equações a seguir:


(UFPR) Equilíbrio Químico 1zqfwih


Sobre essas etapas, responda: 

A) Por que se adiciona amônia na primeira etapa do processo? 
B) Utilizando as informações fornecidas e os conceitos do Princípio de Le Chatelier, que condições experimentais de temperatura e pressão favorecerão maior eficiência do processo nas duas etapas? 

Gostaria de tirar uma dúvida quanto a letra B. Por ser uma questão discursiva, eu poderia resolvê-la desta maneira:

- Somarei ambas as equações e as suas respectivas entalpias:

(UFPR) Equilíbrio Químico 169gew8


Assim, pelo Princípio de Le Chatelier, verifica-se que em um aumento da temperatura do sistema haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido de formação de bicarbonato. Também pelo Princípio de Le Chatelier, o aumento da pressão favorece a formação de bicarbonato.

Minha dúvida é somente com relação a parte em que eu somo às equações. Eu posso fazer isso?

Resposta que eu vi na internet:

Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7647
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPR) Equilíbrio Químico Empty Re: (UFPR) Equilíbrio Químico

Mensagem por Ashitaka Sáb 24 Set 2016, 21:25

Não sei bem o que quis dizer com aquele 4 V e 2 V, mas se for para analisar a relação volume/pressão/deslocamento, está errado.
E não, não pode somar as equações, pois simplesmente não faz sentido. Não são etapas consecutivas que formam uma global. São reações independentes.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPR) Equilíbrio Químico Empty Re: (UFPR) Equilíbrio Químico

Mensagem por Giovana Martins Sáb 24 Set 2016, 21:35

Obrigada pela atenção, Ashitaka.

"E não, não pode somar as equações, pois simplesmente não faz sentido. Não são etapas consecutivas que formam uma global. São reações independentes."

Muito obrigada, era isso mesmo que eu queria saber.

Ashitaka, com relação a parte do 4 V e do 2 V, eu utilizei isto para analisar a influência da pressão sobre o equilíbrio químico. Sério que isso está errado O.o? Sempre vi isso nos livros, resoluções de cursinhos etc :scratch: . Sem utilizar esse artifício, como eu poderia analisar a influência da pressão sobre um equilíbrio químico?
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7647
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPR) Equilíbrio Químico Empty Re: (UFPR) Equilíbrio Químico

Mensagem por Ashitaka Sáb 24 Set 2016, 22:04

Disponha!

Você está equivocada, pois a análise de volume é feita tendo em vista apenas os entes gasosos. No caso da primeira reação, há 1 mol gasoso no reagente e 0 no produto. O aumento da pressão desloca, portanto, para direita. É assim que se analisa... tem que ver qual lado tem maior número de mol gasoso.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPR) Equilíbrio Químico Empty Re: (UFPR) Equilíbrio Químico

Mensagem por Giovana Martins Sáb 24 Set 2016, 22:22

Ah, é mesmo. Preciso revisar a teoria... Estou esquecendo coisas básicas Shocked. Novamente, obrigada.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7647
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPR) Equilíbrio Químico Empty Re: (UFPR) Equilíbrio Químico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos