PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFRN.

3 participantes

Ir para baixo

UFRN. Empty UFRN.

Mensagem por M190599 Ter 16 Ago 2016, 18:27

– Os dois mecanismos biológicos que permitiram
às sementes conquistarem o tempo e o espaço, garantindo,
assim, o sucesso das angiospermas, respectivamente, foram
a) dormência e germinação.
b) dispersão e dormência.
c) dormência e distribuição ao acaso. 
d) germinação e dormência.
e) distribuição aleatória e dispersão.
M190599
M190599
Iniciante

Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 24
Localização : Belém, PA

Ir para o topo Ir para baixo

UFRN. Empty Re: UFRN.

Mensagem por estraveneca Ter 16 Ago 2016, 20:05

Como ele menciona angiospermas, há frutos contendo as sementes. Por isso a melhor alternativa, ao meu ver, seria a letra B. Você tem capacidade de alcance variado e resistência às variações climáticas pela dormência, havendo possibilidade de germinação diante das condições adequadas.
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFRN. Empty Re: UFRN.

Mensagem por hugo araujo Ter 16 Ago 2016, 20:25

Estraveneca, perceba que a alternativa fala respectivamente. 


Pra conquista do tempo eu pensaria em dormência, pois assim o vegetal tem a capacidade de germinar no momento mais ideal.

E para conquista do espaço eu pensaria em distribuição ao acaso, lembra das várias formas de dispersão das sementes, como:

- Mirmecocoria - dispersão por formigas.
- Ictiocoria - dispersão por peixes.
- Saurocoria - dispersão por répteis.
- Ornitocoria - dispersão por pássaros.
- Mamaliocoria - dispersão por mamíferos.
- Quiropterocoria - dispersão por morcegos.
- Antropocoria - dispersão pelo homem.

Fonte: http://alunosonline.uol.com.br/biologia/dispersao-frutos-sementes.html

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

UFRN. Empty Re: UFRN.

Mensagem por estraveneca Ter 16 Ago 2016, 21:15

Fui displicente com o respectivamente mesmo, nem sequer o havia notado, devido ao cansaço do fim do dia. Mas ainda não tenho certeza de que me convenci acerca da ordem... Note que dispersão e distribuição ao acaso são essencialmente a mesma coisa. Não gosto, inclusive, desse termo, mas para fins práticos na questão são essencialmente a mesma coisa, resta apenas decidir qual a ordem correta. 


Achei aqui algo interessante, que nem conhecia, mas que pode nos ajudar na questão:

Dormência inata descreve a dormência que se encontra presente imediatamente após a paragem do crescimento do embrião, quando a semente se encontra na planta mãe.  Esta dormência já existe, portanto, quando colhemos as sementes.  Este tipo de dormência impede a semente de ter uma germinação vivípara, bem como, durante algum tempo após o amadurecimento e a colheita das sementes.  Existe sempre alguma variação na duração do período de dormência das sementes de uma planta (polimorfismo).
Dormência induzida descreve a dormência que resulta de se fornecerem condições para a semente germinar (ex. água) mas por ser desfavorável qualquer factor ambiental a semente não germina, e persiste dormente, mesmo que se remova o factor inibitório da germinação.
Dormência forçada descreve a dormência que resulta das condições em que as sementes viáveis não germinam por alguma limitação ambiental mas que germinam após a remoção do factor inibitório da germinação

De acordo com esse novo conhecimento, se forem consideradas as acepções de dormência II e III eu teria razão. Caso a primeira seja adotada, você estaria certo. Eu não conhecia a primeira nem a segunda. Por isso que pensei que é possível que você tem lá seu vento ou quaisquer formas jogando-as para longe e de lá elas brotam quando conveniente, sendo a dormência um fator posterior.

Vejamos o que sucede da sua réplica ou de outro colega mais experiente. Aliás, qual o gabarito oficial da questão?
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFRN. Empty Re: UFRN.

Mensagem por hugo araujo Ter 16 Ago 2016, 21:36

Sem o gabarito fica difícil. 

Tem uma historinha de que alguns grãs de trigo encontrados na tumba de uma múmia de milhares de anos germinou após serem colocados em ambiente adequado...

Imagina uma árvore de amora na Bahia. Um passarinho imediatamente antes de fazer sua migração para o sul do país decide fazer um lanchinho de amora. Chegando no seu destino bate aquela vontade no passarinho de fazer as suas necessidades... a sementinha da amora cai por um acaso em um local propício para a sua germinação.  Será que a amora programou essa dispersão para um local tão distante ou tudo ocorreu por um acaso ? fico com a segunda opção.

A historinha está bem fraca, não sei se ocorre isso com sementes de amora (hsuahsuahsua), inventei essa história só pra elucidar o fato.

Eu acho que é mais ou menos por ai.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

UFRN. Empty Re: UFRN.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» (UFRN)
» UFRN...
» UFRN
» (UFRN)
» (UFRN)

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos