PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFRN)

2 participantes

Ir para baixo

(UFRN) Empty (UFRN)

Mensagem por digoferrari1995@gmail.com Sex 22 Fev 2013, 18:14

Dentre as criações da mente humana, a Física Moderna assegurou um lugar de destaque, constituindo-se em um dos grandes suportes teóricos no processo de criação tecnológica e tendo repercussão cultural na sociedade. Uma análise histórica revela que um dos pilares do desenvolvimento dessa área da Física foi o cientista dinamarquês Niels Bohr, o qual, em 1913, apresentou um modelo atômico que estava em concordância qualitativa com vários dos experimentos associados ao espectro do átomo de hidrogênio. Uma característica de seu modelo é que alguns conceitos clássicos são mantidos, outros rejeitados e, em adição, novos postulados são estabelecidos, apontando, assim, para o surgimento de um novo panorama na Física.
No modelo proposto por Bohr para o átomo de hidrogênio, o átomo é formado por um núcleo central e por uma carga negativa (elétron) que se move em órbita circular em torno do núcleo devido a ação de uma força elétrica (força de Coulomb). O núcleo, parte mais massiva, é constituído pela carga positiva (próton). Esse modelo garante a estabilidade do átomo de hidrogênio e explica parte significativa dos dados experimentais do seu espectro de emissão e absorção. A estrutura de átomo proposta por Niels Bohr apresenta níveis discretos de energia, estando o elétron com movimento restrito a certas órbitas compatíveis com uma regra de quantização do momento angular orbital, L, (L=n.h/2p(pi), em que n é um número inteiro e h é a constante de Planck).
No entendimento de Bohr, quando o elétron sai de um nível de maior energia para outro menos energético, a diferença de energia é emitida na forma de fótons (partícula cujo momento linear, P, pode ser calculado pela expressão P = E/c, em que E é a energia do fóton e c é a velocidade da luz no vácuo). A análise de tal emissão de fótons constitui parte relevante na verificação da confiabilidade do modelo atômico proposto.
Considerando o texto acima como um dos elementos para suas conclusões,

b) obtenha uma expressão analítica para a velocidade de recuo, Vr, de um átomo de hidrogênio livre, quando um fóton é emitido por ele após a transição de um elétron do primeiro nível excitado (energia E) para o estado fundamental (energia E³).
Expresse o resultado em função de: E³, E, c e Mh, em que Mh é a massa do átomo de hidrogênio após a liberação do fóton.
digoferrari1995@gmail.com
digoferrari1995@gmail.com
Jedi
Jedi

Mensagens : 275
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo, SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFRN) Empty Re: (UFRN)

Mensagem por Thálisson C Sáb 07 Fev 2015, 12:17


____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» (UFRN)
» UFRN...
» UFRN
» UFRN.
» (UFRN)

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos