PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Propriedades físicas - compostos orgânicos II

2 participantes

Ir para baixo

Propriedades físicas - compostos orgânicos II Empty Propriedades físicas - compostos orgânicos II

Mensagem por hugo araujo Ter 17 maio 2016, 19:15

Quanto maior a força intermolecular de uma molécula orgânica, maiores serão os seus pontos de fusão e de ebulição e a sua solubilidade em água.




Eu considerei essa afirmação como sendo falsa, mas segundo o gabarito do exercício ela é verdadeira.

Podemos fazer essa generalização entre força e solubilidade ?

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades físicas - compostos orgânicos II Empty Re: Propriedades físicas - compostos orgânicos II

Mensagem por Marcelo F Ter 17 maio 2016, 21:35

eu não sei porque você anda com questionamentos a respeito desse tipo de coisa, mas deixa eu dizer uma coisa importante para que você guarde para sempre a respeito da química e de todas as demais ciências exatas:

Todo o conhecimento científico não é apenas teórico em uma ciência exata, a sua verdadeira fonte é o fundamento experimental. Em química essas generalizações são perigosas, e na verdade as observações desse tipo de característica surge de fatos observados, que posteriormente são explicados através de teorias. 

Não é sempre verdade o que está escrito nessa frase. Quando se fala em ponto de fusão, por exemplo, fatores como superfície de contato da molécula, polaridade e se a estrutura é ou não cristalina (energia de rede presente não)

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades físicas - compostos orgânicos II Empty Re: Propriedades físicas - compostos orgânicos II

Mensagem por hugo araujo Ter 17 maio 2016, 21:52

São as questões que me forçam a fazer esses questionamentos. Eu não concordo que quanto maior as forças intermoleculares maior será a solubilidade em água. 

Mas, segundo a banca avaliadora que elaborou essa questão, essa afirmativa é verdadeira.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades físicas - compostos orgânicos II Empty Re: Propriedades físicas - compostos orgânicos II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos