PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não estudar física e matemática para o enem

+3
Matematizai
Sinal
Fantasma do Vest
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por Fantasma do Vest Sex 22 Abr 2016, 12:12

Relembrando a primeira mensagem :

Fala galera, tudo bem?

Eu comprei a coleção do Gelson Iezzi, Fundamentos da Matemática Elementar, e a do Ramalho, Nicolau e Toledo, Fundamentos da Física, porém esses dois livros estão me tomando muito tempo, eu passo praticamente um dia inteiro lutando para resolver 10 exercícios. O problema é que tenho dificuldade em exatas.

Se eu dar mais ênfase em humanas, biológicas e redação, seria possível conseguir uma vaga em medicina sem estudar essas duas matérias? (Cotista com modalidade 4 ou 3 se não me engano)

Fantasma do Vest
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 28
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo


Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por hugo araujo Sex 22 Abr 2016, 19:37

Por enquanto não da pra pensar em meritocracia no Brasil em determinadas situações. Desigualdades históricas ainda persistem no país. Pense em uma corrida de bicicleta onde quem ganha larga 10 metros a frente de quem perde. Por isso essas políticas afirmativas são necessárias.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por Convidado Sex 22 Abr 2016, 20:32

Vestibular nunca foi justo. Concordo com os argumentos... mesmo assim o enem ainda não é um prova conteudista e se negar ou não querer não estudar  uma matéria e ainda assim passar é complicado hehehe

Mas concordo com os argumentos, eu sei muito bem a dificuldade desgraçada de ir de 730~para 780~ e olha que sou de particular e mesmo assim sou pobre e nem cheguei a ir na escola top daqui do meu estado, só nas médias. Se for olhar, algumas escola militares são melhores se duvidar(pública). 

Minha mãe é cotista e eu não ... ela tirou 510 e passou em uma federal(últimas repescagens). Foi uma dificuldade e sorte extrema... mas ela é bem mais velha que eu e a educação do tempo dela foi diferente, por áreas. Mas ela trabalhava e ainda estudava.

Concordo com cota e discordo também.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por hugo araujo Sex 22 Abr 2016, 20:57

O fato do enem ser uma prova mais contextualizada e reflexiva, não significa que ela seja menos conteudista. Ao meu ver, a prova do enem não é decoreba como certos vestibulares que exigem apenas aplicação de fórmulas, por exemplo. 

Perceba, você estudou em escola particular, mesmo não sendo das melhores, está tendo dificuldades para evoluir sua nota. Imagine as pessoas que estudam em escolas localizadas em comunidades ou zonas pouco urbanas, onde faltam referencias, estruturas e bons profissionais e mesmo assim almejam profissões concorridas como engenharias, medicina, direito etc. Por isso, a partir de hoje, não tire o mérito das pessoas que são aprovadas pelas cotas, como a sua mãe. No caso dela talvez pode ter sido um grande desafio tirar 500 pontos, isso significa, por exemplo, que ela não zerou a redação e ao meu ver isso já é um ponto positivo, pois, como sabemos, a escrita é um grande desafio em uma sociedade que não tem hábitos de leitura.


Última edição por hugo araujo em Sex 22 Abr 2016, 22:51, editado 2 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por Convidado Sex 22 Abr 2016, 21:09

Eu poderia te dar o exemplo de uma menina que passou em medicina lá nos cafundós, mas gente inteligente e dedicados são raros(por exemplo sou persistente mas a inteligencia não ajuda muito hahauhahuauha). Por isso não vou contra argumentar nisso.

Porém, tudo tem limite hehehehe  

Respeito os "coleguinhas"(faculdade), por exemplo, que são cotista(não pergunto nota e trato como iguais), mas que é tenso , é. ^^

Aqui na comunidade não vai ser diferente, mas acredito que tem que ter um mínimo de compromisso do vestibulando, ainda mais com um curso tão concorrido.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por _Arthur_ Sex 22 Abr 2016, 22:20

Claro que tem que ter compromisso, claro que tem que se esforçar, claro que tem que estudar todas as matérias, inclusive física e matemática, senão não vai passar em medicina numa universidade federal, tendo cota ou não. JaJacs, não tem por que se revoltar, se o autor do tópico não estudar todas as matérias, ele não vai passar, mesmo tendo cota.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por Diaz Sáb 23 Abr 2016, 14:44

O grande problema das Cotas é que é uma boa ideia executada de uma maneira bem errada ( assim como muitos outras leis/projeto nos Brasil ). Não sou totalmente contra cotas. As cotas são uma boa ideia sim de ''diversificar" as faculdade públicas brasileiras, porém devem ser vistas como uma solução de curto prazo, não de longo prazo. Pq ao mesmo tempo que as pessoas que lutam por cotas não lutam por projetos de lei que desenvolvam a educação? existem infinitas maneiras melhores de equilibrar a balança de nível educacional, por exemplo pq ao invés de ficarem exigindo cotas na USP, pq n pedem que o governe subsidie os estudos de estudantes pré-vestibular em cursinhos como o Poliedro, Elite, FB? já pensou se em cada turma pré vestibular de medicina tivesse 10 alunos patrocinados pelo governo? Pq n pedem para aumentar o número de Institutos Federais e Colégios Militares? Mas infelizmente a solução mais fácil e comoda é pedir cotas pro famoso estado babá brasileiro. Cota deveria ser o último dos recursos e dos casos. Mas é usado como solução principal, criando esse famoso comodismo brasileiro. "Ah pq estudar agora no primeiro ano? Se sei que no terceiro terei cota". Outra falha é a cota racial, não existe justificativa para isso. Muitos falam em compensação histórica, mas é justo eu ''pagar'' por um crime que ''possivelmente'' algum ''antepassado'' meu cometeu? Outra argumento que quebra a lógica de cota racial é o que é um cidadão pardo? amarelo? branco? moreno? afrodescendente? A mesma pessoa que é considerada ''morena'' no Rio Grande do Sul pode ser considerada ''Branca'' na Bahia. Sem contar com a questão de miscigenação brasileira, devo eu ser favorecido pela minha descendência indígena que foi escravizada? Ou ser ampla concorrência pela minha descendência escravizadora espanhola?. Cotas sociais como solução curto prazo sim, raciais não.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por Matematizai Ter 03 maio 2016, 19:12

Ah, e tem mais uma coisa. Não estude matemática querendo resolver 100 exercícios por dia. Resolver 10 exercícios difíceis e desafiadores num dia é melhor que resolver 100 exercícios de fixação. Em matemática não se conta tanto a quantidade, mas sim qualidade (por mais contraditório que isso possa parecer).
Matematizai
Matematizai
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 24
Localização : Mato Grosso, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por Matematizai Ter 03 maio 2016, 19:14

PS: Quando disse exercícios de fixação me referi àqueles exercícios do tipo: "Um quadrado tem lado x, qual é a sua área?" que não oferecem nenhum tipo de desafio, só a mera aplicação de fórmulas.
Matematizai
Matematizai
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 24
Localização : Mato Grosso, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por VioletChachki Qui 02 Jun 2016, 16:08

Ciências da Natureza ainda tem Biologia e Química pra abafar a deficiência em Física.. mas vale a pena ler os pontos da física como ótima, potência, essas coisas que sempre caem... Vale a pena. Agora Matemática, sou suspeito porque tenho facilidade.. Não acho muito conteudista. é sempre saber pensar.. E é algo de dom também. Não dá pra eu falar pra vc que seria bom que vc pegasse um livro e estudasse o dia inteiro, porque pode não cair exatamente aquilo.. Muitas vezes o que cai é o bom senso e a análise crítica e dedutiva. A prova de Matemática é mais uma prova que vc manipula até dar alguma coisa.. nem que vc tenha que jogar alternativa por alternativa pra ver qual a resposta certa.. Enfim.. O jeito é treinar. Se você fizer as provas anteriores e forçar o cérebro a desenvolver as questões sem procurar auxílio e você conseguir acertar entre 30 e 35, já é um grande passo. Sempre tem 2 ou 3 impossíveis. Pra mim duas impossíveis da prova do ano passado foram a da campanha de vacinação contra o HPV e aquela das placas de energia solar (eu acho..) Foram as duas únicas pra mim que não faziam muito sentido. Mas não me comprometeram..
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por VioletChachki Qui 02 Jun 2016, 19:11

Além de quê, como disseram, essas matérias dão um bom diferencial
Se você acerta umas 37, você pode conseguir uns 900 em matemática
Vamos lá.. se seu objetivo é uma média simples de 780 nas 5 áreas, esses 900 em matemática seria como se você tivesse os 780 necessários + 120 pra subrir o déficit nas outras áreas. Se você consegue 900 na redação, idem. 780 necessários + 120 pra cobrir déficit. 120 + 120 = 240. Como sobram 3 áres (Linguagens, Humanas e Natureza), os 240 servem pra cobrir déficit de 80 pontos em cada uma dessas. Portanto, ao invés de precisar tirar 780 em cada uma dessas três, você pode tirar 2100 na soma das 3... E aí vem o benefício de ir bem em natureza: dá pra conseguir mais de 700 com um número de acertos considerável.. com uns 35 por exemplo, nesse último, daria pra fazer 720 mais ou menos.. e esses 20 cobririam um déficit em Linguagens, que é mais difícil de atingir essa marca.. enfim, parece complicado, mas é assim que eu penso. Aproveite o máximo que der pra tirar na redação e na matemática porque elas ajudam a inflar sua nota e meio que despreocupam falhas nas outras... veja bem: 880 e 940 em redação são duas notas ótimas. Mas 940 oferece 12 pontos a mais na média do que 880. E pra quem quer medicina, isso é muito considerável. 12 pontos é MUITA coisa.. Então assim, passar sem matemática e ciências da natureza é um caminho mais doloroso. Você precisa contar mais com a sorte.. Já que nem acertando 38 em linguagens é certeza de você conseguir +700
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Não estudar física e matemática para o enem - Página 2 Empty Re: Não estudar física e matemática para o enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos