PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando ocorrem terremotos...

2 participantes

Ir para baixo

Quando ocorrem terremotos... Empty Quando ocorrem terremotos...

Mensagem por pliniotakashi Seg 04 Abr 2016, 11:22

Quando ocorrem terremotos, dois tipos de onda se propagam pela Terra: as primárias e as secundárias. Devido a suas características físicas e do meio onde se propagam, elas possuem velocidades diferentes, o que permite, por exemplo, obter o local de onde foi desencadeado o tremor, chamado de epicentro. Considere uma situação em que ocorreu um terremoto e um aparelho detecta a passagem de uma onda primária às 18h42min20s e de uma secundária às 18h44min00s. A onda primária se propaga com velocidade constante de 8,0 Km/s, ao passo que a secundária se desloca com velocidade constante de 4,5 Km/s. Com base em tais dados, estima-se que a distância do local onde estava o aparelho até o epicentro desse tremor é, aproximadamente, de:
 A) 800 km 
B) 350 km
C) 1.250 km 
D) 1.030 km

pliniotakashi
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 28
Localização : Marília - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando ocorrem terremotos... Empty Re: Quando ocorrem terremotos...

Mensagem por Euclides Seg 04 Abr 2016, 17:18

O intervalo de tempo entre as passagens das ondas é de 100 s




Não se trata de ondulatória, é cinemática. O tópico será movido.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos