Probabilidade e Proporcionalidade
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Probabilidade e Proporcionalidade
Na Mega-Sena, uma aposta em 6 dos 60 números custa R$ 2,00, uma aposta em 8 números custa R$ 56,00 e uma aposta em 10 números custa R$ 420,00.Descreva como você faria para explicar que existe determinada proporcionalidade entre quantidade de números apostados e valor da aposta.
Estrela_36- Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/11/2010
Idade : 51
Localização : Bauru
Re: Probabilidade e Proporcionalidade
Olá,
Creio que o custo de cada aposta em função da quantidade de números apostados é dada por:
..6............. n!
C.... = --------------
..n.......( n-6)! * 6!
aposta com 6 números ->
..6
C.... = 1 aposta -> 1*2 = 2,00
..6
aposta com 7 números ->
..6
C.. = 7
..7
7 apostas -> 7*2 = 14,00
aposta com 8 números ->
..6
C.. = 56
..8
56 apostas -> 56*2 = 108,00
.......
.......
.......
Creio que o custo de cada aposta em função da quantidade de números apostados é dada por:
..6............. n!
C.... = --------------
..n.......( n-6)! * 6!
aposta com 6 números ->
..6
C.... = 1 aposta -> 1*2 = 2,00
..6
aposta com 7 números ->
..6
C.. = 7
..7
7 apostas -> 7*2 = 14,00
aposta com 8 números ->
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C.. = 56
..8
56 apostas -> 56*2 = 108,00
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Jose Carlos- Grande Mestre
- Mensagens : 5551
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 74
Localização : Niterói - RJ
Esc. Form. Prof.
Cara Estrela_36
A questão que vc está jogando aqui é exatamente a proposta na discursiva da EFP, módulo 17.
Aconselho que não se utilize das respostas que obtiver, pois tudo está sendo monitorado e eventual "cola" poderá desqualificá-la do curso.
Lamento.
Lazlo
(orientador)
A questão que vc está jogando aqui é exatamente a proposta na discursiva da EFP, módulo 17.
Aconselho que não se utilize das respostas que obtiver, pois tudo está sendo monitorado e eventual "cola" poderá desqualificá-la do curso.
Lamento.
Lazlo
(orientador)
Lazlo- Iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 59
Localização : Guaratinguetá, Brasil
Re: Probabilidade e Proporcionalidade
O nosso fórum é destinado ao auxílio de estudantes que desejam aprender e tirar dúvidas. É uma praça pública livre e democrática.
Não gostaremos, entretanto, de fazer o "dever de casa" para ninguém ou participar, ainda que involuntariamente, de qualquer embuste ou deslealdade.
Não gostaremos, entretanto, de fazer o "dever de casa" para ninguém ou participar, ainda que involuntariamente, de qualquer embuste ou deslealdade.
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Probabilidade e Proporcionalidade
Perfeito Euclides.
Jose Carlos- Grande Mestre
- Mensagens : 5551
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 74
Localização : Niterói - RJ
Re: Probabilidade e Proporcionalidade
Caro Euclides,
Passa longe de meu pensamento querer causar um constrangimento a este Fórum, que julgo de grande utilidade para estudantes.
Entretanto, está ocorrendo um programa de avaliação e capacitação para professores da rede pública paulista através da Escola de Formação de Professores. Estamos adentrando o módulo 17 (são 18) e há diversos grupos de professores divididos por área (matérias) que estão sendo submetidos a fórusn, questões objetivas e discursivas. Muitos já ficaram pelo caminho pois não atingiram os objetivos. Outros porque foram flagrados literalmente colando respostas obtidas através da internet, que sabemos ser uma fonte inesgotável de informações.
Não é proibido que o professor pesquise (e indique a fonte), seria até um contrasenso, mas colar por óbvio não pode. A questão aqui proposta é ipisis literis a discursiva do Módulo 17, e como há monitoramento constante dos tutores, acabou sendo capturada.
Lamento pela Estrela_36
Passa longe de meu pensamento querer causar um constrangimento a este Fórum, que julgo de grande utilidade para estudantes.
Entretanto, está ocorrendo um programa de avaliação e capacitação para professores da rede pública paulista através da Escola de Formação de Professores. Estamos adentrando o módulo 17 (são 18) e há diversos grupos de professores divididos por área (matérias) que estão sendo submetidos a fórusn, questões objetivas e discursivas. Muitos já ficaram pelo caminho pois não atingiram os objetivos. Outros porque foram flagrados literalmente colando respostas obtidas através da internet, que sabemos ser uma fonte inesgotável de informações.
Não é proibido que o professor pesquise (e indique a fonte), seria até um contrasenso, mas colar por óbvio não pode. A questão aqui proposta é ipisis literis a discursiva do Módulo 17, e como há monitoramento constante dos tutores, acabou sendo capturada.
Lamento pela Estrela_36
Lazlo- Iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 59
Localização : Guaratinguetá, Brasil
Esclarecimento
Prezado Euclides,
Em nenhum momento quis agir de má fé, postando esta questão aqui. Até porque, não é proibido consultas a internet, participações em grupo de estudos ou fóruns como este. Poderia também consultar pessoas amigas, profissionais da área, enfim e não tornar público. Realmente é lamentável esta situação!
A intenção não é fazer com que alguém realize o "dever de casa" de ninguém!
Neste curso de formação, somos estudantes da proposta de ensino do Governo do Estado de São Paulo e candidatos a professores da rede. Os módulos são compostos de no mínimo 10 atividades (incluindo vivências em sala de aula, questões objetivas, fórum e dissertativa), sem contar vídeos e textos para serem lidos. Uma carga de estudos bem pesada, diga-se de passagem. O cursista dever ter no mínimo 75% de aproveitamento em suas atividades, inclusive nos encontros presenciais. Portanto, se eu não responder esta pergunta, não serei eliminada do concurso, pois dentre 10 atividades, não responder 1, daria 90% de aproveitamento, certo? Acho que porcentagem ainda sei fazer....
A intenção aqui, foi de estar estudando, aprofundando no assunto, vendo outras maneiras de olhar o mesmo exercício e não agir de má fé como foi colocado pelo Lazlo.
Outro item é que no final de todos os módulos, e como disse o Lazlo, são ao todo 18 módulos e estamos no 17, háverá uma prova de aptidão com 50 questões objetivas. E é esta prova que define se estou apta ou não a ser professora da rede Estadual.
Portanto seria incoerente querer "colar" (termo inapropriado, até porque esta questão não faz parte de prova nenhuma) se haverá uma prova e terei que saber resolver outras questões pertinentes ao assunto.
Desculpe ter trazido transtorno a este fórum de pessoas idônias e bem intencionadas.
Se achar pertinente excluir a questão entenderei perfeitamente.
Lamento
Em nenhum momento quis agir de má fé, postando esta questão aqui. Até porque, não é proibido consultas a internet, participações em grupo de estudos ou fóruns como este. Poderia também consultar pessoas amigas, profissionais da área, enfim e não tornar público. Realmente é lamentável esta situação!
A intenção não é fazer com que alguém realize o "dever de casa" de ninguém!
Neste curso de formação, somos estudantes da proposta de ensino do Governo do Estado de São Paulo e candidatos a professores da rede. Os módulos são compostos de no mínimo 10 atividades (incluindo vivências em sala de aula, questões objetivas, fórum e dissertativa), sem contar vídeos e textos para serem lidos. Uma carga de estudos bem pesada, diga-se de passagem. O cursista dever ter no mínimo 75% de aproveitamento em suas atividades, inclusive nos encontros presenciais. Portanto, se eu não responder esta pergunta, não serei eliminada do concurso, pois dentre 10 atividades, não responder 1, daria 90% de aproveitamento, certo? Acho que porcentagem ainda sei fazer....
A intenção aqui, foi de estar estudando, aprofundando no assunto, vendo outras maneiras de olhar o mesmo exercício e não agir de má fé como foi colocado pelo Lazlo.
Outro item é que no final de todos os módulos, e como disse o Lazlo, são ao todo 18 módulos e estamos no 17, háverá uma prova de aptidão com 50 questões objetivas. E é esta prova que define se estou apta ou não a ser professora da rede Estadual.
Portanto seria incoerente querer "colar" (termo inapropriado, até porque esta questão não faz parte de prova nenhuma) se haverá uma prova e terei que saber resolver outras questões pertinentes ao assunto.
Desculpe ter trazido transtorno a este fórum de pessoas idônias e bem intencionadas.
Se achar pertinente excluir a questão entenderei perfeitamente.
Lamento
Estrela_36- Iniciante
- Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/11/2010
Idade : 51
Localização : Bauru
Re: Probabilidade e Proporcionalidade
Cara Estrela_36, de Bauru
Bom dia.
Li sua postagem e fiquei feliz por você haver retornado, afinal é sempre bom o debate, desde que emoldurado pela sensatez e cordialidade.
Sem necessidade de retornar-mos ao que já foi escrito, vez que está ali em cima para se necessário, relembrar-nos, vamos dar breve continuidade.
Os módulos a que tem sido submetidos os professores nesse curso tem se pautado pelo conteúdo dos Ensinos Fundamental e Médio, nos quais ministram aulas. Logo, partindo do pressuposto de que os mesmos tenham formação superior na área, é de se esperar que, ainda que com alguma dificuldade em dominar todo o conteúdo, possam, por esforço mental próprio, responder às questões.
Quando falamos (eu e você) que é permitido a pesquisa em internet, ao que parece, temos diferentes visões. A mim fica claro que tal permissibilidade resume-se à pesquisa com o fito de enriquecer um fórum ou ilustrar a resposta de uma discursiva, como foi o caso de muitos cursistas, enviando um arquivo anexo (e sempre citando a fonte). Outra coisa é expor a questão ipsis literis num site solicitando que alguém a responda, mesmo que à título de obter “uma outra visão” do assunto. E se, eventualmente, a resposta obtida de um terceiro vier a ser exposta no curso, onde se espera obter do professor “seu” conhecimento acerca do assunto, salvo melhor juízo, isso é cola sim.
À título de argumentação: se um aluno chegasse na sala com a resposta pronta, obtida de um terceiro, e a apresentasse como sua ao professor, o que seria?
As crianças e jovens de São Paulo precisam, e merecem, bons professores nas salas de aula, que possam além de ministrar as respectivas matérias, também dar bons exemplos de ética e cidadania.
Se você chegou ao módulo 17 é porque demonstrou capacidade para tanto. Boa sorte na continuidade do curso, e sucesso na prova a ser aplicada à seguir.
Bom dia.
Li sua postagem e fiquei feliz por você haver retornado, afinal é sempre bom o debate, desde que emoldurado pela sensatez e cordialidade.
Sem necessidade de retornar-mos ao que já foi escrito, vez que está ali em cima para se necessário, relembrar-nos, vamos dar breve continuidade.
Os módulos a que tem sido submetidos os professores nesse curso tem se pautado pelo conteúdo dos Ensinos Fundamental e Médio, nos quais ministram aulas. Logo, partindo do pressuposto de que os mesmos tenham formação superior na área, é de se esperar que, ainda que com alguma dificuldade em dominar todo o conteúdo, possam, por esforço mental próprio, responder às questões.
Quando falamos (eu e você) que é permitido a pesquisa em internet, ao que parece, temos diferentes visões. A mim fica claro que tal permissibilidade resume-se à pesquisa com o fito de enriquecer um fórum ou ilustrar a resposta de uma discursiva, como foi o caso de muitos cursistas, enviando um arquivo anexo (e sempre citando a fonte). Outra coisa é expor a questão ipsis literis num site solicitando que alguém a responda, mesmo que à título de obter “uma outra visão” do assunto. E se, eventualmente, a resposta obtida de um terceiro vier a ser exposta no curso, onde se espera obter do professor “seu” conhecimento acerca do assunto, salvo melhor juízo, isso é cola sim.
À título de argumentação: se um aluno chegasse na sala com a resposta pronta, obtida de um terceiro, e a apresentasse como sua ao professor, o que seria?
As crianças e jovens de São Paulo precisam, e merecem, bons professores nas salas de aula, que possam além de ministrar as respectivas matérias, também dar bons exemplos de ética e cidadania.
Se você chegou ao módulo 17 é porque demonstrou capacidade para tanto. Boa sorte na continuidade do curso, e sucesso na prova a ser aplicada à seguir.
Lazlo- Iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 59
Localização : Guaratinguetá, Brasil
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