Soluções alcalinas e ácidas
3 participantes
Página 1 de 1
Soluções alcalinas e ácidas
Boa tarde,
CN) Considere fórmulas químicas a seguir:
I - H2Cr207
II - Cr03
III - NH4 OH
IV - BaO
V - NaHSO3
VI - ZnO
Acerca dessas fórulas é correto afirmar que, quando dissolvidas em pequenas quantidades de água destilada, as substâncias
a) I e IV formam soluções alcalinas
b) II e VI formam soluções ácidas
c) I e III formam soluções ácidas
d) III e IV formam soluções ácidas
e) IV e V forma soluções ácidas
Então, eu consegui chegar ao gabarito, mas acho que carteando, eu sei que caráter ácido ou básico depende do ph, mas eu não faço ideia de como descobrir o ph das soluções, então minha carteada foi que I forma uma solução ácida porque H2Cr2O7 é um ácido e que III é alcalino, pois NH4OH é uma base, logo não é ácido e que BaO é alcalino porque o Ba é da família 2A, as outras não consegui afirmar nada, mas só com esses dados chega ao gabarito correto.
CN) Considere fórmulas químicas a seguir:
I - H2Cr207
II - Cr03
III - NH4 OH
IV - BaO
V - NaHSO3
VI - ZnO
Acerca dessas fórulas é correto afirmar que, quando dissolvidas em pequenas quantidades de água destilada, as substâncias
a) I e IV formam soluções alcalinas
b) II e VI formam soluções ácidas
c) I e III formam soluções ácidas
d) III e IV formam soluções ácidas
e) IV e V forma soluções ácidas
- Gabarito:
- D
Então, eu consegui chegar ao gabarito, mas acho que carteando, eu sei que caráter ácido ou básico depende do ph, mas eu não faço ideia de como descobrir o ph das soluções, então minha carteada foi que I forma uma solução ácida porque H2Cr2O7 é um ácido e que III é alcalino, pois NH4OH é uma base, logo não é ácido e que BaO é alcalino porque o Ba é da família 2A, as outras não consegui afirmar nada, mas só com esses dados chega ao gabarito correto.
Fabinho snow- Mestre Jedi
Re: Soluções alcalinas e ácidas
Fabinho,
I é ácido
II, IV e VI são óxidos
III é base
V é sal (hidrogenossal)
Sabendo que I é acido, podemos cortar a alternativa a). Sabendo que III é base, podemos cortar as alternativas c) e d).
V é um hidrogenossal, então tem um caráter ácido.
IV é um óxido básico (oxigênio mais o metal alcalino-terroso), então tem caráter básico (alcalino). Podemos cortar a letra e).
II é um óxido ácido, pois quando hidratado forma uma substância ácida.
VI é um óxido anfótero. Esses óxidos podem reagir com bases e ácidos, porém são pouco solúveis em água. Então também podemos cortar a letra b), já que a hidratação de ZnO não formará nada.
Não há alternativa correta!
I é ácido
II, IV e VI são óxidos
III é base
V é sal (hidrogenossal)
Sabendo que I é acido, podemos cortar a alternativa a). Sabendo que III é base, podemos cortar as alternativas c) e d).
V é um hidrogenossal, então tem um caráter ácido.
IV é um óxido básico (oxigênio mais o metal alcalino-terroso), então tem caráter básico (alcalino). Podemos cortar a letra e).
II é um óxido ácido, pois quando hidratado forma uma substância ácida.
VI é um óxido anfótero. Esses óxidos podem reagir com bases e ácidos, porém são pouco solúveis em água. Então também podemos cortar a letra b), já que a hidratação de ZnO não formará nada.
Não há alternativa correta!
Zéh- Jedi
Zéh, a alternativa D afirma que "III e IV formam soluções alcalinas". O usuário autor do tópico postou errado.
Obrigado por avisar, Christian!
Zéh- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos