PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É possível passar numa federal sem cursinho?

+3
Medeiros
Diaz
Mathematicien
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Mathematicien Sáb 22 Ago 2015, 08:06

Bom dia!

Gostaria de saber a sua opinião: é possível passar numa federal sem cursinho? Não me refiro a um curso dificílimo como, por exemplo, medicina, mas me refiro a um curso de dificuldade média - como uma licenciatura.

Se considerar que seja possível, como estudar de forma autodidata?

Obrigado!

Mathematicien
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 668
Data de inscrição : 14/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Diaz Sáb 22 Ago 2015, 11:12

Completamente possível Very Happy
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Medeiros Sáb 22 Ago 2015, 16:39

Sim, SE o candidato foi forjado no Ensino Fundamental e Médio em escolas de nível bom para excelente e foi aluno aplicado (bem cotado) nesse período todo.

Isso aconteceu com dois colegas meus que saíram direto do Colegial para o ITA, sem cursinho. Digo "direto" porque naquele tempo era raro fazer cursinho concomitante ao 3° ano do Colegial, normalmente tentava-se o vestibular e, caso de insucesso, perdia-se mais um ano em cursinho. Mas eram bons alunos e a escola era "de primeira", só tinha Ginásio e Colegial -- que hoje correspondem ao segundo ciclo do Fundamental e ao Médio -- e era escola pública estadual.

Porém, se o candidato não atende ao primeiro parágrafo, indico procurar um cursinho, e mesmo assim não há garantias.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Diogo Henrique N Sáb 22 Ago 2015, 17:06

Concordo com o Medeiros em sua resposta. 

Mas caso você seja esforçado, dedicado e possível de imprimir sacrifícios em sua vida, poderá aprender com essa ferramenta que está ajudando muitos a suprir o deficit educacional, refiro-me a internet. Há vários canais com a programação completa do ensino médio, em alguns até do ensino básico. Sugiro, caso você não tenha, que adquira alguns livros além de assistir aulas.

Tem alguns canais que indico para você dar uma olhada:
fisica fabricio
Khan academy
nerckie
Aula de
Historia online
biologia total
quimica em ação

Inicie com aulas mais leitura e exercícios da matéria aprendida.


Se você não for aguentar seguir uma programação diária de estudos com comprometimento, sugiro o cursinho mesmo.
Diogo Henrique N
Diogo Henrique N
Jedi
Jedi

Mensagens : 273
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 31
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Diaz Sáb 22 Ago 2015, 18:29

Hoje com o advento da internet ficou mais acessível estudar, desde de apostilas e vídeo aulas grátis até completas plataformas de estudo com vídeo aulas, listas e exercícios, tudo de alto nível, porém esta última citada geralmente só se obtém por meio de uma mensalidade, porém nada exorbitante como certos cursinhos. Bom, melhor do que fazer um texto é recomendar que você veja alguns vídeos de pessoas que obtiveram êxito nessa jornada em estudar por conta própria para o vestibular e vejo como é possível e além disso das ótimas dicas que são passadas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Algumas dicas rápidas

- Redação é fundamental
- Não existe um vestibular, cada vestibular é um vestibular, cada vest. tem sua forma de cobrar os assuntos, singularidades. Não saia fznd 10 vestibulares só pq ''estudou''. Escolhe no máximo 5, e refaça todas as provas, estude as provas, o que mais caiu o que menos caiu, pois assim você saberá que tipo de prova estará enfrentando
- Caso não se sinta a vontade e sinta que não está aprendendo com uma tática de estudo, um livro ou uma vídeo aula de um certo professor, troque e veja se com algum outro livro ou vídeo aula seu rendimento é maior
- Tente fazer bastante simulados
- Não desista, tenha uma rotina e mantenha o foco.

Enfim, sucesso e fique com Deus
Espero ter ajudado!




Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Christian M. Martins Sáb 22 Ago 2015, 19:53

Tens certeza Medeiros? Acho que nessa eu puxo mais para o lado do Diaz.

Estou a estudar em casa (provenho de escola pública — HORRÍVEL, por sinal — mas sempre me dediquei e aprendi tudo o que me era ensinado, por mais que fosse pouco), e através da minha dedicação evolui o suficiente em química e biologia para acertar 20~22/25 questões do vestibular da federal ao qual vou prestar (ano passado, quando realizei a prova, acertei menos de 12).

PS: devo ter umas 500~550 respostas aqui no fórum (tenho ~800 posts e alguns são de perguntas). Será que algumas das minhas respostas não foram a perguntas provenientes de pessoas que provém de escola privada/que fazem cursinho?
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Medeiros Sáb 22 Ago 2015, 22:12

At. sua solicitação por MP.
Christian M. Martins escreveu:Tens certeza Medeiros? Acho que nessa eu puxo mais para o lado do Diaz.

Estou a estudar em casa (provenho de escola pública — HORRÍVEL, por sinal — mas sempre me dediquei e aprendi tudo o que me era ensinado, por mais que fosse pouco), e através da minha dedicação evolui o suficiente em química e biologia para acertar 20~22/25 questões do vestibular da federal ao qual vou prestar (ano passado, quando realizei a prova, acertei menos de 12).

PS: devo ter umas 500~550 respostas aqui no fórum (tenho ~800 posts e alguns são de perguntas). Será que algumas delas não foram de pessoas que provém de escola privada/que faz cursinho?
Humm... posso pensar? Você quer saber se tenho certeza que a opinião que dou é a minha opinião? CLARO que tenho. Vejamos por partes, para você entender minha mensagem anterior.

O Mathematicien fez duas perguntas e respondi apenas a primeira (se era possível?). Minha resposta possui três parágrafos. No primeiro, respondo direto com um SIM e, como até as baratas da minha casa têm opinião de Sim ou Não, acrescento as condições em que é possível. No segundo parágrafo, dou o exemplo real das condições citadas no primeiro; tais condições, portanto, não são opinião minha mas constatação empírica, o que vi acontecer. No último parágrafo, finalmente, dou uma opinião própria que é até óbvia: se o indivíduo não tem "base" e nem disciplina, o melhor é procurar um cursinho pois este lhe guiará e ajudará até de forma mais rápida do que ele conseguiria sozinho.

Portanto, os primeiros dois parágrafos citam fatos e não estão abertos a questionamento. O terceiro tem uma opinião genuína, mas até aí não passa de uma opinião que foi doada, usa quem quer e não usa quem discorda.

A segunda pergunta do Mathematicien -- que pode ser simplificada para: como ser autodidata? --, não a respondi porque não sei como se ensina isso, e nem sei se sei ser isso. Aliás, acho uma impropriedade lógica um autodidata precisar que lhe ensinem a ser.

Agora o SEU segundo parágrafo. Entendi que você já terminou a fase escolar, que esta ocorreu numa péssima escola pública e agora estuda por conta própria, e que está indo muito bem. Nada disseste se eras aluno aplicado nessa fase mas parece que sim. PARABÉNS, realmente não é fácil e você deve se orgulhar da proeza. Mas isso que você apregoa que vai conseguir eu nunca vi acontecer -- não que seja impossível, ou não exista -- e até imagino que seja possível mas não me arrisco a opinar com base na minha imaginação, apenas no que tenho de factual.

Quanto ao seu terceiro parágrafo, não entendi qual é o ponto.

E só para não perder a viagem, falemos de escola pública. Na época do exemplo que citei -- e isso faz mais de 45 anos -- as escolas públicas eram as melhores, pelo menos aqui no estado de S.Paulo que é onde me criei. A partir do Ginásio (atual segundo ciclo do fundamental) somente ia para a escola particular quem não conseguia vaga na pública, e essa vaga era disputada por concurso (um vestibulinho). De lá para cá veio o governo militar, a escola pública depauperou continuamente e a escola particular ficou sendo muito melhor não por ter melhorado de qualidade (na melhor das hipóteses continuou a mesma) mas sim porque a pública baixou até lhe ficar inferior. Devo esclarecer que NÃO sou educador e o valor e acurácia das minhas impressões restringem-se principalmente ao acompanhamento da vida escolar dos filhos e estão limitadas ao período antes de 15 anos atrás. Parece-me que a escola pública tem melhorado nos últimos 8 anos; não que esteja boa como já foi, ainda falta fazer muito, mas virou mania para os brasileiros falar mal de tudo o que é público.

Abraços.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Christian M. Martins Dom 23 Ago 2015, 00:39

Segundo parágrafo: aí depende do seu entendimento de "base". Eu, na escola, nunca soube o que era estequiometria, termoquímica, eletroquímica, volumetria. Contudo, saí de lá sabendo a estrutura do átomo e algumas funçoes orgânicas e as funções inorgânicas. Esse nível é o mesmo nível que sai nas outras matérias, pois entendo um pouco de física, de matemática, etc. Para você entender o nível de minha escola posso dar um exemplo esclarecedor: uma colega passou na Federal do RS em histótia sem ir para cursinho e sem estudar em casa.

Seu quinto parágrafo: sim, eu disse. Sempre me dediquei durante o período escolar. Releia o primeiro post.

Sétimo parágrafo: 

- não clamo que irei conseguir. Mas irei lutar até que aconteça. Se não acontecer, continuarei tentando. Será que resultados nunca sairão de meus esforços, simplesmente por não ter estudado em escola privada?

- sei que sua opinião é fundada no que viveu, mas, talvez as coisas mudem de um estado para outro. Aqui no RS as notas dos alunos que passaram com cotas por serem provindos de escolas públicas são, geralmente, de cerca de 20 a 30 pontos de diferença em relação aos alunos de escola privada. Existe sim um certo elitismo (algumas escolas como Marista são 100x melhor que outras), mas as escolas privadas daqui costumam a ter uma qualidade não TÃO melhor que as escolas públicas. Não creio que isso seja o suficiente para impossibilitar alunos de escola pública de ingressarem na federal do RS. 

- verdade, e creio ter ressaltado demais que minha escola foi horrível. Pensando bem, ela me deu bases de todas matérias. Pouca, é verdade, mas o suficiente para que eu possa pegar um livro de ensino médio e relembrar algumas coisas que estudei na escola. Outras, contudo, tenho que estudar desde o zero pois nunca ouvi falar.

Tenha em mente que não estou tentando discutir com você,  Medeiros. Quero saber sua opinião, pois a opinião dos integrantes do fórum é importante para mim. A maioria das pessoas que tenho para me ajudar no caminho a ser traçado até a universidade provém daqui, pois no meu campo social as pessoas não passaram pela universidade.

PS: o que eu quis dizer com o outro PS é que pessoas provindas de escolaa privadas e que fazem cursinho também tem dificuldades e facilidades em determindas matérias. A minha facilidade em química pode ser um diferencial em relação aos outros candidatos.

PS2: postado da cama pelo celular, releve qualquer erro de português.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por gdaros Dom 23 Ago 2015, 13:35

Por experiência pessoal, SIM.
Sempre estudei em escola pública estadual (inclusive não tive nenhum dia de aula essa semana por causa da greve), e ano passado, quando estava no segundo ano do ensino médio, resolvi começar em casa para o vestibular. Comprei umas apostilas de 2010 de uma guria que estava vendendo na internet , entrei em uns grupos no Facebook e assistia aulas no Youtube. A primeira vez que olhei para uma prova do vestibular da UFRGS, não sabia praticamente NADA e quase todos meus colegas sequer sabem o que é uma universidade pública.
Tive que aprender do zero conteúdos como logaritmos, geometria espacial, equilíbrio químico, eletrodinâmica, dinâmica, pois não tinha nem ouvido falar na escola.
Me inscrevi para Relações Internacionais na UFRGS, que era o curso que queria até então. A média para entrar era uma das mais altas, mas ia ver quanto ia tirar, qualquer coisa tentava no ano seguinte um curso mais fácil ou tentava uma outra universidade.
Fiz a prova, no começo de janeiro, sem saber alguns conteúdos por falta de tempo. Resultado: passei como treineiro em RI na UFRGS. Não pude me matricular pois não tinha o EM completo, porém, fiquei muito feliz, era a primeira pessoa da minha casa a ser aprovado em uma universidade pública, e logo num dos cursos mais concorridos em uma das melhores instituições do país.
Esse ano, acho que vou prestar para Economia. Vou para a escola à noite, de dia estudo e faço estágio. Continuo vendo vídeos na internet, nos conteúdos que tenho mais dificuldade e consegui umas apostilas de exercícios pdf e impressas. Assinei um curso de redação, um de matemática e o Stoodi, para me organizar melhor.
Boa sorte!

gdaros
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 23/01/2015
Idade : 26
Localização : Fagundes Varela / RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Christian M. Martins Dom 23 Ago 2015, 13:59

Isso aí gdaros. Muito obrigado pelo relato, cara, me acalma bastante. Fiquei bem inseguro com esse tópico, mas agora tô mais calmo.

Espero que daqui a alguns anos possamos nos ver na UFRGS. [:
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

É possível passar numa federal sem cursinho? Empty Re: É possível passar numa federal sem cursinho?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos