Circuitos Elétricos - 2
+3
paulopras
Medeiros
_TNY_
7 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Circuitos Elétricos - 2
No circuito esquematizado, determine o potencial no ponto D :
Gabarito: 18V
Gabarito: 18V
_TNY_- Recebeu o sabre de luz
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Re: Circuitos Elétricos - 2
Eu tentei resolver do mesmo jeito, mas considerando q passasse uma corrente em BC e não deu certo não.
Mas por qual motivo não passará corrente em BC?
Então em qualquer circuito que tenha um ramo que não passe corrente e que tenha uma fem nesse ramo, considero a fem na lei de Kircchoff ? E então pra que serve essa fem nesse ramo, já que ela não produz corrente?
Obrigado pela resolução!
Mas por qual motivo não passará corrente em BC?
Então em qualquer circuito que tenha um ramo que não passe corrente e que tenha uma fem nesse ramo, considero a fem na lei de Kircchoff ? E então pra que serve essa fem nesse ramo, já que ela não produz corrente?
Obrigado pela resolução!
Eu vi a outra resolução sua, que é bem parecida, então nesse exercício não passará corrente em AD, pois o circuito está em aberto?
E a resistência de 1 ohm não sofrerá queda de tensão, pois não se localiza numa malha fechada, é isso?
E a resistência de 1 ohm não sofrerá queda de tensão, pois não se localiza numa malha fechada, é isso?
A queda de tensão num resistor ocorre quando ele é atravessado por uma corrente elétrica. A corrente elétrica, conforme convenção (portadores de carga positivos), dá-se do ponto de maior potencial para o de menor potencial; mas é preciso que haja um caminho para essa corrente passar.
Nos laços fechados A-B e C-D tem corrente mas no circuito como um todo não há corrente de A até D. Isto acontece porque o ponto D está "balançando", está solto sem qualquer ligação; logo não há um caminho para a corrente. Então não há corrente no trecho B-C e, consequentemente, não há ddp no resistor de 1 ohm. Note que existe corrente nos trechos A-B e C-D, isoladamente.
Nos laços fechados A-B e C-D tem corrente mas no circuito como um todo não há corrente de A até D. Isto acontece porque o ponto D está "balançando", está solto sem qualquer ligação; logo não há um caminho para a corrente. Então não há corrente no trecho B-C e, consequentemente, não há ddp no resistor de 1 ohm. Note que existe corrente nos trechos A-B e C-D, isoladamente.
Medeiros- Grupo
celim gosta desta mensagem
Esqueci de comentar uma coisa importantíssima. O potencial do ponto D (VD) é medido, ou calculado, em relação ao terra que, no caso, é o próprio ponto A.
O circuito é composto de duas malhas pequenas, sendo uma delas aterrada no ponto A, ligadas pelo trecho B-C. Como você já concluiu, o trecho B-C,, como não pertence a nenhuma malha, não tem corrente e o resistor de 1 Ω não apresenta queda de tensão -- pode até ser substituído por um pedaço de fio sem alterar o circuito.
Primeiro, serve para testar o conhecimento de quem faz o exercício. Mas imagine que o trecho B-C seja substituído por um fio. Como o potencial de B é 2 V, também o seria VC e portanto toda a malha direita (trecho C-D) estaria 2 V acima do terra. A fem de 10 V serve para elevar o potencial desta malha em mais 10 V acima do terra; assim, VC = 12 V e toda a malha do trecho C-D está 12 V acima do terra.
O circuito é composto de duas malhas pequenas, sendo uma delas aterrada no ponto A, ligadas pelo trecho B-C. Como você já concluiu, o trecho B-C,, como não pertence a nenhuma malha, não tem corrente e o resistor de 1 Ω não apresenta queda de tensão -- pode até ser substituído por um pedaço de fio sem alterar o circuito.
- "E então pra que serve essa fem nesse ramo, já que ela não produz corrente?", você pergunta.
Primeiro, serve para testar o conhecimento de quem faz o exercício. Mas imagine que o trecho B-C seja substituído por um fio. Como o potencial de B é 2 V, também o seria VC e portanto toda a malha direita (trecho C-D) estaria 2 V acima do terra. A fem de 10 V serve para elevar o potencial desta malha em mais 10 V acima do terra; assim, VC = 12 V e toda a malha do trecho C-D está 12 V acima do terra.
Medeiros- Grupo
Entendi Medeiros! Muitíssimo Obrigado! Me esclareceu todas as dúvidas!
Alguns dados adicionais
Ua = 0 ---> Ub = Ua + 2.i ---> Ub = 0 + 2.1 ---> Ub = 2 V (como já explicou o Medeiros)
Sejam E e F os polos positivo e negativo do gerador de 6 V
Ue = Ub + 2.i ---> Ue = 2 + 2.1 ---> Ue = 4 V
Uf = Ua - 2.i ---> Uf = 0 - 2.1 ---> Uf = - 2 V
Ue - Uf = 4 - (-2) ---> Ue - Uf = 6 V ---> fem do gerador ---> OK
Seja G o polo negativo do gerador de 12 V
Notem que, embora não exista corrente no trecho BC, existe uma ddp entre B e C, fornecida pelo gerador de 10 V ---> Ucb = 10 V
Uc = Ub + 10 ---> Uc = 2 + 10 ---> Uc = 12 V
Ud = Uc + (1 + 1).i' ---> Ud = 12 + 2.3 ---> Ud = 18 V
Ug = Uc - 2.i' ---> Ug = 12 - 2.3 ---> Ug = 6 V
Ud - Ug = 18 - 6 ---> Ud - Ug = 12 V ---> fem do gerador ---> OK
Ua = 0 ---> Ub = Ua + 2.i ---> Ub = 0 + 2.1 ---> Ub = 2 V (como já explicou o Medeiros)
Sejam E e F os polos positivo e negativo do gerador de 6 V
Ue = Ub + 2.i ---> Ue = 2 + 2.1 ---> Ue = 4 V
Uf = Ua - 2.i ---> Uf = 0 - 2.1 ---> Uf = - 2 V
Ue - Uf = 4 - (-2) ---> Ue - Uf = 6 V ---> fem do gerador ---> OK
Seja G o polo negativo do gerador de 12 V
Notem que, embora não exista corrente no trecho BC, existe uma ddp entre B e C, fornecida pelo gerador de 10 V ---> Ucb = 10 V
Uc = Ub + 10 ---> Uc = 2 + 10 ---> Uc = 12 V
Ud = Uc + (1 + 1).i' ---> Ud = 12 + 2.3 ---> Ud = 18 V
Ug = Uc - 2.i' ---> Ug = 12 - 2.3 ---> Ug = 6 V
Ud - Ug = 18 - 6 ---> Ud - Ug = 12 V ---> fem do gerador ---> OK
Elcioschin- Grande Mestre
O Elcioschin nos deu o prazer de comentar mas foi muito bondoso e exageradamente deferente ao não me puxar as orelhas por eu ter escrito, ao arrepio da norma, as tensões com um V maiúsculo (ex. VD) quando o correto é a letra U que é o símbolo para tensão (ex. UD) -- como o I é para corrente. Não confundir com a unidade do S.I. para o potencial elétrico que é o volt e cujo símbolo é V.
Sei que escrevi errado e isso aconteceu porque: (a) o uso do cachimbo faz a boca torta e cansei de ver e usar assim errado até em livros do ensino superior de eng. elétrida, mormente os oriundos dos Estados Unidos; (b) no primeiro exercício postado foi usada essa simbologia e eu segui o "estilo", embora isto não sirva de justificativa.
O engraçado é que até autores nacionais (mestres e doutores) entravam na onda dos estadunidenses e adotavam em seus livros o V no lugar do U (em sala de aula, então, nem se fala!). Autores e empresas de origem européia, principalmente os alemães (vi isso na prática), eram muito zelosos quanto a isso e faziam questão do uso correto. Bem, isso tudo são coisas do século passado, dos meus tempos de escolar. Sempre é bom sabermos o correto e nos policiar para fazê-lo.
Sei que escrevi errado e isso aconteceu porque: (a) o uso do cachimbo faz a boca torta e cansei de ver e usar assim errado até em livros do ensino superior de eng. elétrida, mormente os oriundos dos Estados Unidos; (b) no primeiro exercício postado foi usada essa simbologia e eu segui o "estilo", embora isto não sirva de justificativa.
O engraçado é que até autores nacionais (mestres e doutores) entravam na onda dos estadunidenses e adotavam em seus livros o V no lugar do U (em sala de aula, então, nem se fala!). Autores e empresas de origem européia, principalmente os alemães (vi isso na prática), eram muito zelosos quanto a isso e faziam questão do uso correto. Bem, isso tudo são coisas do século passado, dos meus tempos de escolar. Sempre é bom sabermos o correto e nos policiar para fazê-lo.
Medeiros- Grupo
celim gosta desta mensagem
Interessante. Eu não sabia. Sempre usei V ,para potencial nos pontos(ex: Vd), e U para a diferença de potencial
(ex: Ucd = Vd-Vc).
Obrigado Elcioschin e Medeiros, informações a mais sempre são bem vindas!
(ex: Ucd = Vd-Vc).
Obrigado Elcioschin e Medeiros, informações a mais sempre são bem vindas!
Página 1 de 3 • 1, 2, 3