genética
2 participantes
Página 1 de 1
genética
(UFPB) O heredograma abaixo refere-se a uma anomalia cuja herança provém de um par de alelos, localizados em cromossomos autossômicos, com relação de dominância completa.
a) explique qual(is) informação(ões) contida(s) no heredograma permite(m) determinar se a anomalia é determinada pelo alelo dominante ou pelo alelo recessivo.
b) Identifique quais indivíduos representados no heredograma são, certamente, heterozigotos para o caráter.
A letra A eu entendi, mas a B não. Minha dúvida é a seguinte:
Por que os indivíduos 5,6,9 e 10 são heterozigotos ? Seria por que como os índividuos 1 e 2 e 3 e 4 não tem filhos afetados se pode afirmar que eles são homozigotos dominantes? É isso?
a) explique qual(is) informação(ões) contida(s) no heredograma permite(m) determinar se a anomalia é determinada pelo alelo dominante ou pelo alelo recessivo.
b) Identifique quais indivíduos representados no heredograma são, certamente, heterozigotos para o caráter.
- Spoiler:
- Gabarito: b)Indivíduos 5,6,7,8,9 e 10
A letra A eu entendi, mas a B não. Minha dúvida é a seguinte:
Por que os indivíduos 5,6,9 e 10 são heterozigotos ? Seria por que como os índividuos 1 e 2 e 3 e 4 não tem filhos afetados se pode afirmar que eles são homozigotos dominantes? É isso?
Desde já agradeço a ajuda.
vscarv- Jedi
Re: genética
A característica em questão é condicionada por um alelo recessivo. Nós podemos afirmar, com certeza, que os indivíduos 5,6,7,8,9,10, são heterozigotos, pois um de seus pais expressam a característica em estudo, logo obrigatoriamente os filhos apresentam um alelo recessivo, no entanto eles não expressam a característica, então conclui-se que esses indivíduos são heterozigotos. Em relação aos indivíduos 1,4,12,13 nós não sabemos se eles são homozigotos dominantes ou heterozigotos. E os indivíduos 2,3,11, são homozigotos recessivos, pois expressam a característica em estudo.
Obs.: A característica em estudo é condicionada por um alelo recessivo. O heredograma nos permite concluir isso, uma vez que, todas as vezes que você olhar um heredograma e notar que há um casal igual e que apresenta pelo menos um filho diferente, trata-se de uma característica recessiva. E nós podemos notar isso no caso do casal 7,8 em relação ao filho 11. Espero ter ajudado!
Obs.: A característica em estudo é condicionada por um alelo recessivo. O heredograma nos permite concluir isso, uma vez que, todas as vezes que você olhar um heredograma e notar que há um casal igual e que apresenta pelo menos um filho diferente, trata-se de uma característica recessiva. E nós podemos notar isso no caso do casal 7,8 em relação ao filho 11. Espero ter ajudado!
mateus160399- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos