Genética
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Genética
Um determinado gene hipotético possui dois alelos denominados A e a. Uma enzima de restrição é capaz de clivar (quebrar) o segmento de DNA que corresponde ao alelo A em duas partes de diferentes tamanhos medidos em pares de bases (pb). A mesma enzima não é capaz de clivar o segmento de DNA do alelo a. Foram colhidas células de três indivíduos (1, 2 e 3) e obtido o trecho do DNA que corresponde ao gene citado. Estes fragmentos foram então misturados com a enzima de restrição, e após o procedimento, o material foi submetido a uma eletroforese em gel de agarose. O resultado da digestão revelado pela eletroforese é representado esquematicamente abaixo. As faixas claras horizontais representam o tamanho dos fragmentos de DNA obtidos.
Com base no resultado, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O indivíduo 01 possui duas cópias do alelo A.
02. O indivíduo 02 possui duas cópias do alelo a.
04. O indivíduo 03 possui um alelo A e um alelo a.
08. O indivíduo 02 possui um alelo A e um alelo a.
16. O alelo A quando clivado origina 2 fragmentos com cerca de 700 pb.
32. O alelo a possui um tamanho de aproximadamente 300 pb.
64. Os fragmentos maiores do gene A ficam mais próximos do polo positivo.
GABARITO: 04
Não entendi o raciocínio para realizar o exercício.
Com base no resultado, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O indivíduo 01 possui duas cópias do alelo A.
02. O indivíduo 02 possui duas cópias do alelo a.
04. O indivíduo 03 possui um alelo A e um alelo a.
08. O indivíduo 02 possui um alelo A e um alelo a.
16. O alelo A quando clivado origina 2 fragmentos com cerca de 700 pb.
32. O alelo a possui um tamanho de aproximadamente 300 pb.
64. Os fragmentos maiores do gene A ficam mais próximos do polo positivo.
GABARITO: 04
Não entendi o raciocínio para realizar o exercício.
Última edição por joaopedrokern em 3/9/2020, 3:25 pm, editado 1 vez(es)
joaopedrokern- Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/07/2020
Localização : RS-SC
Re: Genética
Quanto mais perto do polo negativo, mais pesado, maior o fragmento. Interpretando diretamente o gabarito...Imagine o alelo "A" cortado, um maior que o outro, e o alelo "a" integral. Perceba que o "a" é o mais pesado, pois está inteiro, logo o DNA correspondente a seu alelo está próximo do polo negativo. As outras duas faixas, mais leves e diferentes entre si, correspondem ao alelo A cortado.
Não me estendi nas outras assertivas, mas qualquer coisa pode falar.
Não me estendi nas outras assertivas, mas qualquer coisa pode falar.
JMão- Jedi
- Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil
Re: Genética
Boa noite, Pedro,
Essa questão foi da UFSC 2012. A UFSC costuma publicar separadamente uma análise comentada de cada prova, mas naquele ano publicou tudo junto no relatório geral (basta acessar o site).
Bom, essa é uma questão referente à Biotecnologia e há um módulo no Khan Academy que aborda isso (link: https://pt.khanacademy.org/science/biology/biotech-dna-technology) e lá tem um video explicando essa técnica
Abaixo está a análise da banca refere a essa questão.
"Essa questão diz respeito ao conhecimento sobre Biotecnologia - tecnologia do DNA (itens 7.1 e 7.2 do programa). Objetivava avaliar o conhecimento sobre processos atuais relacionados à tecnologia de processamento do DNA. Para isso, procurou-se detalhar todo o processo através de um enunciado cuidadosamente explicativo. A banca considerou a questão de nível difícil, o que se verificou nas respostas que foram analisadas. Entre as alternativas incorretas indicadas pelos candidatos, houve uma distribuição razoavelmente homogênea dos números, o que pode indicar que não havia clareza quanto à forma de como solucioná-la. No entanto, é preciso salientar que tanto a figura representada como o processo que ela descreve são comumente encontrados nos livros de Biologia do Ensino Médio. Uma possível explicação para o baixo desempenho dos candidatos pode estar associado ao fato de, mesmo sendo descrito nos livros textos, os processos biotecnológicos são pouco compreendidos e explorados no ensino e aprendizagem de Biologia. O que nos leva a esta inferência é a ocorrência de uma distribuição homogênea entre as alternativas assinaladas."
Forte abraço
Essa questão foi da UFSC 2012. A UFSC costuma publicar separadamente uma análise comentada de cada prova, mas naquele ano publicou tudo junto no relatório geral (basta acessar o site).
Bom, essa é uma questão referente à Biotecnologia e há um módulo no Khan Academy que aborda isso (link: https://pt.khanacademy.org/science/biology/biotech-dna-technology) e lá tem um video explicando essa técnica
Abaixo está a análise da banca refere a essa questão.
"Essa questão diz respeito ao conhecimento sobre Biotecnologia - tecnologia do DNA (itens 7.1 e 7.2 do programa). Objetivava avaliar o conhecimento sobre processos atuais relacionados à tecnologia de processamento do DNA. Para isso, procurou-se detalhar todo o processo através de um enunciado cuidadosamente explicativo. A banca considerou a questão de nível difícil, o que se verificou nas respostas que foram analisadas. Entre as alternativas incorretas indicadas pelos candidatos, houve uma distribuição razoavelmente homogênea dos números, o que pode indicar que não havia clareza quanto à forma de como solucioná-la. No entanto, é preciso salientar que tanto a figura representada como o processo que ela descreve são comumente encontrados nos livros de Biologia do Ensino Médio. Uma possível explicação para o baixo desempenho dos candidatos pode estar associado ao fato de, mesmo sendo descrito nos livros textos, os processos biotecnológicos são pouco compreendidos e explorados no ensino e aprendizagem de Biologia. O que nos leva a esta inferência é a ocorrência de uma distribuição homogênea entre as alternativas assinaladas."
Forte abraço
PedroFagundes- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 128
Data de inscrição : 27/07/2020
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