geometria espacial
2 participantes
Página 1 de 1
geometria espacial
Oi pessoal! Boa tarde
Não to conseguindo fazer essa questão por favor me ajudem
Deseja-se confeccionar caixas na forma de paralelepípedo para embalar 32 bolas de bilhar, todas com o mesmo diâmetro. Cada bola tangencia a tampa e o fundo da caixa e cada bola tangencia também uma outra bola que lhe é vizinha, ou uma parede da caixa.
a) Quais devem ser as dimensões da caixa para que se use o mínimo de material possível na sua confecção?
b) Qual é o volume, no interior da caixa, que não é ocupado pelas bolas?
Me ajudem
Não to conseguindo fazer essa questão por favor me ajudem
Deseja-se confeccionar caixas na forma de paralelepípedo para embalar 32 bolas de bilhar, todas com o mesmo diâmetro. Cada bola tangencia a tampa e o fundo da caixa e cada bola tangencia também uma outra bola que lhe é vizinha, ou uma parede da caixa.
a) Quais devem ser as dimensões da caixa para que se use o mínimo de material possível na sua confecção?
b) Qual é o volume, no interior da caixa, que não é ocupado pelas bolas?
Me ajudem
adriane olibratoski- Iniciante
Re: geometria espacial
Possibilidades:
32 bolas linearmente, onde a h e o comprimento da caixa seriam igual ao de uma bola.
16 bolas ,dispostas com 8 na parte superior e 8 na parte inferior, h da caixa de uma bola.
8 bolas em carreira de 4.
...
A partir de estabelecer esse raciocínio, calcule o volume do paralepípedo de cada caso. Assim, você encontra as dimensões pedidas no item a.
b)Pelas medidas da caixa, ache o raio das bolinhas. Para o caso mais vantajoso, Vcaixa- Vbolas.
Espero ter ajudado.
*Nina*.
32 bolas linearmente, onde a h e o comprimento da caixa seriam igual ao de uma bola.
16 bolas ,dispostas com 8 na parte superior e 8 na parte inferior, h da caixa de uma bola.
8 bolas em carreira de 4.
...
A partir de estabelecer esse raciocínio, calcule o volume do paralepípedo de cada caso. Assim, você encontra as dimensões pedidas no item a.
b)Pelas medidas da caixa, ache o raio das bolinhas. Para o caso mais vantajoso, Vcaixa- Vbolas.
Espero ter ajudado.
*Nina*.
Última edição por Nina Luizet em Ter 19 maio 2015, 20:35, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : especificação)
Nina Luizet- matadora
Re: geometria espacial
muito obrigada nina
adriane olibratoski- Iniciante