PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prova de polinômio com função contínua

2 participantes

Ir para baixo

Prova de polinômio com função contínua  Empty Prova de polinômio com função contínua

Mensagem por pertinax Sáb 16 maio 2015, 16:04

Boa tarde pessoal, gostaria que me ajudassem com mais uma prova. Dessa vez eu conheço a resposta, mas não como é pedido pela lista. Aqui é pedido o seguinte: 
  "Prove que todo polinômio de grau 3 admite pelo menos uma raiz real. Generalize este resultado para todo
polinômio de grau ímpar."
  Eu conheço a teoria sobre as raízes complexas e reais aos pares, mas no caso, eu preciso provar isso usando os teoremas de função contínua e limites, quem puder me ajudar, agradeço muito
pertinax
pertinax
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 05/08/2013
Idade : 27
Localização : Colina, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prova de polinômio com função contínua  Empty Re: Prova de polinômio com função contínua

Mensagem por mauk03 Sáb 16 maio 2015, 18:31

A demonstração dessa é bem parecida com a da pergunta anterior feita por vc da qual eu respondi (essa: https://pir2.forumeiros.com/t89062-prova-de-existenciafuncao-e-limite-infinito), na verdade a demonstração da anterior é parte da demonstração dessa.

Basta observar que os limites da função f(x) = ax³ + bx² + cx + d para x tendendo a menos infinito e mais infinito tem valores de sinais opostos, ou seja, existem x1 e x2 no domínio de f tais que f(x1)<0 e f(x2)>0, logo, pelo teorema de Bolzano, concluímos que necessariamente existe um x* no domínio de f tal que f(x*) = 0.
mauk03
mauk03
Fera
Fera

Mensagens : 830
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 31
Localização : TB - Paraná - Br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos