PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escassez hídrica(UOL)

3 participantes

Ir para baixo

Escassez hídrica(UOL) Empty Escassez hídrica(UOL)

Mensagem por wmsj Sáb 04 Abr 2015, 11:58

Link da proposta >Aqui<.

Escassez hídrica: uma dádiva do capitalismo
 
A estreita ligação entre vida e água é algo atemporal, afinal, não é apenas coincidência que parte das primeiras civilizações humanas tenham surgido no crescente fértil, região delimitada pela ação dos rios Tigres e Eufrates. Em tempos hodiernos, medo e insegurança são causados pela escassez hídrica. Não há dúvida de que a ação antrópica, motivada pela expansão capitalista é uma das principais responsáveis, corroborando com a falta de ações mais enérgicas do poder público.
 
Em seu livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Max Weber expõe a íntima ligação entre a ascensão dos estados capitalistas e a corrente de pensamento protestante da busca ininterrupta pelo capital financeiro. Essa filosofia ajudou a criar uma sociedade ocidental pouco atenciosa com os recursos hídricos. Usualmente, as indústrias causam vazamentos de resíduos que atingem a água, iniciando o processo de eutrofização, que a torna inútil para consumo.
 
 O agronegócio também deve ser incluído nesse contexto. O setor é responsável pelo uso de mais de 50% da água potável, segundo a ONU. Claro, produzir alimentos também é essencial, mas seria possível reduzir drasticamente os gastos, principalmente na irrigação, se tecnologias sustentáveis fossem ampliadas. Infelizmente, no mercado capitalista, é difícil convencer os produtores a gastarem com uma tecnologia que agrega custos, mesmo sendo tão benéfica ambientalmente.
 

Algumas intempéries naturais são difíceis de evitar, como o regime de secas, mas é possível regulamentar a ação humana e mudar a forma como se lida com essas intempéries. Nesse sentido, torna-se iminente que a prioridade deve ser a manutenção dos recursos hídricos. Subsidiar a compra de tecnologias para redução do uso de água na agricultura e ampliar a fiscalização de indústrias são boas medidas. Assim como há o crédito de carbono, pode-se criar o crédito de água, obrigando quem gasta recursos hídricos em excesso a comprar créditos, isso proveria benefícios a quem economiza.
wmsj
wmsj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 01/12/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Escassez hídrica(UOL) Empty Re: Escassez hídrica(UOL)

Mensagem por Fabinho snow Dom 05 Abr 2015, 10:58

Pelo menos eu não vi erros substanciais os quais acarretariam em uma nota baixa, porém destacarei algumas dicas ou melhorias que podem ser usadas em seu próximo texto:
-Não fazer um uso excessivo da norma culta, pois isso deixa o texto cansativo e chato, lembre-se que palavra rebuscada não é sinônimo de redação boa.

- Em tempos hodiernos, medo e insegurança são causados pela escassez hídrica. ao meu ver, essa frase ficou fora de contexto, pois a mesma ficou entre dois assuntos a qual ela não se relaciona.

- Senti a ausência de sua opinião a respeito da própria proposta " você acha que a sociedade brasileira aprenderá alguma coisa com a atual crise hídrica? Ou para tanto será necessário que cheguemos a uma situação ainda mais extrema?".

Fora isso, a redação apresentou coesão, só achei um pouco incoerente a frase que eu destaquei acima, proposta de intervenção também ok, não fugiu do tema, em suma, a redação está boa o que conta imensamente a favor, também, é que não há constraste entre as ideias apresentadas no texto.


Última edição por Fabinho snow em Dom 05 Abr 2015, 11:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros gramaticais)

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Escassez hídrica(UOL) Empty Re: Escassez hídrica(UOL)

Mensagem por carolzinhag3 Dom 05 Abr 2015, 23:24

Como leitora, o ponto que mais me saltou aos olhos foi o fato de que você deveria ter desenvolvido melhor seus argumentos. Acho que se você opinasse mais, seu texto ficaria mais completo, principalmente, no 2º parágrafo. 

Tenho que ressaltar que você fez um bom uso do seu conhecimento, utilizando questões geográficas e sociológicas. E também que você sabe utilizar bem as palavras, apesar de ter que concordar com o comentário do usuário acima quanto ao uso de palavras rebuscadas.

Tente reescrever sua redação a partir das dicas dadas.

Bom, estou aqui dando minha opinião como mera leitora.

Espero ter ajudado!
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escassez hídrica(UOL) Empty Re: Escassez hídrica(UOL)

Mensagem por wmsj Ter 07 Abr 2015, 22:50

Obrigado pelas análises, vou tirar muito proveito delas.
wmsj
wmsj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 01/12/2013
Idade : 28
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Escassez hídrica(UOL) Empty Re: Escassez hídrica(UOL)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos