Quantidade de movimento e energia cinética
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Quantidade de movimento e energia cinética
Estava resolvendo uma questão e me surgiu uma dúvida. Como eu diferencio a aplicação da fórmula da energia cinética e da quantidade de movimento? Por exemplo, nessa questão:
(UFSM-RS) Um canhão de 150 kg, em repouso sobre o solo, é carregado com um projétil de 1,5 kg. Se o atrito entre o canhão e o solo é nulo e se a velocidade do projétil em relação ao solo, imediatamente após o disparo, é de 150 m/s, então a velocidade inicial do recuo do canhão é, em m/s:
*Usando a quantidade de movimento:
M1.V1 = M2.V2 > 150.V1 = 1,5.150 > V1 =1,5m/s
*Usando energia cinética:
M1.V1²/2 = M2.V2²/2 > V1= 15m/s
Resultados diferentes e ambos estão nas alternativas (gabarito: 1,5m/s). Se alguém puder me ajudar a saber quando usar qual, fico agradecido.
(UFSM-RS) Um canhão de 150 kg, em repouso sobre o solo, é carregado com um projétil de 1,5 kg. Se o atrito entre o canhão e o solo é nulo e se a velocidade do projétil em relação ao solo, imediatamente após o disparo, é de 150 m/s, então a velocidade inicial do recuo do canhão é, em m/s:
*Usando a quantidade de movimento:
M1.V1 = M2.V2 > 150.V1 = 1,5.150 > V1 =1,5m/s
*Usando energia cinética:
M1.V1²/2 = M2.V2²/2 > V1= 15m/s
Resultados diferentes e ambos estão nas alternativas (gabarito: 1,5m/s). Se alguém puder me ajudar a saber quando usar qual, fico agradecido.
wmsj- Recebeu o sabre de luz
Re: Quantidade de movimento e energia cinética
A única coisa que você pode ter certeza de que se conserva sempre, desde que não atuem forças externas, é a quantidade de movimento. Caso do canhão em que a explosão do disparo é energia dissipada internamente ao canhão, sem forças externas.
A energia mecânica do sistema é igual à energia cinética do projétil, mais a energia cinética do canhão, mais a energia luminosa dissipada, mais a energia sonora dissipada e mais o calor dissipado.
A energia mecânica do sistema é igual à energia cinética do projétil, mais a energia cinética do canhão, mais a energia luminosa dissipada, mais a energia sonora dissipada e mais o calor dissipado.
Euclides- Fundador
Re: Quantidade de movimento e energia cinética
Entendi, Euclides. Obrigado pela ajuda!
wmsj- Recebeu o sabre de luz