A Desigualdade das Médias
3 participantes
PiR2 :: Recursos extras :: Demonstrações
Página 1 de 1
A Desigualdade das Médias
Antes de demonstrar a desigualdade das médias, é necessário demonstrar duas outras desigualdades que serão auxiliares.
Ashitaka- Monitor
Re: A Desigualdade das Médias
Tópicos de matemática de Carlo A. Gomes?
PedroFDEA- Recebeu o sabre de luz
Não, lá eles não fazem assim, que eu me lembre. Acho que eles não demonstram a segunda desigualdade. A maior parte disso foi retirado de umas anotações pessoais minhas, mas por esse ser "o melhor caminho", todas demonstrações ficam parecidas.
Ashitaka- Monitor
Perdoe minha ignorância, mas x1.x2.x2.....xn=1, somente se x1=x2=...=xn=1. Nesse caso os termos devem ser todos iguais a 1 por condição imposta mesmo?
Pois pode-se ter 4.¼.3.⅓.2.½.1 = 1, por exemplo?
Pois pode-se ter 4.¼.3.⅓.2.½.1 = 1, por exemplo?
Smasher- Mestre Jedi
Bem, a resposta para a sua pergunta está justamente na demonstração da desigualdade 1, na parte II). Portanto, não é uma condição imposta, mas demonstrada.
Na parte II) é demonstrado que se nem todos os números são iguais, podemos chegar em:
x1 + x2 + ... + xk+1 ≥ k + 1 + (1-xk+1)(xk - 1)
Note que o termo em negrito é > 0 e portanto o resultado será sempre ≥ k + 1. Por outro lado, note xk e xk+1 são termos quaisquer pegos ao acaso que para a desigauldade ser igual a k + 1, precisamos ter que o produto em negrito seja 0. Dessa forma, xk+1 e xk (ou seja, quaisquer termos) devem ser iguais a 1.
Uma outra forma de pular essa "desigualdade criativa" usada para provar a desigualdade é através da desigualdade de Jensen que nos garante que:
Porém, este método foge dos níveis elementares.
Na parte II) é demonstrado que se nem todos os números são iguais, podemos chegar em:
x1 + x2 + ... + xk+1 ≥ k + 1 + (1-xk+1)(xk - 1)
Note que o termo em negrito é > 0 e portanto o resultado será sempre ≥ k + 1. Por outro lado, note xk e xk+1 são termos quaisquer pegos ao acaso que para a desigauldade ser igual a k + 1, precisamos ter que o produto em negrito seja 0. Dessa forma, xk+1 e xk (ou seja, quaisquer termos) devem ser iguais a 1.
Uma outra forma de pular essa "desigualdade criativa" usada para provar a desigualdade é através da desigualdade de Jensen que nos garante que:
Porém, este método foge dos níveis elementares.
Ashitaka- Monitor
Realmente Ashitaka, deixei de perceber o II) como o segundo caso. Vlw!
Smasher- Mestre Jedi