Leis de Newton
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Leis de Newton
Um bloco de massa m desloca-se sobre uma superfície plana, horizontal e lisa. O gráfico a seguir representa a variação da velocidade (V) em função do tempo (t) durante todo o trajeto ABCD.
Considerando que as letras no gráfico indicam quatro posições desse trajeto e que o ângulo β é maior que o ângulo α, afirma-se, com certeza, que
a) a força resultante sobre o bloco é maior entre C e D.
b) entre A e B a força resultante sobre o bloco é nula.
c) entre B e C não há forças atuando sobre o bloco.
d) entre C e D a velocidade é constante.
Minha resolução:
a)
Acredito que seja maior sim ,porque o ângulo de inclinação é bem maior e faria que tivesse que haver uma força maior pra puxar ele pelo plano inclinado.
b)
Obvio que não. Se não houvesse como o bloco seria deslocado entre A e B?!
c)
Para mim não teria , pois entre B e C não ha variação de velocidades, ou seja, não haverá aceleração.
F=m.a
a=0
F=m.0
F=0
d)
Sé é constante entre B e C
A resposta correta segunda a banca examinadora é a letra A. Mas eu fiquei entre duas alternativas como vocês podem notar. Fiquei entre A e C. Alguém pode conferir meu raciocínio e apontar meus erros?! Agradeço desde já por qualquer ajuda.
Considerando que as letras no gráfico indicam quatro posições desse trajeto e que o ângulo β é maior que o ângulo α, afirma-se, com certeza, que
a) a força resultante sobre o bloco é maior entre C e D.
b) entre A e B a força resultante sobre o bloco é nula.
c) entre B e C não há forças atuando sobre o bloco.
d) entre C e D a velocidade é constante.
Minha resolução:
a)
Acredito que seja maior sim ,porque o ângulo de inclinação é bem maior e faria que tivesse que haver uma força maior pra puxar ele pelo plano inclinado.
b)
Obvio que não. Se não houvesse como o bloco seria deslocado entre A e B?!
c)
Para mim não teria , pois entre B e C não ha variação de velocidades, ou seja, não haverá aceleração.
F=m.a
a=0
F=m.0
F=0
d)
Sé é constante entre B e C
A resposta correta segunda a banca examinadora é a letra A. Mas eu fiquei entre duas alternativas como vocês podem notar. Fiquei entre A e C. Alguém pode conferir meu raciocínio e apontar meus erros?! Agradeço desde já por qualquer ajuda.
Monstro do Pântano- Jedi
Re: Leis de Newton
a)Pelo ângulo de inclinação podemos perceber que de C a D a velocidade VARIA MAIS que de A a B,logo a aceleração é maior e consequentemente a força resultante também. V
b)''Obvio que não. Se não houvesse como o bloco seria deslocado entre A e B?!''
Você se equivocou,pois é possível que a força resultante seja nula e o bloco se desloque sim, No movimento uniforme(Equilibrio Dinâmico).Tirando isso a questão está errada.. F
c)Existe forças,porém ela se anulam. F
d)A velocidade varia,é só olhar o gráfico...F
b)''Obvio que não. Se não houvesse como o bloco seria deslocado entre A e B?!''
Você se equivocou,pois é possível que a força resultante seja nula e o bloco se desloque sim, No movimento uniforme(Equilibrio Dinâmico).Tirando isso a questão está errada.. F
c)Existe forças,porém ela se anulam. F
d)A velocidade varia,é só olhar o gráfico...F
Convidado- Convidado
Eu só não entendi muito bem nessa sua C que há força sim mas elas se anulam.
Monstro do Pântano- Jedi
Sam+uel gosta desta mensagem
Entre B e C a velocidade é constante. De acordo com a primeira e segunda leis de Newton, tudo o que se pode garantir é que a resultante das forças atuantes é nula, ou não há forças atuantes. Indefinido, a afirmação não é garantida.
Euclides- Fundador
Sarutobi O físico e Sam+uel gostam desta mensagem
Há agora eu entendi, obrigado pela ajuda todos vocês e pela paciência ai.
Monstro do Pântano- Jedi
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos