PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questao sobre grafico, funçao e inequação

3 participantes

Ir para baixo

Questao sobre grafico, funçao e inequação Empty Questao sobre grafico, funçao e inequação

Mensagem por Pedroandreata Ter 23 Dez 2014, 00:56

Questao sobre grafico, funçao e inequação 2nqazoy

Na figura a seguir tem-se os graficos das funçoes f e g. Se A e B sao os conjuntos soluçoes, em R, das inequações f(x)/g(x)  0 e f(x)  g(x), então A  B é o conjunto:
a) [-2; -1[ U [2; 3]
b) [-3; -1[ U [2; +∞]
c) [-2; 0]
d) [-1; 2]
e) ]0; 2]


A resposta correta é a letra e).


Se nao abrir a imagem, o grafico é assim: tem uma parabola (f) , cuja equação e x^2 + x - 6, e que corta o eixo x em dois pontos: (-3; 0) e (2; 0). Concavidade para cima.
Tem uma reta (g) , cuja equação nao sei descobrir, ela corta a origem, entao sua equação é y = ax, e ela corta a parabola em dois pontos, no ponto (3; ?) e (-2; ?) . coloquei esse ? pq só mostra o numero do eixo x, o do y nao é mostrado... Pensei assim, é só igualar as equações , pq como elas se interceptam da pra descobrir o g(x), mas nao consigo, pois nao sei qual e o coeficiente angular da reta, nao da pra descobrir. Esse exercicio esta muito confuso, se alguem entendeu por favor me explique, estou ha 1 hora tentando resolve-lo e nao consigo....


Obs- a reta é crescente (a maior que 0).  só esses dados que o exercicio dá....

Pedroandreata
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 116
Data de inscrição : 02/05/2014
Idade : 26
Localização : Marília, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questao sobre grafico, funçao e inequação Empty Re: Questao sobre grafico, funçao e inequação

Mensagem por Elcioschin Ter 23 Dez 2014, 10:41

Faça a tabela verdade para f(x)/g(x)

Note que f(x) =< 0 ----> - 3 =< x =< 2 e g(x) < 0 ---> x < 0

................. -3 ....... -2 ............ 0 ............ 2 ............... 3 ........
f(x)
g(x)

Complete a tabela e descubra os dois intervalos válidos

Depois compare estes intervalos com f(x) =< g(x) ----> 2 =< x =< 3
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71794
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questao sobre grafico, funçao e inequação Empty Re: Questao sobre grafico, funçao e inequação

Mensagem por rrrjsj36 Ter 23 Dez 2014, 14:58

Eu fiz da seguinte forma, corrijam-me se eu estiver errado:
B={f(x) ≤ g(x)}, logo devemos olhar no gráfico os intervalos de x para os quais o y de f é menor que o y de g. B, m então, será B = {-2≤ x≤ 3}.

A ={f(x)/g(x) ≤ 0}, logo devemos olhar os intervalos no gráfico onde o "y" de f dividido pelo "y"  de g é menor ou igual a zero. Não é difícil perceber que isso ocorrerá entre 0 (aberto, pois divisão por zero não pode ocorrer) e 2 (intervalo fechado, a partir de 2 ambos serão positivos, consequentemente a divisão também será [+ com + = +]). Dentro de 0 < x ≤ 2 teremos - (do f) dividido por + (do g), logo, a divisão é negativa. Portanto A= {0 < x ≤ 2}


Fazendo intercessão entre A e B => {0 < x ≤2} Letra E
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questao sobre grafico, funçao e inequação Empty Re: Questao sobre grafico, funçao e inequação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos