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Mensagem por Ruffino Qua 19 Nov 2014, 08:38

Quando dizemos que os suíços ou suecos são desenvolvidos, o que temos em mente não é apenas que eles são mais ricos do que nós. O que está subentendido é que também sabem gerir melhor os trens 5 e as escolas primárias, as florestas e os hospitais, as universidades e as penitenciárias, os museus e os tribunais. Em outras palavras, ser desenvolvido é uma totalidade.

No Brasil, temos ilhas de excelência: o 10 Departamento do Tesouro, a Embrapa, o Itamaraty, algumas outras que não me ocorrem. Mas estão afogadas em oceano de incompetência, em certos pontos com profundidades abissais. As demandas de exigência crescente de uma sociedade dinâmica são atendidas 15 pelas ilhas de eficiência, mas logo se atolam nos gargalos da inépcia.
                                                                                  [...]
O tamanho, a lei dos grandes números são fatores que exacerbam o desafio da complexidade, sobretudo quando a velocidade do aumento da população e o 20 inchaço desmesurado das metrópoles multiplicam o efeito da dimensão. Meu professor de Geografia, Fábio Macedo Soares Guimarães, dizia que éramos incompetentes para administrar qualquer cidade acima de 500 mil habitantes. A mesma idéia estava contida no 25 conceito de “monster-countries”, países monstros, de George Kennan: a combinação de territórios continentais com populações descomunais. Nem sempre é vantagem ser “gigante pela própria natureza”.
                                                                                  [...]
[...] O despreparo felizmente tem cura: a criação 30 de instituições e educação capazes de nos ajudar a administrar sociedade complexa. Com escolaridade média inferior à educação primária em países avançados, os setores dirigentes brasileiros serão sempre derrotados pela complexidade. 35 Não se trata de elitismo. A intuição, a inteligência natural podem permitir ao não-instruído ser político astuto ou empresário de sucesso. Problemas complexos, porém, exigem conhecimento técnico, informações especializadas, e isso só se obtém pela educação de 40 qualidade. Ou melhoramos as instituições e a educação a fim de decifrar a complexidade ou seremos devorados pelo caos.

RICÚPERO, Rubens. Complexidade e caos. A Tarde, Salvador, 26 nov.
2006. Economia, p. 24.

De acordo com os dois primeiros parágrafos do texto, é verdadeiro o que se afirma na alternativa
01) A declaração “em certos pontos com profundidades abissais.” diz respeito ao referente “ilhas de excelência”.
02) A declaração “No Brasil, temos ilhas de excelência” exemplifica o uso de expressão metafórica no processo argumentativo do texto.
03) A expressão “Em outras palavras” introduz uma nova informação no contexto do parágrafo.
04) A relação semântica que se estabelece entre os pares “os trens e as escolas primárias, as florestas e os hospitais, as universidades e as penitenciárias, os museus e os tribunais.” é de confronto.
05) A relação entre “não é apenas” e “é que também” é diferente da expressa por não só [...] mas também.


Fiquei na duvida na 01)

Ruffino
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