PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre material a ser utilizado.

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por jortixxlr89 Dom 16 Nov 2014, 01:43

Boa noite pessoal, como vão vocês?

Eu estou prestando o ITA nesse ano(vou tentar ano que vem novamente) e estou com as seguintes dúvidas:

Matemática:

1 - Qual dos livros do Iezzi/Aref utilizar? Sei que essa pergunta foi feita várias vezes, mas o que realmente quero saber é: Tenho todos os livros do Iezzi e um amigo meu tem todos do Aref(não utiliza mais e pode me emprestar quando eu pedir). Sei que o livro de Geometria Plana e Espacial do Iezzi é melhor que o do Aref, mas em relação aos outros livros, quais devo utilizar o Aref e quais devo utilizar o Iezzi? 

2 - Iezzi ou Aref abordam as "Propriedades de Congruência"? Porque não vi nos índices.... Se não, qual livro é bom para este assunto?

3 - Utilizei o Iezzi de funções e lá tinha apenas o Princípio da Indução Finita, tem algum livro do Iezzi/Aref que aborda os "métodos de prova"? Qual??  Se não, qual livro vocês recomendariam que eu utilizasse?

4 - Radical Duplo, qual livro bom aborda este assunto? Não o vi no Iezzi e nem no Aref...

5 - Qual um bom livro que tenha série telescópica?

Física: 


1 - Tenho os tópicos de Física 1 e 2(da edição de 2010). Em relação ao terceiro livro, qual a melhor edição?

2 - Apesar de eu ter os tópicos, vale a pena adquirir a coleção Física Clássica - Calçada? Tenho um pouco de dificuldade em física e tenho um pouco de receio do método no qual o Tópicos de Física explica a teoria - uma mistura de teoria pura com teoria nas respostas.   Se vale a pena, qual a melhor edição?


Química:

1 - Tenho os livros antigos do Feltre/Setsuo, incluindo o de Química Orgânica... Deveria eu continuar com o mesmo ou adquirir um livro de orgânica novo? Se sim, qual livro seria bom e qual edição?





Obs:

Se quiserem aproveitar e deixar o nome de algum livro que vocês recomendam(e se puder o porquê) muito eu ficaria muito grato Smile



Obrigado desde já!!!

jortixxlr89
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/09/2014
Idade : 27
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por Ashitaka Dom 16 Nov 2014, 09:17

Dê uma olhada aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

No site do rumo ao ita e no grupo do facebook do rumo ao ita você encontra bem mais opiniões e sugestões também.
No site da vestseller também encontrará um índice com os livros separados por níveis e você vê em qual perfil se encaixa e ele te recomendará os livros que você precisa; só tome cuidado porque ele tentará te empurrar mais do que você provavelmente precise, então saiba filtrar.

1) o pessoal sugere usar Iezzi pra Geometrias, Morgado (laranja) pra análise combinatória e probabilidade e o resto usar tudo que puder do Aref. Particularmente, eu estudei tudo pelo Iezzi (exceto análise combinatória, que foi o do Morgado) e não me arrependi; acho que o único diferencial é o livro de polinômios e complexos; não gostei muito da parte de polinômios do Iezzi, mas você pode usar os dois e ver o que te apetece.

2) acho que nenhum aborda, eu também nunca vi. Aprendi congruências com vídeos no youtube de dois canais: PIC e Polo olímpico de treinamento intensivo. Veja uns vídeos lá e já vai saber tudo que precisa pra resolver os exercícios do assunto que podem cair em alguma prova.

3) isso nem é importante para ITA, de verdade. Talvez um pouco mais pro IME, mas mesmo assim quase não tem questão disso. Os métodos mais comuns são PIF e redução absurdo ou uma outra demonstração algébrica mesmo.

4) O Iezzi eu sei que não aborda; o Aref já não sei. Radical duplo só te recomendo ver um vídeo do colégio naval (o primeiro que aparece ao pesquisar radical duplo no google) e depois pegar UM MONTE de exercícios e fazer.

5) nunca vi livros de ensino médio que abordem soma telescópica, mas dá pra você aprender sozinho fazendo uns exercícios; é só pensar num jeito de fazer tudo ir se cancelando, fazer uns testes e tal.

6) o pessoal gosta das versões de 2007 ou mais recente, parece.

7) Aí já é pessoal seu, se achar que precisa... eu iria de Tópicos logo de cara, no seu caso. É igual ao livro do Morgado na primeira vez: você sofre bastante no começo mas quando aprende, aprende que é uma beleza e faz exercícios dos outros livros tranquilamente.

de química nada sei.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por spawnftw Dom 16 Nov 2014, 15:55

mas se você tem 24 anos já oO, como ta prestando esse ano?
spawnftw
spawnftw
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 799
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 27
Localização : Campinas, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por Ashitaka Dom 16 Nov 2014, 17:04

Ninguém aqui tem 24 anos...
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por spawnftw Dom 16 Nov 2014, 17:33

tava idade 24 dele, agora ele mudou.
spawnftw
spawnftw
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 799
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 27
Localização : Campinas, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por jortixxlr89 Dom 16 Nov 2014, 18:57

@spawnftw
Realmente tava 24 anos, eu tinha colocado a data errada e nem vi...
Valeu por avisar Smile

@Ashitaka
Muito obrigado pela resposta completíssima Smile

1: Só não entendi uma coisa, para estudar Combinatória, você partiu direto pro Morgado ou usou o Iezzi/Aref antes?

Eu fiz os 4 primeiros do Iezzi, vou fazer o polinômios, geo anal e cálculo com Aref então e depois volto para o Iezzi na Geometria Plana e Espacial.
Sinto que não estou muito bom em funções(fiz o primeiro livro do Iezzi mas não sinto que estou forte no assunto... 

2: Vou ver esses canais que você passou, obrigado Smile

3:Ah é? Eu acheiq ue era bem importante para exercícios de prova. Vou dar uma olhadinha de leve então, algum livro que você recomenda?

4:Essa do radical duplo, eu me lembro que algumas questões do Apêndice do Iezzi demorariam anos para resolver sem Radical Duplo, por isso perguntei  Laughing

5: Hm... Vou procurar na Net exercícios disso então Smile

Física:

6: Mas tu sabe se a de 2013 é melhor que a de 2013? A de 2010 custa 110 e a de 2013 está 160, se a diferença for realmente gritante eu prefiro comprar a mais recente.

7: Beleza, vou tentar tópicos novamente Smile

jortixxlr89
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/09/2014
Idade : 27
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por Ashitaka Dom 16 Nov 2014, 20:10

Neste caso, bem observado, spawnftw! haahhahahaha xD

1) direto.

3) não conheço nenhum livro que fale sobre provas; entretanto, a maioria dos livros possui alguma prova; o Iezzi mesmo prova a maioria das coisas que ele te afirma. Você pode usar isso como base pra aprender a provar coisas.

6) Não sei te informar, só sei que de 2007 pra cá é melhor. A propósito, você encontra os livros BEM mais barato em sebos... eu não compraria novo; até porque tem PDFs deles na internet e PDF dos exercícios todos resolvidos também.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por jortixxlr89 Ter 18 Nov 2014, 21:29

@Ashitaka,
Beleza,farei isso Smile

3: É, acho que o jeito é absorvendo assim mesmo. 

6: O de 2013 eu nunca vi para vender usado, já o de Física 3 poucas vezes na Estante Virtual. Vou tentar adquiri-lo usado mesmo.

Mais uma vez obrigado.






Alguém pode me ajudar com a Questão de Química - 1?

jortixxlr89
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/09/2014
Idade : 27
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por jortixxlr89 Qui 20 Nov 2014, 22:12

A propósito, aqueles dois livros do Morgado de Geometria.
Vale a pena comprar os dois?
Devo estuda-los depois de fazer os de Geometria do Iezzi ou posso fazer junto?

Aquele livro tópicos de Matemática( Livro 1 e 2) de Carlos Gomes, vale a pena também?


Obrigado desde já!

jortixxlr89
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/09/2014
Idade : 27
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por Convidado Qui 20 Nov 2014, 22:26

Jortixxlr89 eu recomendo você estudar os do Morgado depois de terminar o do Iezzi.Fui estudar pelo Morgado de primeira e não entendi  nada ;/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre material a ser utilizado. Empty Re: Dúvida sobre material a ser utilizado.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos