Aritmética- questão Colégio Militar de PoA
4 participantes
Página 1 de 1
Aritmética- questão Colégio Militar de PoA
Em um centro comercial da cidade de CMLÂNDIA, existe, ao lado de cada uma das rampas de acesso destinadas a pessoas com capacidades diferenciadas, uma escada com dez degraus. Ao pé de cada uma dessas escadas há uma placa com o seguinte aviso:
“Ao subires por esta escada, dê passos de apenas um ou dois degraus. Sujeito à multa.”
Sendo assim, pode-se concluir que a quantidade de maneiras que uma pessoa pode subir cada uma dessas escadas, sem correr o risco de ser multada, é igual a
Resposta: 89 maneiras
“Ao subires por esta escada, dê passos de apenas um ou dois degraus. Sujeito à multa.”
Sendo assim, pode-se concluir que a quantidade de maneiras que uma pessoa pode subir cada uma dessas escadas, sem correr o risco de ser multada, é igual a
Resposta: 89 maneiras
cif27- Iniciante
Re: Aritmética- questão Colégio Militar de PoA
Em outras palavras, de quantas formas podemos escrever o número 10 usando apenas números 1 e/ou 2?
1111111111
111111112
11111122
1111222
112222
22222
Estas são as formas de formar 10 com 1 e 2. Agora precisa-se contar as formas de organizar as fileiras. Respectivamente, temos:
1 + 9!/(8!) + 8!/(6!2!) + 7!/(4!3!) + 6!/(4!2!) + 1 = 89
1111111111
111111112
11111122
1111222
112222
22222
Estas são as formas de formar 10 com 1 e 2. Agora precisa-se contar as formas de organizar as fileiras. Respectivamente, temos:
1 + 9!/(8!) + 8!/(6!2!) + 7!/(4!3!) + 6!/(4!2!) + 1 = 89
Ashitaka- Monitor
Obrigada pela resposta. O problema é que essa prova foi para ingressar no 6º ano e daí que essa matéria é de ensino médio. Estou tentando descobrir como resolvo isso sendo um aluno de 5º ano??
Mais uma vez obrigada pela ajuda.
cif27- Iniciante
Sendo aluno do 5º ano, essa questão não deveria ser aplicada, na minha opinião. Mas se fosse, você tem três opções sem saber combinatória:
-listar as opções;
-estudar combinatória e voltar nele;
-não fazer xD
-listar as opções;
-estudar combinatória e voltar nele;
-não fazer xD
Ashitaka- Monitor
Tem toda razão. Também fiquei um bom tempo atrás de uma solução alternativa e descobri a seguinte:cif27 escreveu:Obrigada pela resposta. O problema é que essa prova foi para ingressar no 6º ano e daí que essa matéria é de ensino médio. Estou tentando descobrir como resolvo isso sendo um aluno de 5º ano??
Se chamarmos de T1 o n.º de formas de chegarmos ao primeiro degrau, temos que T1=1.
Analogamente, para T2, teremos 2 (ou se dá um passo inicial de dois degraus ou se dá dois passos de um degrau); para T3, ou chegamos do 2º degrau ou do 1º, ou seja, T3=T2+T1= 3.
Da mesma forma, T4=T3+T2; T5=T4+T3 e assim sucessivamente.
Estamos diante da conhecida série de Fibonacci (1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89...), onde cada termo é a soma dos dois anteriores.
Não sei se essa solução seria mais acessível a uma criança do 5º ano do ensino fundamental, mas enfim...
Ricardo 2011- Iniciante
Nossa. Fibonacci e Análise Combinatória para 5º ano do E. F. Nessa época eu brincava de boneco ainda.