MHS no cilindro
3 participantes
Página 1 de 1
MHS no cilindro
Uma mola horizontal sem massa está ligada ao eixo de rotação que passa pelo centro de massa de um cilindro sólido, de massa M, de forma que ele possa rolar, sem deslizamento, sobre uma superfície horizontal (figura abaixo). A constante da mola é k = 3,0N/m. O sistema é liberado de uma posição de repouso em que a mola é esticada de 0,25m. Mostre que nessas condições o centro de massa do cilindro executa um movimento harmônico simples com período
renatoallan- Iniciante
Re: MHS no cilindro
Euclides- Fundador
Se a condição de equilíbrio é esta e a mola esta esticada, por que a força f não esta apontada para o outro lado, já que esta puxando o cilindro?
Por que o valor de f não é dado por f = -k.x, já que se a mola esta esticada de sua posição de equilíbrio, x > 0?
Por que o valor de f não é dado por f = -k.x, já que se a mola esta esticada de sua posição de equilíbrio, x > 0?
Vitonho- Iniciante
Você tem que prestar atenção. A figura mostra a posição de equilíbrio com a mola relaxada.
kx e f têm sentidos opostos então a resultante é kx-f. O sinal da força elástica não é algébrico, só indica que a força se opõe ao sentido de deslocamento da mola.
Tem certeza de que compreendeu o resto?
kx e f têm sentidos opostos então a resultante é kx-f. O sinal da força elástica não é algébrico, só indica que a força se opõe ao sentido de deslocamento da mola.
Tem certeza de que compreendeu o resto?
Convidado- Convidado
Então não entendi.
As forças que vc colocou na imagem estão em qual situação? na situação inicial descrita pelo enunciado? ou quando o bloco passa pela posição da mola relaxada?
Pois creio que as forças devem ser colocadas mediante a situação inicial descrita, em que a mola está esticada com x = 0,25. E, neste caso, a F estaria direcionada para a esquerda (puxa o cilindro) e a f para a esquerda (gera um torque).
E outra coisa, suas equações ficaram:
Kx + (-3/2)Ma = 0
Kx - (3/2)Ma = 0
qual a função que vc suporia para resolver a equação diferencial?
Pois pelo o que eu saiba (posso estar errado), a equação certa seria:
Kx + (3/2)Ma = 0
As forças que vc colocou na imagem estão em qual situação? na situação inicial descrita pelo enunciado? ou quando o bloco passa pela posição da mola relaxada?
Pois creio que as forças devem ser colocadas mediante a situação inicial descrita, em que a mola está esticada com x = 0,25. E, neste caso, a F estaria direcionada para a esquerda (puxa o cilindro) e a f para a esquerda (gera um torque).
E outra coisa, suas equações ficaram:
Kx + (-3/2)Ma = 0
Kx - (3/2)Ma = 0
qual a função que vc suporia para resolver a equação diferencial?
Pois pelo o que eu saiba (posso estar errado), a equação certa seria:
Kx + (3/2)Ma = 0
Vitonho- Iniciante
Euclides- Fundador
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos