PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão atmosférica

2 participantes

Ir para baixo

Pressão atmosférica Empty Pressão atmosférica

Mensagem por marioh Qui 28 Ago 2014, 12:24

Por que na análise de um corpo em uma superfície horizontal se considera que ||C||=||P||, para C a força de contato e P o peso do corpo?  E a força exercida pela atmosfera? Recebi como resposta que como a área é grande a força é mais distribuída e não se sente muito seu impacto. Mas se isso for verdade supondo que se consiga entrar em um cilindro (ou qualquer outro objeto) aberto no topo que se estenda da superfície terrestre até o limite da troposfera, se sentiria mais os efeitos da pressão atmosférica de forma  concentrada e então haveria diferença entre o peso e a força de contato? Embora não tenha muita relação com a 1° questão,  por que no empuxo não se leva em consideração a pressão atmosférica e só o peso do vlume deslocado por um corpo?
Obrigado!
marioh
marioh
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/08/2014
Idade : 28
Localização : São José

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão atmosférica Empty Re: Pressão atmosférica

Mensagem por Euclides Qui 28 Ago 2014, 16:05

A força exercida pela atmosfera é feita através da pressão atmosférica. Essa força será igual ao produto da pressão pela área total do corpo e será exercida em todas as direções (princípio de Pascal) com resultante nula. O empuxo é uma força igual à diferença de pressão entre parte mais alta do corpo e a mais baixa e é muito pequena para uma diferença de altura de poucos metros.

Pressão atmosférica Burn

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão atmosférica Empty Re: Pressão atmosférica

Mensagem por marioh Sáb 30 Ago 2014, 08:54

Isso quer dizer que quanto maior o objeto de mesma área de seção transversal em contato com o chão maior será sua tendência de "acelerar" para cima? Por que no caso de um objeto imerso em um líquido não se leva em consideração a pressão atmosférica no cálculo do empuxo? 
Obrigado!
marioh
marioh
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/08/2014
Idade : 28
Localização : São José

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão atmosférica Empty Re: Pressão atmosférica

Mensagem por Euclides Sáb 30 Ago 2014, 19:02

Por que no caso de um objeto imerso em um líquido não se leva em consideração a pressão atmosférica no cálculo do empuxo?
porque o empuxo é uma força causada pelo fluido no qual o corpo está imerso.

Link: Uma visão newtoniana do empuxo

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão atmosférica Empty Re: Pressão atmosférica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos