Gráfico da Função
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Gráfico da Função
O gráfico da função f(x) = 2x²-8x+8/x-2 é.
A) uma parábola com concavidade para cima.
B) uma parábola com concavidade para baixo.
C) uma reta descontínua.
D) uma reta com inclinação negativa.
Gabrito letra C
A) uma parábola com concavidade para cima.
B) uma parábola com concavidade para baixo.
C) uma reta descontínua.
D) uma reta com inclinação negativa.
Gabrito letra C
gllauciene- Padawan
- Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/11/2013
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte
Re: Gráfico da Função
O gráfico da função f(x) = 2x²-8x+8/x-2 é
Nenhuma dessas alternativas. A função está grafada corretamente?
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Gráfico da Função
glauciene
Você já tem um bom tempo de fórum, participo de muitas questões, mas continua escrevendo expressões algébricas de modo errado no fórum. Veja como você induziu o Euclides a uma interpretação errada!
Sempre que houver um numerador composto de uma soma de fatores e um denominador idem, é necessário usar parênteses, colchetes ou chaves para definir BEM o numerador e o denominador.
O mesmo vale para bases/expoentes, bases e logaritmandos, e para definir radicandos.
f(x) = (2x² - 8x + 8)/(x - 2)
Fatorando o numerador ---> 2x² - 8x + 8 = 0 ----> Raiz dupla: x = 2
f(x) = 2.(x - 2)²/(x - 2)
Para x = 2 a função não é definida (anula o denominador)
Para x ≠ 2 ----> f(x) = 2.(x - 2) ----> f(x) = 4x - 4 ---> Reta
C) Reta descontínua (não existe para x = 2)
Você já tem um bom tempo de fórum, participo de muitas questões, mas continua escrevendo expressões algébricas de modo errado no fórum. Veja como você induziu o Euclides a uma interpretação errada!
Sempre que houver um numerador composto de uma soma de fatores e um denominador idem, é necessário usar parênteses, colchetes ou chaves para definir BEM o numerador e o denominador.
O mesmo vale para bases/expoentes, bases e logaritmandos, e para definir radicandos.
f(x) = (2x² - 8x + 8)/(x - 2)
Fatorando o numerador ---> 2x² - 8x + 8 = 0 ----> Raiz dupla: x = 2
f(x) = 2.(x - 2)²/(x - 2)
Para x = 2 a função não é definida (anula o denominador)
Para x ≠ 2 ----> f(x) = 2.(x - 2) ----> f(x) = 4x - 4 ---> Reta
C) Reta descontínua (não existe para x = 2)
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73174
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
Re: Gráfico da Função
gllauciene, eu acho que faz assim:
f(x) = (2x²-8x+/(x-2) = (2x-4)(x-2)/(x-2). Como x≠2. Então, f(x)=2x-4. Portanto, f(x) é uma função linear com inclinação positiva.
Nao sei, de fato, o que é função descontinua. Mas como x≠2 . Deve ser por isso.
f(x) = (2x²-8x+/(x-2) = (2x-4)(x-2)/(x-2). Como x≠2. Então, f(x)=2x-4. Portanto, f(x) é uma função linear com inclinação positiva.
Nao sei, de fato, o que é função descontinua. Mas como x≠2 . Deve ser por isso.
L.Lawliet- Mestre Jedi
- Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil
Re: Gráfico da Função
Bom dia Elcioshin.
A maneira que foi escrita é a mesma maneira que está na prova da Fundação João Pinheiro 2013, questão 7. Não modifiquei em nada a questão.
Mas agradeço muito pela resposta, obrigada.
A maneira que foi escrita é a mesma maneira que está na prova da Fundação João Pinheiro 2013, questão 7. Não modifiquei em nada a questão.
Mas agradeço muito pela resposta, obrigada.
gllauciene- Padawan
- Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/11/2013
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte
Re: Gráfico da Função
A questão está grafada corretamente Euclides.
Obrigada.
Obrigada.
gllauciene- Padawan
- Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/11/2013
Idade : 30
Localização : Belo Horizonte
Re: Gráfico da Função
Glauciene
Na prova NÂ0 está escrito do jeito que você escreveu: eu acessei a prova na internet e comprovei isto.
Na prova estava escrito assim (aproximadamente), com o traço de fração (contínuo) na horizontal:
......... 2x²-8x+8
f(x) = -----------
............. x-2
Note que assim, tanto o numerador como o denominador estão BEM definidos, não havendo necessidade de parênteses..
Do jeito que você escreveu, com o traço de fração inclinado / o mesmo não acontece, havendo a necessidade dos parênteses, colchetes e chaves.
Assim, você tem duas opções para escrever certo
1) Preferencialmente use o Editor LaTeX do fórum: é fácil usar e fica perfeito (similar ao que escrevi acima, com o traço de fração horizontal contínuo) OU
2) Use, obrigatoriamente, parêntese, colchetes e chaves
Como isto faz parte das Regras do fórum, por favor. siga as Regras!!!
Na prova NÂ0 está escrito do jeito que você escreveu: eu acessei a prova na internet e comprovei isto.
Na prova estava escrito assim (aproximadamente), com o traço de fração (contínuo) na horizontal:
......... 2x²-8x+8
f(x) = -----------
............. x-2
Note que assim, tanto o numerador como o denominador estão BEM definidos, não havendo necessidade de parênteses..
Do jeito que você escreveu, com o traço de fração inclinado / o mesmo não acontece, havendo a necessidade dos parênteses, colchetes e chaves.
Assim, você tem duas opções para escrever certo
1) Preferencialmente use o Editor LaTeX do fórum: é fácil usar e fica perfeito (similar ao que escrevi acima, com o traço de fração horizontal contínuo) OU
2) Use, obrigatoriamente, parêntese, colchetes e chaves
Como isto faz parte das Regras do fórum, por favor. siga as Regras!!!
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73174
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
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