(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
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PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
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(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
Para medir a altura de uma árvore, da qual não podia aproximar-se, um ambientalista colocou, a certa distância dessa árvore, um cavalete de 1m de alura e observou seu ponto mais alto, segundo um ângulo de 30º. Aproximando-se mais 10m, observou o mesmo ponto segundo um ângulo de 45º.
Com esse procedimento, o ambientalita obteve como resultado que a altura da árvore era de quantos metros?
Encontrei uma explicação teoria de como montar a conta no yahoo, mas montar a conta eu consigo: cateto oposto/cateto adjacente; minha dificuldade é na resolução da equação alguem pode me ajudar por favor, explicando se puder
Com esse procedimento, o ambientalita obteve como resultado que a altura da árvore era de quantos metros?
Encontrei uma explicação teoria de como montar a conta no yahoo, mas montar a conta eu consigo: cateto oposto/cateto adjacente; minha dificuldade é na resolução da equação alguem pode me ajudar por favor, explicando se puder
vnlvih- Padawan
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 29/07/2014
Idade : 29
Localização : são paulo
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
tg(30º) = (h-1)/x
tg(45º) = (h-1)/(x-10)
(h-1)/(x-10) = 1
(x-10) = (h-1)
tg(30º) = (x-10)/x
x.V3/3 = (x-10)
x = (x-10)V3
x-x.V3 + 10V3 = 0
(1-V3)x = -10V3
x = 23,66
x-10 = h-1
h = 14,66m
tg(45º) = (h-1)/(x-10)
(h-1)/(x-10) = 1
(x-10) = (h-1)
tg(30º) = (x-10)/x
x.V3/3 = (x-10)
x = (x-10)V3
x-x.V3 + 10V3 = 0
(1-V3)x = -10V3
x = 23,66
x-10 = h-1
h = 14,66m
PedroX- Administração
- Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
Última edição por mmsilva em Qua 30 Jul 2014, 19:04, editado 7 vez(es)
mmsilva- Recebeu o sabre de luz
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Data de inscrição : 24/08/2012
Idade : 28
Localização : RJ
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
de onde saiu x/10+3 ???
o x sei que é a altura o 10 a distancia dos cavaletes mas e o +3 ?
pra mim esse +3 é o mesmo que dizer que a distancia dos 45° é 3, mas como você chegou nesse resultado ?
tenho muita dificuldade em matematica =/
o x sei que é a altura o 10 a distancia dos cavaletes mas e o +3 ?
pra mim esse +3 é o mesmo que dizer que a distancia dos 45° é 3, mas como você chegou nesse resultado ?
tenho muita dificuldade em matematica =/
vnlvih- Padawan
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 29/07/2014
Idade : 29
Localização : são paulo
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
Olá vnlvih! Te peço desculpas,cometi um erro de digitação no latex e vou ter que mudar aquela sentença já acertei,mudei mts vezes essa resolução acabou saindo mt coisa errada. De novo,peço desculpas por ter te confudido.Onde está x/10+3 na verdade é x/10+x ok?
Quando a sua dificuldade em matemática: você está no lugar certo,também tenho dificuldade em matemática,mas aqui todos vão te ajudar e há pessoas um potencial lógico e também didático incrível que vão te ensinar muita coisa! Não desista e continue frequentando o fórum e tirando suas dúvidas!
Quando a sua dificuldade em matemática: você está no lugar certo,também tenho dificuldade em matemática,mas aqui todos vão te ajudar e há pessoas um potencial lógico e também didático incrível que vão te ensinar muita coisa! Não desista e continue frequentando o fórum e tirando suas dúvidas!
mmsilva- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 122
Data de inscrição : 24/08/2012
Idade : 28
Localização : RJ
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
mmsilva escreveu:Olá vnlvih! Te peço desculpas,cometi um erro de digitação no latex evou ter que mudar aquela sentençajá acertei,mudei mts vezes essa resolução acabou saindo mt coisa errada. De novo,peço desculpas por ter te confudido.Onde está x/10+3 na verdade é x/10+x ok?
Quando a sua dificuldade em matemática: você está no lugar certo,também tenho dificuldade em matemática,mas aqui todos vão te ajudar e há pessoas um potencial lógico e também didático incrível que vão te ensinar muita coisa! Não desista e continue frequentando o fórum e tirando suas dúvidas!
Agora sim, consegui entender, muito obrigado.
vnlvih- Padawan
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 29/07/2014
Idade : 29
Localização : são paulo
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
mmsilva e vnlvih!
Por favor, sempre que houver numerador/denominador, bases/expoentes, bases/logaritmandos e radicandos, usem parêntese, colchetes e/ou chaves para definir bem um do outro e o que está dentro do radical.
Vocês escreveram:
x/10 + x ---> Não ficou definido claramente o denominador. O correto é x/(10 + x)
x = 10.√3/3 - √3 ----> idem: o correto é x = 10.√3/(3 - √3)
x/10 + 3 ---> idem: o correto é x/(10 + 3)
O uso do LaTeX, quando feito corretamente evita isto: ele coloca o traço de fração na horizontal
Por favor, sempre que houver numerador/denominador, bases/expoentes, bases/logaritmandos e radicandos, usem parêntese, colchetes e/ou chaves para definir bem um do outro e o que está dentro do radical.
Vocês escreveram:
x/10 + x ---> Não ficou definido claramente o denominador. O correto é x/(10 + x)
x = 10.√3/3 - √3 ----> idem: o correto é x = 10.√3/(3 - √3)
x/10 + 3 ---> idem: o correto é x/(10 + 3)
O uso do LaTeX, quando feito corretamente evita isto: ele coloca o traço de fração na horizontal
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73176
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
Pronto. Estou aprendendo a usar.
mmsilva- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 122
Data de inscrição : 24/08/2012
Idade : 28
Localização : RJ
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
Nao entendi como foi feito: √3/3 = x/(10+x) -> multiplicando cruzado não ficaria x.3 = 10√3 + x√3 ?? como eu prossigo?
Bilanhaluno- Iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/09/2014
Idade : 28
Localização : Maringá, Paraná, Brasil
Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand
Junte tudo que tem x, coloque x em evidência e calcule x
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73176
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
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