PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand

5 participantes

Ir para baixo

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand Empty (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand

Mensagem por vnlvih Ter 29 Jul 2014, 20:41

Para medir a altura de uma árvore, da qual não podia aproximar-se, um ambientalista colocou, a certa distância dessa árvore, um cavalete de 1m de alura e observou seu ponto mais alto, segundo um ângulo de 30º. Aproximando-se mais 10m, observou o mesmo ponto segundo um ângulo de 45º. 
Com esse procedimento, o ambientalita obteve como resultado que a altura da árvore era de quantos metros?

Encontrei uma explicação teoria de como montar a conta no yahoo, mas montar a conta eu consigo: cateto oposto/cateto adjacente; minha dificuldade é na resolução da equação alguem pode me ajudar por favor, explicando se puder
vnlvih
vnlvih
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand Empty Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand

Mensagem por PedroX Ter 29 Jul 2014, 21:42

tg(30º) = (h-1)/x
tg(45º) = (h-1)/(x-10)

(h-1)/(x-10) = 1
(x-10) = (h-1)

tg(30º) = (x-10)/x
x.V3/3 = (x-10)
x = (x-10)V3
x-x.V3 + 10V3 = 0
(1-V3)x = -10V3
x = 23,66

x-10 = h-1
h = 14,66m
PedroX
PedroX
Administração
Administração

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand Empty Re: (UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand

Mensagem por mmsilva Ter 29 Jul 2014, 21:50

Coloque a imagem sempre que puder ok? Procure na internet, normalmente você encontra. Vamos lá:

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grand 2ykks48

Então:

-Talvez você tenha se enrolado nessa parte, a racionalização é um pouco diferente olhe:

Como o cavalete tem 1 metro basta somar:

Última edição por mmsilva em Qua 30 Jul 2014, 19:04, editado 7 vez(es)
mmsilva
mmsilva
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por vnlvih Qua 30 Jul 2014, 16:58

de onde saiu x/10+3 ???
o x sei que é a altura o 10 a distancia dos cavaletes mas e o +3  ?
pra mim esse +3 é o mesmo que dizer que a distancia dos 45° é 3, mas como você chegou nesse resultado ?
tenho muita dificuldade em matematica =/
vnlvih
vnlvih
Padawan
Padawan

Mensagem por mmsilva Qua 30 Jul 2014, 17:36

Olá vnlvih! Te peço desculpas,cometi um erro de digitação no latex e vou ter que mudar aquela sentença já acertei,mudei mts vezes essa resolução acabou saindo mt coisa errada. De novo,peço desculpas por ter te confudido.Onde está x/10+3 na verdade é x/10+x ok?
Quando a sua dificuldade em matemática: você está no lugar certo,também tenho dificuldade em matemática,mas aqui todos vão te ajudar e há pessoas um potencial lógico e também didático incrível que vão te ensinar muita coisa! Não desista e continue frequentando o fórum e tirando suas dúvidas!
mmsilva
mmsilva
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por vnlvih Qua 30 Jul 2014, 17:59

mmsilva escreveu:Olá vnlvih! Te peço desculpas,cometi um erro de digitação no latex e vou ter que mudar aquela sentença já acertei,mudei mts vezes essa resolução acabou saindo mt coisa errada. De novo,peço desculpas por ter te confudido.Onde está x/10+3 na verdade é x/10+x ok?
Quando a sua dificuldade em matemática: você está no lugar certo,também tenho dificuldade em matemática,mas aqui todos vão te ajudar e há pessoas um potencial lógico e também didático incrível que vão te ensinar muita coisa! Não desista e continue frequentando o fórum e tirando suas dúvidas!

Agora sim, consegui entender, muito obrigado.
vnlvih
vnlvih
Padawan
Padawan

Mensagem por Elcioschin Qua 30 Jul 2014, 18:32

mmsilva e vnlvih!

Por favor, sempre que houver numerador/denominador, bases/expoentes, bases/logaritmandos e radicandos, usem parêntese, colchetes e/ou chaves para definir bem um do outro e o que está dentro do radical.

Vocês escreveram:

x/10 + x ---> Não ficou definido claramente o denominador. O correto é x/(10 + x) 

x = 10.√3/3 - √3 ----> idem: o correto é x = 10.√3/(3 - √3)

x/10 + 3 ---> idem: o correto é x/(10 + 3) 

O uso do LaTeX, quando feito corretamente evita isto: ele coloca o traço de fração na horizontal
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por mmsilva Qua 30 Jul 2014, 18:35

Pronto. Estou aprendendo a usar.
mmsilva
mmsilva
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Bilanhaluno Qui 18 Fev 2016, 23:30

Nao entendi como foi feito: √3/3 = x/(10+x) -> multiplicando cruzado não ficaria x.3 = 10√3 + x√3 ?? como eu prossigo?

Bilanhaluno
Iniciante

Mensagem por Elcioschin Sex 19 Fev 2016, 00:01

Junte tudo que tem x, coloque x em evidência e calcule x
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo