PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas de Estudo

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Dicas de Estudo

Mensagem por fisicobruno Qua 21 maio 2014, 06:11

Queria umas dicas de estudo porque agora sai do meu emprego de menor aprendiz e to com muito tempo livre, de quantas horas por dia de estudo, estudar uma matéria ao dia ou varias e quanto tempo leva para estudar um conteúdo especifico.
Bem minha meta agora e fazer concurso militares principalmente o ITA e IME e será minha primeira tentativa esse ano e já acabei o ensino médio.

fisicobruno
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 29
Localização : brasilia df brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por MatheusMagnvs Qua 21 maio 2014, 08:23

Bruno,

o primeiro passo para entrar no IME ou no ITA é observação, atenção e precisão. O sr. postou o tópico na seção errada. Ela deveria estar no off-topic, no fim da página, e não na seção do LaTex. É o mesmo que colocar a resposta discursiva do exercício 2 no exercício 6. Precisão é essencial. Evite esse tipo de erros crassos. Smile


A sua pergunta é bem pessoal, na verdade. Algumas pessoas estudam 12 h por dia para passar, outras estudam 4 h por dia e passam, algumas estudam todos os dias, outras estudam apenas nos dias úteis etc.
A resposta virá do sr. mesmo. O sr. tem base em todas as matérias que caem no ITA? Já domina solidamente matemática, física e química? Ou o sr. precisará ver o conteúdo todo novamente, não teve um ensino de qualidade no ensino médio?
Quanto ao número de horas e ao número de matérias/dias, vá testando. Ninguém vai poder te oferecer uma resposta; não há algoritmo para isso e acreditar que o que funciona para um aprovado no IME necessariamente funcionará para um outro candidato é pretensão de conhecimento, indução errônea. A solução virá por tentativa e erro, não há outra saída.
Eu costumo estudar três matérias por dia. Eu não estava acostumado com o ritmo IME/ITA, o meu ritmo de estudos para passar na FUVEST no ano passado foi bem 'suave', digamos; então eu comecei estudando 5 h por dia em um mês, depois de um tempo aumentei para 6 h e assim foi. Costumo estudar 8 h por dia, atualmente. Na minha opinião pessoal, não é tão lucrativo tentar, de uma vez, estudar 16 h por dia; é o mesmo que, sem treinamento físico, tentar fazer mil supinos em 60 s. Mas isso é pessoal também. Teste você mesmo: o sr. consegue, sem perder rendimento - e isso é o ponto mais importante -, estudar 12 h por dia logo no começo? Ótimo, faça isso então. Não? Então vá gradativamente. O sr. rende mais estudando apenas uma matéria por dia ou mais de uma por dia? Teste e quantifique seu rendimento. Bote num gráfico, se ajudar (hoje em dia eu tento usar o algoritmo simplex para resolver alguns problemas de decisão e otimização, haha). O mais importante é maximizar o seu rendimento ao máximo (com o perdão do pleonasmo).
Além disso, tenha em mente que qualidade de estudo é diferente de quantidade de estudo. Há gente que aprende uma matéria e faz os exercícios após 4 h na matéria; há gente que faz a mesma coisa em 1 h.

Gostaria de salientar, também, que há variáveis das quais não temos controle. Achar que seu plano de estudo sairá sempre perfeito também é uma indução incorreta; a natureza não é ideal. O sr. pode ficar doente; alguém de sua família pode ficar doente e o sr. precisará ajudar; o sr. pode ter que pagar uma conta, calculou que ficaria 1/2 h na fila mas ficou 2 h; o sr. pode, em um dia qualquer, simplesmente não acordar disposto física e mentalmente. Há variáveis das quais não temos controle. A incerteza governa a todo o universo e a sua vida também não escapa disso. Tibério Cláudio não escolheu ser imperador de Roma.

Espero ter ajudado. Mais cuidado com as postagens. Se vier a precisar de ajudar em algumas questões durante seu treinamento, poste aqui no fórum e uma grade divisão de Feras do PiR2 irá ajudá-lo. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por Elcioschin Qua 21 maio 2014, 09:14

Matheus

Muito boa a sua colocação. Esta é a realidade
Fiz algumas alterações nas unidades de medida:
Existe legislação brasileira regulamentando a grafia de nomes e símbolos de unidades de medida (Resolução nº 12/88 do Conselho Nacional de Metrologia - CONMETRO, de 12/10/88).

Por exemplo

a) O símbolo da unidade hora é h (e não hr)
b) Símbolos não tem plural (os nomes de unidade tem)
c) Deve existir um espaço (ou meio espaço) entre o valor numérico e o símbolo da unidade.

Logo escrever 12hrs desobedece à legislação. O correto é 12 h

Idem 60s ----> O correto é 60 s

Como isto não é muito divulgado a população em geral comete erros.

Uma curiosidade: Qual é o plural de decibel? decibéis ou decibels?

Por incrível que pareça a forma correta é decibels e o motivo é simples:
A palavra decibel é uma junção do prefixo deci com a unidade bel, derivada do sobrenome de Alexander Graham Bell, com a supressão do último l
Logo decibel NÃO é palavra portuguesa: é uma palavra internacional.
Devido a isto ela não está sujeita à regras da língua portuguesa (cononel-coronéis, papel-papéis, pincel-pincéis, etc.)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por MatheusMagnvs Qua 21 maio 2014, 21:04

Mestre Elcio,

obrigado pelas correções. Eu não costumo me atentar à perfeição na unidade de medidas quando escrevo 'informalmente' (isto é, quando não é uma questão ou um texto formal), mas me atentarei melhor para essas regras. Desconhecia o fato de que é obrigatória a separação entre o valor numérico e o símbolo da unidade. Grato. Smile

Muito interessante esse fato sobre o decibel, também desconhecia. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por Elcioschin Qui 22 maio 2014, 19:20

Matheus

E existem muitas outras particularidades (entre as quais a seguinte: o nome da unidade grama é palavra masculina ---> o grama)

Há tempos atrás li um interessante artigo da Veja na qual aparecia decibéis.

Mandei um email para o famoso articulista e ele respondeu, dizendo que não conhecia esta regra, pedindo desculpas pelo erro e lamentando que isto não tenha sido visto pelo redator final, antes da impressão (cabe a ele a revisão ortográfica)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por MatheusMagnvs Qui 22 maio 2014, 22:40

Também nunca ouvi falar que grama é masculino.  Shocked

Acredito que a maioria das pessoas, mesmo jornalistas formados, não devem conhecer a maioria dessas regras. Talvez até alguns engenheiros não conheçam, haha. A maioria das regras e leis técnicas não chegam à população, evidentemente. Trágico. Sad
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por Elcioschin Sex 23 maio 2014, 09:14

Alguns repórteres e jornalistas famosos conhecem alguma regras. E certamente, no curso superior que fizeram, o conhecimento destas regras devia fazer parte do curso.

Se quiser testar, basta assistir o Jornal Nacional e outros programas semelhantes. Os repórteres NÃO erram. Eles são muito esclarecidos a respeito e dizem:

O grama do ouro subiu no mercado internacional.
A lata de óleo vegetal com novecentos gramas, desapareceu dos supermercados.

Outro erro muito comum é o símbolo do prefixo "quilo". O correto é k (minúsculo), no entanto é muito comum escreverem erradamente Km, Kg
Até órgãos oficiais (Federal, Estadual e Municipal) cometem este erro: basta olhar as placas de sinalização das ruas e estradas, para confirmar.

Mas isto não é prerrogativa do Brasil: você encontra muitos erros tais como "Motel 24 hrs" nos Estados Unidos. Existe até uma explicação: Os EUA demoraram a aderir ao SI (criado na França), por acharem que o sistema inglês deles era melhor e fizeram pirraça a respeito. Quando viram que estavam na contramão da história, tiveram que "engolir" o SI. E, mesmo assim, não corrigiram muitos erros e continua tudo escrito errado
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por Shikamaru Sex 23 maio 2014, 10:41

Essa questão do método de estudo é realmente bastante relativa, como o amigo Matheus expôs. Eu mesmo não consigo ter um bom rendimento com mais de 6 h por dia de estudo e só estudo uma matéria por dia . Quanto aos imprevistos, eu acabei por ficar doente e fui obrigado a dar uma pausa nos estudos, só voltando agora.
Agora em relação ao que o mestre Elcioschin disse, com exceção da candela, todos os nomes das unidades de base do SI são masculinos, por tanto seus múltiplos e submúltiplos tão bem o são. Os EUA aderiram ao SI para uso específico em trabalhos científicos. Para outros fins manteve-se o uso do sistema inglês, porém, agora com uma correspondência em relação as unidades do SI, isso, pelo que eu sei, é claro.
Shikamaru
Shikamaru
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 147
Data de inscrição : 26/01/2014
Idade : 28
Localização : São Luís do Curu/Ceará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por Elcioschin Sáb 24 maio 2014, 09:57

Perfeito Shikamura: é isto mesmo

Mais uma curiosidade: os nomes das unidades são considerados substantivos comuns, portanto devem ser escritos com inicial minúscula (mesmo sendo derivados de nomes próprios.
Além disso, os nomes de unidades derivados de nomes ou sobrenomes de cientistas famosos deve ser escrito exatamente igual ao registrado no seu país ou com supressão de alguma letra:

1) newton, volt, ampère, hertz, metro, segundo, etc.

2) Veja que a unidade de corrente elétrica mostrada acima tem acento grave no e intermediário. Este é o modo correto de escrever.

3) A unidade angstrom tem uma bolinha em cima do a e um trema em cima do o. É assim que se escreve este sobrenome no país de origem (não consegui adicionar aqui estes caracteres). E o símbolo desta unidade é Å
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 24 maio 2014, 10:39

Não sabia que os repórteres do JN falavam corretamente. Admito que sou mais adepto do jornal físico do que do televisivo, haha. Ponto para os jornalistas. Smile

Sim, os E.U.A. sempre preferiram o sistema inglês. O exemplo mais evidente de que ainda preferem esse sistema do que o S.I. é a utilização da escala fahrenheit, o uso do galão, uso de pés e polegadas, jardas etc.

Esse tópico ficou bem interessante em relação às curiosidades das unidades de medida. Smile
Uma pergunta: há algum ramo de estudo que relaciona o erro das unidades de medida? Quero dizer... Nada garante que uma balança que indica 1 kg para uma barra de ouro esteja em conformidade com o protótipo oficial que se encontra em Sèvres. Ou que uma régua de meio metro esteja em conformidade total com a definição de metro. Coisas do tipo que, suponho, interfiram prejudicialmente no estudo da física experimental.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Estudo Empty Re: Dicas de Estudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos